Trump anuncia que proibirá o uso do TikTok nos Estados Unidos
Presidente afirma que tomará a medida diante do temor de que a plataforma seja usada pela inteligência chinesa
O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que proibirá a rede social TikTok nos Estados Unidos depois que as autoridades do país se mostraram preocupadas com a possibilidade de que essa plataforma seja usada pelos serviços de inteligência da China.
Em declarações aos jornalistas no avião presidencial Air Force One, Trump, nesta sexta-feira, disse: “No que se refere ao TikTok, vamos proibi-lo nos Estados Unidos”, acrescentando que tomaria a medida neste sábado por meio de um decreto ou recorrendo a “poderes econômicos de emergência”.
O TikTok é um aplicativo de vídeo popular entre os jovens, cuja casa matriz é a ByteDance, sediada na China, e tem cerca de um bilhão de usuários em todo o mundo.
O jornal The Wall Street Journal e a agência Bloomberg adiantaram que Trump estava planejando anunciar uma ordem para que a ByteDance venda sua propriedade do aplicativo nos EUA, considerando que o serviço poderia ser usado pelos serviços secretos chineses. Outros informes, inclusive um da Fox News, apontaram que a Microsoft estava negociando a aquisição do TikTok, cujo valor poderia atingir várias dezenas de bilhões de dólares.
Funcionários e legisladores norte-americanos manifestaram nas últimas semanas preocupação com a possibilidade de o TikTok ser usado pela China para fins de espionagem, mas a empresa negou qualquer vínculo com o Governo de Pequim.
O aplicativo teve mais de 165 milhões de downloads nos EUA. As autoridades temem que o Governo chinês tenha acesso a dados pessoais de milhões de cidadãos norte-americanos. O próprio secretário de Estado, Mike Pompeo, disse no início deste mês que os Estados Unidos “certamente” estavam considerando “proibir o TikTok. O Pentágono já recomendou em dezembro que os membros do Exército não usassem o aplicativo.
O TikTok se recusou a comentar as declarações do presidente norte-americano. “Estamos confiantes no sucesso a longo prazo do TikTok. Centenas de milhões de pessoas vêm ao TikTok para se divertir e se conectar, inclusive nossa comunidade de criadores e artistas”, declarou.
Nesta semana, a plataforma prometeu garantir um alto nível de transparência, o que inclui permitir revisões de seus algoritmos para assegurar aos usuários e reguladores de que não possa ser usada com outro fim que não o entretenimento. “Não somos políticos, não aceitamos publicidade política e não temos uma agenda política; nosso único objetivo é continuar sendo uma plataforma dinâmica para que todos possam desfrutar dela”, disse o CEO da rede social, Kevin Mayer, em uma postagem nesta semana. “O TikTok se tornou o último objetivo, mas não somos o inimigo”, acrescentou.
Em junho passado, o TikTok ganhou as manchetes depois que centenas de usuários da rede social, bem como adolescentes fãs do gênero de música K-pop, alegaram ter sabotado um comício do presidente Trump em Tulsa, Oklahoma, mobilizando seus usuários a se inscreverem como participantes do evento para fazer com que os organizadores acreditassem que o comparecimento seria muito maior. O evento teve um apelo muito mais modesto do que a campanha do presidente esperava.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.