_
_
_
_
_

Pentágono cria equipe para investigar objetos voadores não identificados

O grupo, no qual irão colaborar funcionários do Departamento de Defesa e outras agências, foi criado a partir de um relatório de junho que reconheceu não ter explicação para o avistamento de 144 fenômenos

Ovnis: Objeto avistado por pilotos de la Armada, en una captura de un vídeo desclasificado por EE UU
Objeto avistado por pilotos da Marinha, em uma captura de vídeo divulgada pelos Estados Unidos em abril.HANDOUT (AFP)
Yolanda Monge

O Pentágono anunciou nesta terça-feira a criação de um novo grupo que investigará as informações que chegarem sobre a presença de objetos voadores não identificados (OVNIs) dentro de zonas de voo restritas. Com um nome longo e complicado, o Grupo de Identificação e Sincronização de Gerenciamento de Objetos Aerotransportados (AOIMSG) será o sucessor da equipe que anteriormente tinha essa tarefa, mas, desta vez, o Departamento de Defesa será sincronizado com as outras agências governamentais “para detectar, identificar e atribuir objetos de interesse em espaço aéreo de uso especial, bem como avaliar e mitigar qualquer ameaça associada à segurança de voo e à segurança nacional”.

A criação deste espaço de trabalho vem após a publicação no final de junho deste ano de um relatório do Pentágono que incluiu 144 observações sobre as quais a Defesa disse não ter dados suficientes para determinar a natureza dos misteriosos objetos voadores. Durante semanas antes que esse relatório viesse à tona, as especulações alimentavam a expectativa de que Washington poderia reconhecer a existência de vida extraterrestre e o avistamento de OVNIs.

Mas, com uma linguagem enormemente burocrática, o documento apenas garantiu que os especialistas continuassem em busca de elementos que explicassem de forma lógica aqueles 144 relatórios originados por órgãos governamentais. Uma seção do documento permanece classificada e não relacionada ao público, alimentando teorias da conspiração.

Kathleen Hicks, subsecretária de Defesa, disse em uma declaração separada para a criação da força-tarefa que a presença de um fenômeno não identificado em espaço aéreo restrito representa um risco potencial de segurança de voo para as tripulações e, sem dúvida, levanta questões de segurança nacional.

Desde os primeiros avistamentos dos chamados discos voadores, em 1940, o Exército dos EUA passou todas essas décadas tentando bloquear, desacreditar e refutar as observações desses objetos voadores não identificados. Esses fenômenos alimentaram anos de lutas internas em Washington, incluindo batalhas burocráticas dentro do Pentágono e pressão do Congresso, sobre a seriedade com que esses relatórios deveriam ser tratados.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_