_
_
_
_
_

"A luta é minha vida"

Ao longo de sua vida, Mandela deixou frases para a posteridade. Confira algumas delas.

Nelson Mandela visita em 1994 a cela que ocupou na prisão da ilha de Robben.
Nelson Mandela visita em 1994 a cela que ocupou na prisão da ilha de Robben.© Patrick de Noirmont / Reuters (EL PAÍS)

Discurso na catedral de Uppsala (Suécia, 13 de março, 1990)

“Quando ouvimos aquele clamor vibrante e revigorante de preocupação humana, sabíamos que seríamos livres. Nós vimos que não haveria muros de prisão ou cães de guarda ou mesmo águas frias, como no fosso mortal que circunda a prisão da ilha de Robben, que pudessem frustrar os desejos de toda a humanidade. Nós tiramos força e sustento do conhecimento de que éramos parte de uma humanidade maior do que a que nossos carcereiros poderiam reivindicar."

26 de junho de 1961

"Fiz minhas próprias escolhas. Não deixarei a África do Sul, nem vou me render. Apenas através de dificuldades, sacrifício e ação mililtante a liberdade pode ser conquistada. A luta é minha vida. Vou continuar lutando pela liberdade até o fim dos meus dias."

Discurso para o congresso da ANC em 21 de setembro de 1953

"A partir de agora a atividade dos congressistas não deve ser limitada a discursos e resoluções. As suas ações precisam encontrar expressão em larga escala de trabalho entre as massas, trabalho que permitirá a eles fazer o contato melhor possível com a classe trabalhadora. Você precisa proteger e defender seus sindicatos. Se você não tiver permissão para fazer suas reuniões publicamente, então você precisa realizá-las sobre suas máquinas nas fábricas, nos trens e ônibus enquanto volta para casa. Você precisa tê-las em seus bairros e comunidades. Você precisa tornar cada casa, cada barraco e cada estrutura onde vive sua gente, uma ramificação do sindicato e nunca se render."

Discurso em Reunião Especial do Comitê Especial da ONU contra o Apartheid. Nova York, 22 de junho, 1990

"Nós reforçamos como um princípio inviolável que o racismo precisa ser enfrentado por todos os meios que a humanidade tiver à sua disposição. Onde quer que ele ocorra, ele tem o potencial de resultar em uma negação completa e sistemática dos direitos humanos para aqueles que são discriminados. Isso ocorre porque todo racismo é um desafio inerente aos direitos humanos, porque ele nega a visão de que todo ser humano é uma pessoa de igual valor como qualquer outro, porque trata povos inteiros como subhumanos."

Discurso de encerramento na 13a conferência Internacional sobre Aids, em Durban, na África do Sul. 14 de Julho de 2000

"Não é de meu costume usar palavras leves. Se 27 anos na prisão fizeram alguma coisa por nós, foi usar o silêncio da solidão para fazer-nos entender o quão preciosas são as palavras e qual é o impacto real de seus discursos na forma como as pessoas vivem ou morrem."

Discurso em sua tomada de posse como presidente da África do Sul em maio de 1994.

“Nunca, nunca e nunca de novo esta bela terra deverá experimentar a opressão de um pelo outro e sofrer a indignidade de ser o lixo do mundo.”

Comício na Cidade do Cabo sobre sua libertação em 11 de fevereiro de 1990

"Nossa marcha rumo à liberdade é irreversível. Nós não podemos permitir que o medo fique em nosso caminho."

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_