Macarena Vidal Liy: “Da China, contamos como seria o futuro, e isso gerou um enorme interesse dos leitores”
Correspondente do El PAÍS em Pequim elogia “o olhar próprio” do jornal, que foi possível graças a uma rede de profissionais espalhada no mundo inteiro
A correspondente do EL PAÍS na China, Macarena Vidal Liy, tem sido o posto avançado dos leitores do jornal nesta pandemia. Desde o início da crise em Wuhan, ela informou sobre a evolução dos contágios na região e sobre as medidas adotadas. “Contamos o que aconteceria, o que seria o futuro, e isso gerou um enorme interesse entre os leitores”, explica a jornalista.
“O fato de que tenham fechado uma cidade inteira com 11 milhões de habitantes, e depois uma província inteira, nos deu a ideia de que aquilo não era uma brincadeira”, recorda. A partir de então a China, que atravessou meses muito duros com restrições de todo tipo, controlou a propagação do vírus e já não obriga o uso da máscara.
O EL PAÍS tem descrito todas as etapas da evolução da crise sanitária —não apenas na China, mas também no mundo— graças à sua rede de correspondentes. “O valor oferecido pelo EL PAÍS é o valor oferecido por seus jornalistas e correspondentes”, diz Vidal Liy, lembrando que isso permite que o jornal tenha seu próprio olhar.
A correspondente afirma que o desenvolvimento do continente asiático, e da China especificamente, permite prever que essa região abrirá o caminho do futuro: “Nós do EL PAÍS estamos perfeitamente situados para poder explicar as mudanças que veremos aqui e o impacto que elas terão no resto do mundo.”
Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$
Clique aquiInscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.