_
_
_
_
_
Protestos antirracistas nos EUA
Coluna
Artigos de opinião escritos ao estilo de seu autor. Estes textos se devem basear em fatos verificados e devem ser respeitosos para com as pessoas, embora suas ações se possam criticar. Todos os artigos de opinião escritos por indivíduos exteriores à equipe do EL PAÍS devem apresentar, junto com o nome do autor (independentemente do seu maior ou menor reconhecimento), um rodapé indicando o seu cargo, título académico, filiação política (caso exista) e ocupação principal, ou a ocupação relacionada com o tópico em questão

A pandemia e a polícia: qual é o novo normal?

George Floyd e João Pedro são corpos e biografias para o brado das revoltas urbanas em Nova York ou no Rio. Não pode haver retorno às desigualdades normalizadas

Manifestante chora em protesto do 'Black Lives Matter' em Liverpool, no Reino Unido.
Manifestante chora em protesto do 'Black Lives Matter' em Liverpool, no Reino Unido.Christopher Furlong (Getty Images)

Nossos telefones acabaram de tocar a sirene de emergência com o alerta: “toque de recolher na cidade de Nova York”. Há 12 semanas vivemos em confinamento, um privilégio dos corpos não essenciais ao cuidado da pandemia de coronavírus, que trabalham remotamente sem se expor ao desemprego, à fome ou ao adoecimento. Das janelas de casa, acompanhamos os corpos essenciais que vão e voltam do centro da pandemia global. São corpos marcados pela desigualdade racial. Trabalham nos supermercados, nas farmácias ou nos trens. Como nós, esses são corpos de gente com sotaque de suas origens do mundo. Diferente de nós, esse é um povo de cor indiscreta para o racismo que espolia a vida ao nascer.

Outros artigos sobre protestos antirracismo
AME1012. SAO GONÇALO (BRASIL), 19/05/2020.- Dos jóvenes lloran durante el entierro de Joao Pedro Matos Pinto, que según parientes y amigos denuncian, fue asesinado ayer por la policía federal en la favela del Complejo de Salgueiro, en la ciudad de Sao Gonçalo, vecina de Río de Janeiro (Brasil). Organizaciones de la sociedad civil en Brasil, lideradas por Amnistía Internacional (AI), exigieron este martes explicaciones por irregularidades registradas durante operativos policiales realizados en favelas de Río de Janeiro, que han dejado 14 muertos en tan solo cuatros días. EFE/Antonio Lacerda
Eliane Brum: Tirem os joelhos brancos dos pescoços negros
(FILES) In this file photo taken on April 15, 2020 a man wearing a face mask walks past a graffiti by artist Marcos Costa, or Spray Cabuloso, at the entrance of the Solar de Unhao favela in Salvador, Bahia state, Brazil. - As the virus surges in Brazil, which now has the second-most cases in the world, after the United States, the country's poorest region has been hit hard, both by the disease and the painful measures to contain it. The northeast has the second-highest number of cases and deaths in Brazil, after the wealthy southeast, where the outbreak began. (Photo by ANTONELLO VENERI / AFP)
Estar nas ruas é um sentido de sobrevivência das pessoas negras, no Brasil e no mundo
Lebron James politica Trump racismo
Esporte brasileiro carece de um LeBron James

Somos latinas de cores discretas. Brancas em nossos países; aqui qualquer coisa de estranha para quem crê que basta “uma gota de sangue” para o binarismo racista organizar quem vive, quem cuida, quem manda e quem morre. Ser um corpo estranho não é o mesmo que ser um corpo negro. Somos herdeiras dos privilégios da branquitude colonial da América Latina, um testamento indevido que nos permitiu escapar do centro da pandemia para o refúgio de nossas casas. A brutalidade da polícia não é algo que descobrimos nos Estados Unidos: somos duas mulheres nascidas sob a crueldade das ditaduras militares, viramos gente com rondas do Estado policial como normalidade da vida. Mas tanto em nossos países de origem, quanto, agora, no país que nos recebe, os corpos em risco à pandemia e perseguidos pela polícia não são os nossos, mas os negros.

Os minutos da tortura policial contra George Floyd são insuportáveis. O lamento desesperado de quem pedia o direito de respirar é uma metonímia de quem pode respirar neste mundo, diz Sueli Carneiro, ativista negra brasileira. Ou de quem mesmo no abrigo da casa não pode existir, pois a polícia atravessa as fronteiras entre casa e rua para matar os corpos negros. Assim foi contra João Pedro de Matos Pinto, menino de 14 anos, morto em uma operação policial na periferia do Rio de Janeiro, em 18 de maio. Foram 70 tiros na casa: que matou João Pedro foi um tiro de fuzil da polícia com o menino já deitado no chão.

As ruas de Nova York e do Rio de Janeiro foram tomadas de gente que pede o fim do racismo. Erra quem diz que foram duas histórias que se cruzaram —a pandemia e a brutalidade policial. Os dois são eventos de uma mesma história: a cruel normalidade da desigualdade, em particular da desigualdade racial. A pandemia mostrou que são os corpos negros os que mais morrem: em Nova York morrem três vezes mais que brancos; no Rio de Janeiro, mesmo com frágeis números na vigilância epidemiológica, a incidência é, pelo menos, duas vezes maior. As notícias saem à procura das doenças prévias de cada corpo para recontar as mortes como eventos fortuitos de fragilidades individuais, e não como os efeitos da desigualdade na sobrevivência. Se há fragilidade prévia aos corpos, o diagnóstico é político e não médico.

Os números da pandemia são como os números da violência policial: há raça, há classe, há território, há migração, corpos móveis e confinados de um racismo local a sem fronteiras. Não são abstrações. É gente negra, pobre e da periferia dos mundos. Floyd e João Pedro são corpos e biografias para o brado das revoltas urbanas em Nova York ou Rio de Janeiro. As chamas que ardem e que fazem os líderes autoritários responderem com toque de recolher ou com Exército nas ruas não podem nos levar a um “novo normal”. Não pode haver retorno às desigualdades normalizadas. Este é o momento da transformação, e são os corpos negros que atravessam a pandemia para fazer dos números de uma multidão, a história de um povo. É um rompimento para uma nova ordem do justo. E para agora.

Debora Diniz é brasileira, antropóloga e pesquisadora da Universidade de Brown . Giselle Carino é argentina, cientista política e diretora da IPPF/WHR.

Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Registre-se grátis para continuar lendo

Obrigado por ler o EL PAÍS
Ou assine para ler de forma ilimitada

_

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_