_
_
_
_
_

Nomeação de um radical como premiê assusta os moderados do Governo do presidente peruano Castillo

Guru econômico do presidente Castillo renuncia a entrar no Gabinete como ministro da Economia

O presidente do Peru, Pedro Castillo, chega ao Congresso de mãos dadas com a esposa, Lilia Paredes, para jurar o cargo na quarta-feira. Em vídeo, Castillo designa um radical da esquerda peruana como primeiro-ministro.
O presidente do Peru, Pedro Castillo, chega ao Congresso de mãos dadas com a esposa, Lilia Paredes, para jurar o cargo na quarta-feira. Em vídeo, Castillo designa um radical da esquerda peruana como primeiro-ministro.Guadalupe Pardo (AP)
Mais informações
El presidente Pedro Castilloy la presidenta del Congreso María del Carmen Alva
Empossado, Pedro Castillo promete transformar um Peru dividido
LIMA, 28/07/2021.- El rey Felipe VI (d) junto al resto de dignatarios, durante el acto de investidura del nuevo gobernante peruano, el izquierdista Pedro Castillo (2i), este miércoles en Lima (Perú). EFE/ Casa S.M. El Rey/Francisco Gmez /SOLO USO EDITORIAL/SOLO DISPONIBLE PARA ILUSTRAR LA NOTICIA QUE ACOMPAÑA (CRÉDITO OBLIGATORIO)
Peru chega à era Castillo em meio a muitas incertezas
LIM01. LIMA (PERÚ), 19/07/2021.- El izquierdista Pedro Castillo (c) saluda simpatizantes desde un balcón luego de ser proclamado hoy presidente electo del país, en Lima (Perú). La proclamación oficial se da este lunes, mes y medio después de los comicios en los que venció a la derechista Keiko Fujimori, quien retrasó su nombramiento con más de un millar de impugnaciones en las que denuncia sin pruebas fehacientes un supuesto "fraude". Después de declarar infundados los últimos recursos legales presentados por Fujimori, el Jurado Nacional de Elecciones (JNE) refrendó los resultados de la votación del 6 de junio, donde Castillo obtuvo el 50,12 % de los votos válidos, un estrecho triunfo por apenas 44.263 votos de ventaja sobre Fujimori. EFE/ Paolo Aguilar
Tribunal eleitoral do Peru proclama Pedro Castillo presidente, e Keiko Fujimori aceita resultado

Pedro Castillo enfrenta sua primeira crise de Governo antes mesmo de ter tido tempo de formar um gabinete. A nomeação como primeiro-ministro de um político homofóbico e radical, sem experiência em gestão, desencadeou uma onda de críticas que deu origem a uma disputa interna. Aquele que até então fora seu guru econômico, Pedro Francke, o homem que acalmou os mercados e se reuniu com empresários e embaixadores para garantir-lhes que o Peru não expropriaria empresas nem interviria em sua moeda, renunciou a ser ministro da Economia. À noite foi visto saindo sozinho e cabisbaixo da sala onde o restante dos ministros seria nomeado.

Castillo tinha convocou a nação às 20h30 (22h30 em Brasília) da quinta-feira para anunciar seu gabinete. Uma mesa, uma Bíblia e um crucifixo foram colocados no palco do Grande Teatro Nacional de Lima. Era ali que o juramento seria realizado. As emissoras de televisão não tiveram escolha a não ser transmitir uma imagem estática dos utensílios durante horas. Ninguém aparecia por lá. Só perto da meia-noite, com duas horas e meia de atraso, os novos ministros começaram a jurar seus cargos. Dois dos principais ministérios, os da Justiça e da Economia, ficaram vagos. A crise tornou impossível completar o quebra-cabeça.

A questão que agitou a criação do primeiro gabinete surgiu pela manhã. Castillo nomeou Guido Bellido primeiro-ministro do país. Trata-se de um esquerdista radical que considera que Cuba não é uma ditadura nem o Sendero Luminoso um grupo terrorista. É a cota de poder de Vladimir Cerrón, o líder do Peru Livre, partido que convidou Castillo a se candidatar às eleições. O professor primário disse na campanha que Cerrón não tomaria nenhuma decisão nem participaria de seu gabinete em hipótese alguma, mas em seu lugar colocou alguém da máxima confiança de Cerrón.

A nomeação irritou a ala mais moderada que assessorou Castillo, incluindo Francke. Os setores de centro e de esquerda que o apoiaram se sentiram traídos. Algumas figuras importantes expressaram publicamente seu desacordo, sem meias-tintas. Julio Arbizu e Ronald Gamarra, dois renomados juristas que defenderam Castillo das acusações de fraude eleitoral que Keiko Fujimori lançou sobre ele, disseram que este movimento inicial é uma má jogada do presidente. “Primeiro erro grave do Governo, nomear primeiro-ministro uma pessoa que, em lugar de afirmar alianças e consensos alcançados, os rechaça. Isto para além das declarações homofóbicas que acabo de ler e que são inaceitáveis. Espero que reavalie o rumo tomado”, escreveu Arbizu no Twitter. “Hoje é o meu último dia na equipe (de Castillo). Aqui registro meu distanciamento. Nada com Cerrón, nada com Bellido”, acrescentou Gamarra no WhatsApp.

A nomeação de Bellido causou tamanho tumulto que parece difícil que o gabinete possa ser ratificado no Congresso, como exige a lei. Necessita de uma maioria simples. Se Castillo não conseguir a aprovação, teria de propor outro candidato a primeiro-ministro. Se esse segundo também não recebesse a confiança da Câmara, o presidente poderia fechar o Congresso e convocar eleições legislativas.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Enquanto isso, Castillo conseguiu recrutar o restante dos ministros, alguns deles profissionais experientes em setores fundamentais. É o caso do ex-procurador do combate ao crime organizado, Juan Carrasco, que assume como ministro do Interior. O advogado enfrentou gangues de assassinos em Lambayeque, a região mais afetada por extorsões e grupos criminosos no Peru. Ou do ministro das Relações Exteriores, Héctor Béjar, intelectual de esquerda, sem filiação partidária, que foi guerrilheiro nos anos sessenta.

A vice-presidenta Dina Boluarte, membro do partido Peru Livre, embora mais próxima de Castillo do que de Cerrón, assumirá o Ministério do Desenvolvimento e Inclusão Social, que nos últimos meses teve a função de organizar a entrega de ajudas à população que caiu na pobreza devido à pandemia. É uma das duas únicas mulheres que nomeou até agora, em quase vinte cargos. O médico Hernando Cevallos, que Castillo recrutou desde a campanha do segundo turno para elaborar as propostas de combate à pandemia, tomou posse como ministro da Saúde.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.


Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_