_
_
_
_

Espanha prepara uma lei de segurança para punir manifestantes

O presidente Mariano Rajoy nega que a norma ponha uma "mordaça" aos cidadãos

Francesco Manetto

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy assegurou nesta quarta-feira que a reforma da lei de segurança cidadã que o Ministério do Interior elevará a um próximo Conselho de Ministros pretende "garantir a liberdade e a segurança dos cidadãos". Ademais, negou que se trate de uma norma que ponha uma "mordaça" aos cidadãos, como denuncia a oposição.

"Uma das obrigações do Governo é garantir a liberdade e a segurança de todos os cidadãos e esta lei não tem outra pretensão que não essa", disse o presidente. A lei está sendo preparada pelo Ministério do Interior, comandado Jorge Fernández, e ainda em fase de estudo. Mas deverá ser debatida no Parlamento assim que se transformar em um projeto de lei "e todo mundo poderá dar seus argumentos", afirmou Rajoy.

O novo regulamento implica castigos de tipo administrativo para quem participe de um escrache (nome dado às manifestações em frente às portas de autoridades públicas), manifestem-se sem permissão ante o Congresso, queimem lixeiras, insultem a polícia e façam tratos com prostitutas em espaços públicos próximos a colégios, além de outras medidas. Esta lei pretende acabar com a impunidade de algumas dessas condutas que, pese às tentativas do Governo, não mereceram nenhuma reprovação penal por parte dos juízes. Concentrar-se ou reunir-se sem permissão em frente às Cortes será uma infração muito grave castigada com uma sanção dentre 30.001 euros (91.700 reais) e 600.000 euros (1,8 milhões de reais).

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_