_
_
_
_

El Salvador em estado de alerta pela erupção de um vulcão

O Chaparrastique registrou 20 erupções nos últimos 300 anos As autoridades evacuaram mais de mil pessoas

O volcão Chaparrastique expulsa cinza no leste de El Salvador
O volcão Chaparrastique expulsa cinza no leste de El SalvadorH. Garay (AFP)

O presidente salvadorenho, Mauricio Funes, se solidarizou com a população afetada na região leste dessa nação centro-americana, que sofreu as consequências de uma inesperada erupção do vulcão Chaparrastique na manhã desse domingo. As autoridades evacuaram 1.635 habitantes das zonas montanhosas em função da erupção que provocou vibrações e emanações de cinzas e gás. O Chaparrastique é um vulcão muito ativo. Os registros indicam que teve ao menos 20 erupções nos últimos 300 anos. A última levantou cinza e gás a altitudes entre cinco e dez quilômetros. Os ventos levaram as cinzas até o oeste de El Salvador, alcançando as fronteiras com a vizinha Guatemala.

"Felizmente, nosso país agora conta com um moderno Centro de Monitoramento que nos permite estar permanentemente vigilantes e adotar as medidas necessárias diante dessa repentina erupção", garantiu Funes, acrescentando que "uma equipe de vulcanólogos e outros cientistas do Ministério do Meio Ambiente encontram-se na zona do Chaparrastique realizando os estudos correspondentes e monitorando o fenômeno". Ele também afirmou que "não há vítimas nem danos graves".

Diante da campanha proselitista que está em curso com vistas às eleições presidenciais de 2 de fevereiro de 2014, o presidente salvadorenho pediu aos partidos políticos "que se abstenham de fazer uso eleitoral dessa emergência. Ele os convidou a canalizar qualquer ajuda através das instituições que formam o Sistema Nacional de Proteção Civil"

Um relatório preliminar indica que ao menos 47 escolas foram cobertas de cinzas, assim como algumas ruas e estradas, nas quais funcionários do Ministério de Obras Públicas realizam trabalhos de limpeza

O alerta se mantém embora as vibrações e emanações de cinzas tenham diminuído, garantiu Marn em um boletim no qual explica o evento. De acordo com este organismo oficial, a parte intensa da erupção se desenvolveu entre as 10:30 horas (14:30 hora de Brasília) e as 13 horas (17h de Brasília) desse domingo. "Essa erupção, iniciada às 10:30 hora local desse domingo, consistiu numa coluna eruptiva de gases e cinzas, que se elevou a aproximadamente entre cinco e dez quilômetros de altura. A nuvem de cinzas está sendo transportada pelos ventos em direção ao oeste do país", informou o Marn.

Por segurança, o governo salvadorenho recomendou à população do entorno tomar medidas de precaução e avaliar de forma constante a situação de risco, não se aproximar da zona e seguir as instruções dadas pela Direção Geral de Proteção Civil.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_