_
_
_
_

Nem o rico nem o pobre se salvam

Especialistas constatam danos na Grande Barreira de corais e preveem tensão pela água nos EUA A pobreza subirá 15% em Bangladesh em 2030

Juana Viúdez
Ejemplares de la Gran Barrera de Coral de Australia.
Ejemplares de la Gran Barrera de Coral de Australia.Reuters

Ninguém se livra e todas as regiões terão que conviver com os efeitos da mudança climática.

África. É um dos continentes mais vulneráveis porque está muito exposto ao aquecimento e ao mesmo tempo tem uma baixa capacidade para mitigar seus efeitos. Detectou-se um aumento da temperatura nos Grandes Lagos e no lago Tanganica, além de uma diminuição de sua produtividade. Também se constatou uma redução na densidade das árvores do oeste do Sahel e no Marrocos semiárido.

Austrália e Nova Zelândia. Há mudanças na estrutura e composição de espécies de corais, tanto na Grande Barreira de Corais como no Recife de Nigaloo, na Austrália Ocidental. Em Melbourne prevê-se que nos dias com mais de 35 graus aumentem entre 20% e 40% para 2040.

Ásia. As temperaturas mais altas conduzem a produções de arroz mais baixas porque os períodos de crescimento são mais curtos. A pobreza rural poderia ser vista agravada pelos impactos negativos na produção de arroz — 58% da população vive no campo— e um acréscimo geral dos preços dos alimentos e do custo da vida. Indonésia, Filipinas ou Tailândia, exportadores de alimentos, se beneficiarão, enquanto Bangladesh experimentará um acréscimo líquido de 15% em sua pobreza em 2030. Os níveis dos aquíferos já diminuíram entre 20 e 50 metros em cidades como Bangkok ou Manila. Esta situação provoca afundamentos de terra, o que aumenta o risco de inundações costeiras.

Europa. Constatou-se um retrocesso das geleiras alpinas, escandinavas e da Islândia; uma alta nas últimas décadas das áreas florestais queimadas em Portugal e na Grécia; e um movimento para o norte de aves marinhas, peixes e invertebrados do nordeste atlântico.

Pequenas ilhas. O acréscimo do nível do mar é a sua principal ameaça. No último século, a erosão crônica afetou 70% das praias de ilhas como Maui ou Havaí.

Regiões polares. A restrição do acesso à vegetação, devido a eventos de formação de gelo mais frequentes derivados da chuva ou efeitos mais quentes, pode comprometer a vida dos ungulados, mamíferos que caminham se apoiando em cascos, do Ártico. Detectou-se uma alta mortalidade em renas, vacas e bois nos últimos anos. Espera-se um acréscimo das oportunidades econômicas com o aumento da navegabilidade no Oceano Ártico.

América do Norte. As secas no norte do México e centro-sul dos Estados Unidos, as inundações no Canadá e os furacões demonstram sua exposição a fenômenos extremos. Os especialistas preveem, com um grau de confiança alta, uma corrente de água do degelo em grande parte do oeste dos EUa e Canadá, e um acréscimo de tensões com a água, a agricultura, e os assentamentos em zonas urbanas e rurais. No México, espera-se que se reduzam as espécies de milho e alguns desapareçam em 2030.

América Central e América do Sul. Contração dos glaciais andinos e acréscimo dos volumes do Rio da Prata, para além do devido à mudança no uso da terra.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_