_
_
_
_
_

“Aqui é Angela Merkel, o que você tem para me dizer?”

Chanceler mantém uma série de conversas com cidadãos por meio do Zoom para ouvir em primeira mão os efeitos que a pandemia causa na população

A chanceler alemã, Angela Merkel, durante um dos diálogos com a população, em meados de novembro.
A chanceler alemã, Angela Merkel, durante um dos diálogos com a população, em meados de novembro.POOL (Reuters)
Mais informações
Belarusian opposition leader Svetlana Tikhanovskaya is welcomed by supporters, during a rally, by the Brandenburg Gate in Berlin, Monday, Oct. 5, 2020. Tikhanovskaya fled from Belarus following the disputed Aug. 9, presidential election, that forced her into exile. (Kay Nietfeld/dpa via AP)
Berlim vira ‘ímã’ para dissidentes pós-soviéticos
Milan (Italy), 28/10/2020.- Protesters wearing stained Hamza Suits gather for a flashmob demonstration organized by the social center Cantiere, to demand for emergency income and financing, amid the coronavirus pandemic and restrictive measures, in front of the Milan branch of the Bank of Italy in Cordusio street, in Milan, Italy, 28 October 2020. Italian Prime Minister Giuseppe Conte announced new nationwide Covid-19 restrictions that come into effect on 26 October, and include the closure of restaurants and bars by 6pm and shutting down gyms, cinemas and swimming pools. (Cine, Protestas, Italia) EFE/EPA/ANDREA FASANI
França retoma confinamento, Alemanha fecha bares e Itália tenta aplacar protestos contra restrições
Saint-etienne (France), 07/11/2020.- French Prime Minister Jean Castex, wearing a face mask, talks with an emergency responder (SAMU) at the CHU - Hopital Nord (North Hospital) in Saint-Etienne, France, 07 November 2020, as France is facing a second wave of the Covid-19 pandemic caused by the novel coronavirus. (Francia) EFE/EPA/JEAN-PHILIPPE KSIAZEK / POOL MAXPPP OUT
Casos de coronavírus na Europa sobem 150% em 20 dias

“O que você quer me dizer?”. A chanceler (primeira-ministra) alemã, Angela Merkel, pergunta e uma policial da Baixa Saxônia lhe explica como é seu trabalho neste momento, marcado por uma pandemia que, na Alemanha, leva às ruas milhares de céticos em relação à covid-19 para protestar. A chanceler se coloca ao alcance da população por meio do Zoom, e o bate-papo faz parte de uma série de diálogos que a chefa de Governo mantém semanalmente com os cidadãos, agora através da tela.

Primeiro foram estagiários, depois cuidadores e dependentes e, mais tarde, policiais. Depois será a vez dos estudantes. Trata-se de demonstrar empatia, mas também de sentir o pulso da população em um momento crítico para o estado de ânimo coletivo. Porque um assessor lhe contar o quanto esta situação é difícil para os policiais não é a mesma coisa que ouvir em primeira mão que eles levam cusparadas, ou ver ao vivo as olheiras de uma enfermeira sobrecarregada. O cara a cara, mesmo através da tela, funciona.

As reuniões são intituladas Conversa com a Chanceler e o formato é bem merkeliano. Uma hora e meia de conversa pura e simples. Nada de musiquinhas nem de vídeos apelativos no meio. Nenhum gráfico explicativo. Tudo muito sóbrio. Só pessoas que sofrem com algo e têm preocupações para compartilhar com a chefa de Governo. Elas lhe contam tudo em detalhes. Algumas se atrapalham um pouco, mas não tem problema. Aqui não há pressa nem cortes de edição que afetem a naturalidade da conversa.

Esse tipo de diálogo com a população não é novo para Merkel, que todos os anos mantém um ou dois em algum ponto do país. A diferença é que agora as conversas são mais numerosas ―e digitais. Mas o principal é que, neste momento, esse contato é especialmente valioso para os dois lados. Além da crise sanitária, a pandemia está abrindo fissuras consideráveis em uma sociedade que, nos próximos meses, terá de enfrentar o impacto econômico e social de manter a atividade em ritmo lento durante quase um ano. Merkel afirmou que a covid-19 é um desafio para a democracia. A proliferação de notícias falsas em torno da pandemia e os protestos minoritários, mas persistentes, demonstram a importância da pedagogia política e de contar com o apoio da população na luta contra o vírus.

No bate-papo com os policiais, Merkel, que cresceu na antiga República Democrática Alemã, começa dizendo que para ela é fundamental que haja liberdade de expressão e que sejam permitidas as manifestações de céticos em relação à pandemia. Assinala, no entanto, que sabe o quanto é difícil o trabalho dos agentes em tempos de pandemia. “Você teve casos positivos de covid-19 entre seus colegas?”, pergunta a um deles. Outra lhe explica como foi difícil fazer um grupo de 700 pessoas respeitar uma quarentena imposta em um conjunto de edifícios, que acabou em um princípio de rebelião.

A chancelaria designou os quatro grupos de cidadãos que fariam parte das conversas, e depois as associações profissionais e as Câmaras de Comércio escolheram as 15 pessoas participantes de cada encontro. A representatividade dos escolhidos é, evidentemente, limitada.

O primeiro encontro foi o dos estagiários, porque Merkel explicou que a pandemia os surpreendeu em plena incorporação ao mercado de trabalho, uma fase decisiva de suas vidas. Havia uma cabeleireira, um fabricante de instrumentos musicais e um trabalhador da indústria automotiva, entre outros. “Você acha que pode aguentar um pouco mais de teletrabalho?”, perguntou a chanceler. Merkel lhes contou que, quando ficou em casa ―ela se isolou durante a primeira onda, depois que uma pessoa próxima foi infectada―, distraía-se escrevendo e sempre encontrava coisas para fazer. “Tento ver um filme para me distrair ou sair para tomar um pouco o ar”, disse. Mas ela está ali principalmente para escutar. “Você acha que nós, políticos, exageramos em nossa reação ao coronavírus? Como você vê isso?”, pergunta-lhes.

Em outra conversa, quando a chanceler perguntou a Friede Wallentin, uma nonagenária, qual era seu desejo, a mulher lhe respondeu que gostaria de ter uma conexão rápida à Internet para poder ver sua família. Talvez Wallentin soubesse que estava tocando num assunto muito sensível em um país que não se cansa de promover a digitalização, mas que acumula enormes atrasos na conectividade. Pequenas reclamações à parte, nesses encontros o tom é, até certo ponto, excessivamente cordial, como já destacou a imprensa alemã.

Os críticos da líder alemã consideram que sua empatia é, muitas vezes, calculista e pré-fabricada. Mas a verdade é que, quando ela se interessa em ouvir ativamente e saber em detalhes os problemas da pessoa que está diante dela, a empatia frequentemente funciona. “Ela sabe se fazer pequena e ganhar a confiança do interlocutor. As pessoas se sentem compreendidas por ela”, assinala uma fonte que compartilhou uma mesa de negociações com a chanceler.

A popularidade de Merkel disparou nesta pandemia para níveis recordes em seus já 15 anos de mandato. As pesquisas indicam que os alemães consideram que ela tem administrado bem a crise e confiam na chanceler-cientista. A Alemanha se saiu relativamente bem na primeira onda, mas esta segunda está afetando duramente o país e, nos últimos dias, foram atingidos picos de quase 500 mortes em 24 horas: 483 na sexta-feira, 18.517 desde o início da epidemia. As restrições, menores do que em países vizinhos, conseguiram frear o crescimento exponencial de infecções, mas os números subiram: 23.318 casos registrados na sexta-feira, em um país com 82 milhões de habitantes. A incidência nacional nos últimos sete dias é de 138,7 casos por 100.000 habitantes.

Matriarcado

Essas reuniões virtuais permitem assistir ao registro mais humano de uma chanceler pouco dada a mostrar suas emoções e a sair do roteiro. Pode ser devido à pandemia ou porque no ano que vem ela deixará o poder depois de três mandatos à frente da Alemanha, mas a verdade é que, nos últimos tempos, Merkel avançou em expressividade e soltura. “Mudou de tom. Deixou de lado o estilo de comunicação tecnocrata e deliberadamente ambíguo, porque sabe que a Alemanha e Europa estão no meio de uma grande transformação. […] Está muito preocupada com a pandemia e percebeu que tem de liderar à margem das competências dos länder [Estados]. Tornou-se mais direta e mais próxima”, afirma Constanze Stelzenmüller, analista da Brookings Institution.

Em uma das conversas, Wallentin explicou a Merkel que seu lar de idosos era uma espécie de matriarcado com uma diretora e uma número dois. “Não é ruim que as mulheres tenham algo a dizer”, respondeu a chanceler, antes de se despedir: “Cumprimente todas as mulheres do matriarcado”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_