_
_
_
_
_

Duas igrejas são incendiadas no primeiro aniversário das revoltas no Chile

Uma semana antes do plebiscito constitucional, também foi incendiada uma estação do metrô e foram registrados saques em supermercados e ataques a quartéis policiais

Manifestante balança bandeira chilena diante de igreja incendiada em Santiago, neste domingo.
Manifestante balança bandeira chilena diante de igreja incendiada em Santiago, neste domingo.MARTIN BERNETTI (AFP)
Rocío Montes
Mais informações
JOSÉ GABRIEL PALMA
“O Chile precisa de um setor público capaz de gerar uma nova política de desenvolvimento”
Un manifestante pinta de rojo el monumento al General Baquedano durante una protesta contra el gobierno del presidente chileno, Sebastián Piñera, en Santiago. La Cancillería de Chile emitió este viernes un documento en el que asegura que un año después del estallido social el país "ha recuperado su normalidad" pero que "deberá seguir trabajando para controlar, con estricto apego a la ley, a grupos violentistas".
Chile retoma protestos contra sistema privado de pensões criado na ditadura de Pinochet
CH01. SANTIAGO (CHILE), 06/10/2020.- Fotografía cedida por la Presidencia de Chile del presidente de Chile, Sebastián Piñera (c), durante una rueda de prensa después de mantener una reunión con la presidenta del Senado, Adriana Muñoz (atrás izquierda), el presidente de la Cámara de Diputados de Chile, Diego Paulsen (centro izquierda), y el presidente de la Corte Suprema, Guillermo Silva (derecha), este martes, en el Palacio de La Moneda en Santiago (Chile). El presidente de Chile, Sebastián Piñera, expresó este martes su "profundo" respaldo al cuerpo policial de Carabineros, luego de que el viernes un agente lanzase presuntamente a un joven al cauce de un río durante una protesta, al tiempo que condenó el suceso y pidió una investigación "exhaustiva" de los hechos. EFE/Presidencia CHILE/SOLO USO EDITORIAL/NO VENTAS
Em golpe a Piñera, Chile aprova saque de 10% das aposentadorias contra a crise do coronavírus

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Duas igrejas do epicentro dos protestos foram queimadas em Santiago, no Chile, um ano após a explosão social de 18 de outubro de 2019, e a uma semana do processo eleitoral mais importante das últimas três décadas: o plebiscito de 25 de outubro, que definirá o destino da constituição vigente, de 1980. Durante o dia, pelo menos 25.000 pessoas retornaram no domingo à região da Praça Itália, a área zero da capital, de acordo com números oficiais dos Carabineiros. Mesmo tendo ocorrido incidentes isolados, como o confronto entre dois torcedores de futebol e o saque de um edifício da Mutual de Segurança, os fatos de maior gravidade ocorreram durante a tarde. Na zona sul da capital, em Puente Alto, uma estação do metrô foi incendiada, enquanto um grupo de pelo menos 300 pessoas encapuzadas atacaram a 20° delegacia dos Carabineiros. Jogaram coquetéis molotov e outros elementos contundentes contra o quartel policial.

A capela dos Carabineiros San Francisco de Borja, que foi continuamente atacada nesses meses, e a paróquia Asunción, foram as duas igrejas incendiadas. Em diferentes regiões da capital foram registrados saques a supermercados e barricadas no começo da noite. No dia anterior, tanto o Governo de Sebastián Piñera como a maioria dos partidos políticos fizeram pedidos para evitar a violência. “Esperamos que as pessoas entendam que estamos em um contexto completamente diferente, porque falta uma semana para um evento eleitoral muito importante para nosso país e estamos em época de pandemia”, disse de manhã o subsecretário do Interior do Governo de Sebastián Piñera, Juan Francisco Galli. Pediu prudência e manifestações pacíficas.

Na região da Praça Itália chegaram durante o dia principalmente jovens, mas foram vistas famílias e pessoas de todas as idades, incluindo crianças e idosos. Houve batucadas, representações de coletivos feministas ― que foram a ponta de lança do movimento ―, bandeiras mapuches e do Chile, música ao vivo, entre outras manifestações. Milhares de pessoas que foram às ruas desafiaram as medidas vigentes pela pandemia, que impedem encontros em espaços públicos de mais de 50 pessoas. No Chile, há atualmente 14.183 casos ativos, em uma crise sanitária que deixou 13.635 mortos, considerando somente os confirmados.

Foi novamente um protesto maciço, como os feitos antes da explosão da crise sanitária em março. No dia 8 desse mês, no Dia Internacional da Mulher, aproximadamente 1,2 milhão de chilenas marcharam pacificamente na capital, de acordo com a organização. Foi a última grande mobilização antes da pandemia, cuja primeira onda ainda não está controlada no país sul-americano, onde hoje foram informados 1.759 novos casos.

A manifestação ocorreu dias antes de um plebiscito acertado por todas as forças políticas para tentar dar uma saída institucional ao conflito. As pessoas começaram a chegar cedo na área da Praça Itália, majoritariamente com máscaras, ainda que sem distanciamento social, pela próprio natureza da concentração. Alguns manifestantes dividiram álcool gel entre os participantes. A possibilidade do crescimento do surto de coronavírus é um dos principais temores sobre um plebiscito que já foi adiado uma vez pela pandemia e que será realizado sob complexos protocolos de segurança, determinados pelo Serviço Eleitoral. De acordo com o estabelecido pelas autoridades do Governo, os infectados pela covid-19 não poderão votar no domingo que vem, assim como os contatos próximos.

O protesto emerge à margem de estruturas tradicionais como os partidos políticos e os sindicatos. Uma amostra dessa insatisfação ocorreu no domingo na mesma área da praça Itália, quando o administrador do bairro da Recoleta da capital, o comunista Daniel Jadue, foi insultado e ameaçado, como diversos vídeos registraram. De acordo com diversas pesquisas, Jadue é a figura de oposição da esquerda e centro-esquerda mais bem posicionada em relação à eleição presidencial de 2021.

Em outras cidades do país também ocorreram tanto manifestações como incidentes violentos. Em Coquimbo, 500 quilômetros ao norte de Santiago, um grupo atacou carabineiros com objetos contundentes e incendiaram barricadas, como informou a instituição. Há um ano, os manifestantes violentos queimaram 27 estações de metrô, afetando a mobilidade de dois milhões de pessoas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_