_
_
_
_

Secretário-geral da Unasul diz apoiar gestão de espanhol na Venezuela

À frente da organização que promove criticada mediação, Ernesto Samper elogia González

O secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper.
O secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper.José Jácome (EFE)

O ex-presidente colombiano Ernesto Samper, atual secretário-geral da União de Nações Sul-americanas (Unasul), a organização que tentou, em vão, mediar na crise política da Venezuela, avaliou a disposição do ex-primeiro-ministro espanhol Felipe González para defender Leopoldo López e Antonio Ledezma. “Além de ser um grande político, é um homem de Estado”, afirmou. “Porque o conheço e sei de sua índole democrática sei que se apoiará nas mesmas vias institucionais que a Unasul vem se apoiando para encontrar saídas pacíficas, democráticas e constitucionais à complexa conjuntura política da Venezuela, invocando, por exemplo, a aplicação das normas universais do devido processo”.

Todos os esforços que se façam para ajudar a Venezuela são bem-vindos Ernesto Samper, secretário-geral da Unasul
Mais informações
Maduro acusa Felipe González de “apoiar um golpe” contra o Governo
Análise: Presidente da Venezuela vai proibir o que Pinochet autorizou?
Felipe González defenderá líderes opositores presos na Venezuela

Samper saudou a incorporação de outros líderes latino-americanos à frente internacional que González pretende mobilizar. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB, 1995-2002) declarou apoio à iniciativa. “Todos os esforços que se fizerem para ajudar a Venezuela a superar essa situação são bem-vindos desde que comecem por entender a complexidade dos fatores sociais, econômicos e políticos que rodeiam a atual situação do país e respeitem o direito sagrado de todos os venezuelanos de encontrar os próprios caminhos, pacíficos e democráticos, para sair dela”, acrescentou. Samper se recusou a comentar os ataques do chavismo: “Na atual situação de polarização midiática que se vive em torno da Venezuela, a melhor contribuição que alguém pode fazer para desarmar os espíritos e não atiçar incêndios é não opinar sobre opiniões”.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_