_
_
_
_
_

Alemanha pede que 8.500 pessoas se vacinem de novo contra covid-19 após receberem injeção com soro

Nas redes sociais, enfermeira responsável pelas aplicações havia publicado comentários negacionistas sobre a imunização

Centro de vacinação do Arena Treptow em Berlim, Alemanha, na última segunda-feira.
Centro de vacinação do Arena Treptow em Berlim, Alemanha, na última segunda-feira.POOL (Reuters)
Mais informações
Carlos Murillo, presidente da Pfizer na América Latina durante a CPI da Pandemia no dia 13 de maio de 2021.
Diretor da Pfizer escancara atraso letal do Governo Bolsonaro na compra de vacinas
A citizen receives a dose of the AstraZeneca coronavirus disease (COVID-19) vaccine, during a vaccination day for 57-year-old and older citizens, in Duque de Caxias near Rio de Janeiro, Brazil April 21, 2021. REUTERS/Ricardo Moraes
Busca por atestados falsos para vacinar contra covid-19 preocupa médicos: “Não é só uma receitinha, é fraude”
Samia Suluhu Hassan, por Luis Grañena
Samia Suluhu Hassan, a presidenta com FFP2 que sucedeu um líder negacionista na Tanzânia

As autoridades de saúde do estado da Baixa Saxônia, na Alemanha, iniciaram uma insólita campanha para vacinar novamente mais de 8.500 pessoas na localidade de Friesland, após a descoberta de que elas podem ter recebido uma injeção de solução salina (soro) em vez da vacina contra a covid-19. A responsável é uma enfermeira de 40 anos da Cruz Vermelha, que agiu dessa forma entre 5 de março e 20 de abril no centro de vacinação de Friesland, um distrito rural perto da costa do Mar do Norte.

A prática negligente foi descoberta em 21 de abril por meio de um relatório de outro funcionário. A profissional afirma que não utilizou o imunizante da Pfizer-BioNTech em seis vacinações, mas sim uma solução salina. Ela alega que tomou essa decisão para não ter que informar que seus frascos haviam caído. A profissional foi expulsa das instalações e despedida, à medida que a polícia e o Ministério Público investigam um possível delito de agressão; se for declarada culpada, a enfermeira pode ser condenada a até 10 anos de prisão.

O centro de vacinação repetirá a dose a partir desta sexta-feira, segundo um porta-voz do distrito. O Ministério da Saúde da Baixa Saxônia informou que 8.557 pessoas deverão receber a dose real, enquanto autoridades tentam definir o que levou a enfermeira a inocular soro em vez da vacina,. A principal tese, porém, aponta motivos políticos: anteriormente, foi descoberto que ela havia expressado opiniões céticas sobre a imunização nas redes sociais.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Grupo de risco afetado

Um porta-voz do Ministério da Saúde de Hannover declarou na quarta-feira (11) que a população do distrito de Friesland estava reagindo com muita prudência. “Ainda não sabemos se ocorreram casos graves de covid-19 devido às injeções de solução salina”, afirmou. Embora o soro seja inofensivo, a maioria das pessoas que o receberam são idosas com alto risco de contrair a doença —que, como se sabe, é mais prejudicial para pacientes mais velhos. Segundo a polícia do distrito de Friesland, que já abriu investigação, entre os afetados há pessoas maiores de 70 anos, profissionais de saúde e cuidadores que foram ao centro para receber a vacina. “Isto me preocupa especialmente porque são as pessoas que mais queremos proteger”, afirmou Sven Ambrosy, chefe do distrito de Friesland. Segundo Ambrosy, 8,7% da população do distrito terá que receber uma dose adicional.

“É falso que, devido ao comportamento de nossa cliente, tenham sido administradas doses de vacinação que só consistiam em solução salina”, manifestou à imprensa o advogado da enfermeira, Cristoph Klatt, na quinta-feira. “Em vez disso, ela havia tentado compensar a perda de vacinas de uma ampola quebrada acidentalmente, enchendo as seringas com restos de outras ampolas. Nossa cliente não agiu por motivação política, nem se limitou a administrar solução salina às pessoas que estavam dispostas a se vacinar”, afirmou Klatt.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_