_
_
_
_
_

Venezuela enfrenta o dilema de regular aos motociclistas para frear o crime

Centos de motoristas de motos protestam em Caracas contra a proibição da circulação noturna

Os motociclistas durante protesto.
Os motociclistas durante protesto.J. S. (REUTERS)

Os motociclistas de Caracas demonstraram nesta sexta-feira a força de seu grêmio. Cerca de 500 se  reuniram em frente ao Grande Muro de Petare, um populoso setor ao leste da capital venezuelana, e dali circularam pela avenida Francisco de Miranda, uma das vias mais importantes da cidade, como um cardume para a sede do Instituto Nacional de Transporte Terrestre. Ali entregaram um documento em que solicitam às autoridades que reconsiderem as iminentes restrições ao trânsito em determinadas horas da noite que o governo do presidente Nicolás Maduro aprovará nos próximos dias.

A grande quantidade de motocicletas ocupou ambos os lados da via durante quase uma hora e atrapalhou motoristas e pedestres. A manifestação terminou menos traumática do que se previa na véspera -talvez a lembrança de alguma cena do filme Um dia de fúria- mas teve ameaças veladas na saída da reunião com o presidente do órgão Darío Arteaga: se o governo prosseguir com a ideia de impedir a livre circulação, eles cumprirão a promessa de fechar toda a cidade como ameaçaram fazer inicialmente.

Dois adjetivos foram direcionados aos motociclistas da cidade: anárquicos e delinquentes. Certos antichavistas costumam ironizar quando afirmam que o homem novo guevarista, que o governo busca com afinco, é um motociclista. Uma pessoa que submete os demais atores do trânsito a sua arbitrária cultura em frente ao volante: circular a contramão e ameaçar em atingir a quem reclamar, converter o espaço que fica entre as faixas da pista em uma via expressa, manobrar entre veículos com objetos volumosos ou crianças recém nascidas ou em idade escolar.

É uma conduta que tem matizes e que no entanto se converteu em um amplo estereotipo. O governo estimulou durante muitos anos a anarquia ao resignar sua autoridade para regular pelo temor do custo político. Mas depois do assassinato da atriz e ex-miss Venezuela Mónica Spear no início deste ano, que estremeceu a toda a sociedade, o Executivo nacional entendeu que chegou a hora de atuar para diminuir a violência. 80% dos delitos que se cometem neste país, um dos mais violentos do mundo, tem uma moto envolvida, disse em dezembro o subdiretor do Cicpc, a polícia científica venezuelana, Douglas Rico.

Mediante um comunicado, Arteaga confirmou que recebeu a petição e defendeu as tentativas de regular os horários de circulação, alegando que nos estados onde já se implementaram este tipo de medidas –Táchira, Lara e Vargas- “se reduziram consideravelmente os acidentes de trânsito com motos envolvidas e os índices delituosos”.

Em Caracas, uma cidade cuja mobilidade, segundo cifras oficiais, não passa de 15 quilômetros por hora, a medida parece mais difícil de ser implementada. Em 2011, suspendeu-se a aplicação de um regulamento para normatizar o trânsito destes veículos pela pressão dos grêmios. Os motoristas têm um enorme poder para paralisar a atividade econômica ou provocar o caos. Na quarta-feira passada, por exemplo, cortaram as vias de saída e de entrada de Ocumare del Tuy, uma população vizinha a Caracas, depois que três membros de um grupo criminoso perderam a vida em um confronto com o Cicpc. Suspenderam-se as aulas, o transporte público e a atividade comercial enquanto durou a tomada.

Existe, no entanto, um consenso político para que a medida entre em vigência mais cedo do que tarde. Das reuniões com o ministro do Interior e Justiça, Miguel Rodríguez Torres, participou o líder opositor Henrique Capriles Radonski, que apoia a medida. O projeto apresentado pelo prefeito do município Baruta (sudeste da capital), Gerardo Blyde, estabelece a proibição de que as motos saiam à rua entre 22h e 5h.

Os motociclistas acham que é uma medida que os estigmatiza ainda mais. Responderam à decisão com o argumento de que a maioria é de trabalhadores honestos e que não são responsáveis por todos os delitos. Mas em uma cidade tão caótica como Caracas, as motocicletas garantem rápidos deslocamentos para cometer delitos.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_