_
_
_
_
_

Oposição da Venezuela se abre a negociar uma saída eleitoral com o chavismo

Primeira meta é alcançar um acordo, em meio a temores e ceticismo, sobre a composição do tribunal eleitoral

O líder da oposição da Venezuela, Juan Guaidó.
O líder da oposição da Venezuela, Juan Guaidó.Reuters

“Fim da usurpação, Governo de transição e eleições livres.” Mais de um ano depois que Juan Guaidó lançou este ultimato a Nicolás Maduro, o chavismo continua no poder, os protestos sociais perderam fôlego e uma eleição presidencial com as condições da oposição venezuelana é uma miragem. Mas a crise social e política e a renovação do Parlamento, prevista para este ano, levaram as forças da oposição a explorar com o Governo uma via que permita eleger um Conselho Nacional Eleitoral (CNE) mais equilibrado e ir às urnas.

Com prudência e apreensão, se o processo correr bem começará a contagem regressiva para a conquista desse “fato político real” ao qual apelam figuras da oposição como o ex-candidato à presidência Henrique Capriles. Ou seja, uma corrida eleitoral transparente. Se der errado, será a enésima fratura interna entre os que demandam a mudança de regime.

Mais informações
Rosa Sabina Briceno, de 22 años, descansa junto a su bebé en el ambulatorio de Santo Domingo (Las Claritas), después de dar a luz en un taxi. Para llegar hasta el centro ha tenido que viajar más de una hora y media desde su casa.
A febre do ouro na Venezuela miserável encontra o drama da malária
Manifestantes se escudan del rocío de un cañón de agua de la policía que intenta dispersarlos en Santiago, Chile.
Anistia critica repressão a protestos que matou 210 pessoas na América Latina em 2019
Lanchonete no bairro periférico do Petare, na Venezuela.
Maduro busca um balão de oxigênio com uma abertura econômica desordenada

Apesar do discurso público de Guaidó, que, como presidente da Assembleia Nacional oposicionista, mantém a necessidade do enfraquecimento de Maduro para forçar sua saída, e das vozes mais radicais da oposição, que ainda não afastaram uma opção militar, o poder legislativo já deu o primeiro passo. Trata-se da formação de uma comissão que receberá as propostas dos candidatos para ocupar um dos cinco cargos da cúpula do tribunal eleitoral, agora dominada pelos governistas. O objetivo é que haja deputados de todo o espectro político da Assembleia Nacional, incluindo o governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e a recente dissidência da oposição, conforme anunciou o ex-vice-presidente do Parlamento Stalin González, líder do Um Novo Tempo, um dos partidos integrados no grupo de oposição majoritário, o chamado G4, que também inclui a legenda de Juan Guaidó.

González participou das conversações patrocinadas pela Noruega em meados do ano passado para tentar chegar a um acordo para a saída da crise política e social que mantém o país paralisado. Este dirigente, que nunca perdeu o contato com a cúpula do chavismo, é um dos políticos que mais apostam em alcançar um pacto, considerando que a maioria da oposição recorda que o objetivo final continua sendo uma saída eleitoral. “Estamos fazendo todo o possível para chegar a um acordo”, afirmou. “Ceticismo”, porém, é a palavra mais repetida entre seus parceiros.

A enorme desconfiança que provoca na oposição qualquer hipótese de diálogo com o Governo não acabou rompendo, pelo menos por enquanto, os delicados equilíbrios internos. Ao contrário de outras ocasiões, e apesar dos atritos históricos, os diferentes líderes da oposição consultados se aferram em insistir em que há mais unidade do que nunca. Entre os grupos que formam a oposição majoritária (o G4), há dois mais reticentes a um acordo com o chavismo: a Vontade Popular, o partido de Leopoldo López e Guaidó, e o Primeiro Justiça, o majoritário. No entanto, no momento essas formações não planejam intervir para torpedear o processo.

A comissão responsável pela análise dos pedidos de renovação da CNE aguarda o juramento da sessão do plenário da Assembleia Nacional, que de fato se dividiu em 5 de janeiro entre os fiéis a Guaidó e os seguidores do dissidente Luis Parra, expulso por corrupção do partido Primeiro Justiça e punido pelos EUA por se proclamar presidente do Parlamento.

Para além da formalidade do juramento, há um acordo tácito, segundo fontes parlamentares, para abrir a negociação entre o chavismo e a junta administrativa de Guaidó, que continua a ser reconhecido como presidente interino por mais de 60 países. O fato de tudo girar em torno da renovação da CNE não é um detalhe técnico. "Há um otimismo moderado, uma das coisas cruciais para conseguir eleições mais ou menos confiáveis, que tem a ver com a mudança do árbitro", diz Luis Lander, membro da ONG Observatório Eleitoral Venezuelano. "Mudar a cara da CNE permite recuperar alguns níveis de confiança na votação, depois de todas as eleições malfeitas e atropeladas, repletas de irregularidades, realizadas desde 2015."

Em dezembro daquele ano, a oposição venceu as eleições parlamentares, embora o Tribunal Supremo tenha acabado por destituir a Câmara de seus poderes em 2017, o que provocou uma onda de protestos e uma crise institucional que ainda não foi resolvida. Mas, à margem do CNE, o maior debate tem a ver com que tipo de eleições pactuar. Em dezembro devem ser realizadas as legislativas, que o chavismo promove com determinação para tentar tirar do jogo a oposição aglutinada em torno de Guaidó.

Mas a votação que todos os partidos da oposição exigem há anos é a presidencial, depois de rejeitarem, em sua maioria, participar das eleições de 2018, que foram convocadas após fracassadas negociações na República Dominicana. Por isso, defendem supereleições: presidenciais e parlamentares. Aqui reside o maior ponto de atrito interno, já que várias fontes dizem que não se comprometerão com eleições que não incluam uma possível saída de Nicolás Maduro. Se consumada, a oposição ficará dividida e o chavismo garantiria a vitória e com maior legitimidade do que em 2018.

Enquanto isso, Guaidó tenta aumentar a pressão chamando mobilizações nas ruas. Ele fez uma convocação para uma enorme marcha prevista para esta terça-feira, seu primeiro grande movimento no tabuleiro depois de sua turnê internacional. Em seu entorno admitem que não será fácil recuperar a força das manifestações do ano passado. O maior temor, como resumiu um de seus aliados nesta semana, é "que a desesperança nos envolva e se perca a convicção de que uma mudança é possível".

A fórmula 2-2-1, um caminho para eleições transparentes

Para entender o complexo processo de composição do órgão eleitoral venezuelano é necessário levar em consideração que três dos cinco cargos que o compõem são escolhidos entre as propostas apresentadas por organizações da sociedade civil, um sai dos nomes indicados pelas faculdades de Direito do país e o quinto integrante vem dos propostos pelo chamado Poder Cidadão —a Defensoria Pública, o Ministério Público e a Controladoria Geral da República—, controlado por Nicolás Maduro.

A oposição quer garantias de que, se cada parte tiver dois nomes afins, o quinto, independente, seja escolhido de comum acordo (a chamada fórmula 2-2-1) para que não haja uma balança desequilibrado como ponto de partida.

Mudar o árbitro não é, contudo, a única tarefa pendente para conseguir eleições parlamentares transparentes. Há outras questões que precisam ser negociadas. O que mais preocupa algumas figuras relevantes da oposição é quem aprovaria esse hipotético novo CNE. Segundo as fontes consultadas, o chavismo propõe que haja um acordo entre o grupo de Juan Guaidó e o do dissidente da oposição Luis Parra. A recusa é taxativa porque implicaria reconhecer uma dualidade que eles não consideram legítima.

Em qualquer caso, este procedimento tem o desafio de obter a aprovação de dois terços dos membros da Assembleia Nacional: 112 deputados. Atualmente, nem Guaidó, que controla a bancada majoritária, possui esses votos.

Outro aspecto a ser negociado são as garantias de como remover a desqualificação dos principais partidos da oposição e de seus candidatos, caso de Henrique Capriles e Leopoldo López, que permanece na Embaixada da Espanha após ser libertado por militares dissidentes, em 30 de abril no ano passado da prisão domiciliar a que esteve submetido desde julho de 2017. E também a revisão do registro eleitoral e a inclusão de eleitores no exterior, onde já há mais de 4,8 milhões de venezuelanos que migraram em busca de oportunidades e para fugir da crise política e econômica que açoita o país, segundo o cálculo das Nações Unidas.

Para algumas alas da oposição, não deve haver um acordo parcial, mas tudo tem que ser pactuado e, nesse sentido, duvidam que o chavismo aceite. "Ir a eleições sem garantias, para perdê-las, como aconteceu nas de governadores em 2017, é suicídio", lembrou um líder da oposição nesta semana. Em novembro, uma pesquisa realizada pela Delphos revelou que apenas 57,9% dos venezuelanos pretendiam votar.

A disposição parece ter melhorado com o início do ano, assim como a avaliação de Guaidó. Uma pesquisa da Datanálisis, de fevereiro, encomendada pela Bloomberg, indica que 82,6% dos venezuelanos dizem que a oposição deveria participar das eleições parlamentares. No entanto, 40,6% desejam eleições legislativas e presidenciais, enquanto 40,3% só querem eleições presidenciais em 2020.

Com informações de Florantonia Singer.


Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_