_
_
_
_
_
CUBA CASTRO

Fidel Castro reaparece em público pela primeira em nove meses

O dirigente cubano, de 87 anos, foi à inauguração de um estúdio em Havana

Fidel Castro nesta quarta-feira em Havana.
Fidel Castro nesta quarta-feira em Havana.S.C/M.P (Getty Images)

O ex-presidente cubano Fidel Castro apareceu em público nesta quarta-feira pela primeira vez desde abril de 2013. Castro foi à inauguração de um estúdio de arte em Havana, no mesmo dia em que se cumpriam 55 anos de sua entrada na capital em 1959, segundo jornais oficiais.

O líder, de 87 anos e afastado do poder desde 2006, visitou a abertura do "Kcho estudo Romerillo, Laboratório para a arte" que, segundo publica o diário Granma, é um núcleo cultural sem fins lucrativos para a experimentação e difusão artística.

"Passadas as nove da noite e no aniversário 55 anos da entrada em Havana de Fidel à frente do Exército Rebelde, o líder histórico da Revolução chegou ao estúdio da rua 9, número 120 no bairro Romerillo da Praia e saudou a artistas e pessoas que aplaudiram com emoção o recém-chegado", diz o jornal oficial do Partido Comunista cubano (PCC).

O ex-presidente visitou a nova galeria e a mostra "Lam, é imprescindível", com obras originais de Wilfredo Lam, e a exposição "O pensador" do artista cubano Alexis Leyva "Kcho", que esteve presente na inauguração, assim como o historiador de Havana Eusebio Leal.

Fidel Castro retirou-se do poder em 2006 e delegou o comando do país a seu irmão Raúl, que em 2008 foi ratificado formalmente como presidente de Cuba. Desde então, o líder da revolução cubana mantém um baixo perfil público com esporádicas aparecimentos em contados atos e com a publicação, cada vez menos frequente, de artigos em imprensa. No último 1 de janeiro, o presidente Raúl Castro liderou na cidade oriental de Santiago de Cuba o ato político central pelos 55 anos do triunfo da revolução.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_