_
_
_
_
_

Ativista do Reddit adverte a Wall Street: “É uma guerra de classes, estou disposto a perder o que investi”

Membros do fórum incentivam a continuidade da sua luta após imporem prejuízos bilionários a grandes fundos em ação orquestrada para impulsionar a rede de videogames GameStop

Álvaro Sánchez
Operadores de Wall Street na sexta-feira passada.
Operadores de Wall Street na sexta-feira passada.Nicole Pereira (AP)
Mais informações
Exterior de una tienda de GameStop.
Rebelião de investidores amadores coloca Wall Street contra as cordas
(FILES) In this file photo taken on August 06, 2020, Francis Stallings tapes signs to her car before participating in a caravan rally down the Las Vegas Strip in support of extending the $600 unemployment benefit in Las Vegas, Nevada. - New applications for US unemployment benefits fell more than expected last week as President Joe Biden took office, but remain distressingly high months after the Covid-19 pandemic began, according to government data released on January 28, 2021. (Photo by Bridget BENNETT / AFP)
Economia dos EUA sofre em 2020 a maior queda desde a Segunda Guerra Mundial
FILE PHOTO: A Wall Street sign is pictured outside the New York Stock Exchange in the Manhattan borough of New York City, New York, U.S., October 2, 2020. REUTERS/Carlo Allegri/File Photo
Uma legião de usuários do Reddit faz fundos de Wall Street perderem bilhões

“Pode me chamar de Henry”, diz, ao final de uma conversa no chat do fórum Reddit, um dos jovens que têm dedicado suas manhãs e tardes a estimular compras de ações da GameStop e de outras empresas assediadas pelos grandes fundos de investimento oportunistas de Wall Street. Morador de Londres, 23 anos, recém-formado em marketing e empregado “com salário” em uma start-up tecnológica, Henry não é um recém-chegado atraído pela nova narrativa épica do apelo a fileiras de pequenos investidores que se unem para deixar os fundos abutres sem um centavo. Ele está desde 2017 no subfórum WallStreetBets (“apostas de Wall Street”) e conhece muitos de seus membros. “A maioria é de pessoas na faixa dos 20 anos que enfrentam o pior mercado de trabalho em um século. Não me surpreende que assumam riscos extras para levar dinheiro para casa”, comenta.

No caso dele, esses riscos não são quantitativamente muito elevados, embora somem uma boa parte de sua conta bancária. Como mostra a captura de tela de seus movimentos, ele investiu quase 2.000 dólares, ou 20% de suas economias, em ações da cadeia de lojas de videogames GameStop, depois de já ter feito o mesmo na tecnológica BlackBerry e na rede de produtos domésticos Bed Bath & Beyond, todas elas muito castigadas pelos fundos de hedge no passado e agora catapultados pela onda de compras dos pequenos investidores. Sua concepção do conflito exala um idealismo que chama a atenção por aparecer associado ao mercado de ações, habitualmente implacável e individualista. “No começo era uma questão de dinheiro, agora é uma questão de destruir os especuladores. Não acredito que a maioria das pessoas neste grupo do Reddit se preocupe com o dinheiro. Tem gente que ganhou milhões de dólares e está disposta a perder tudo para mandar uma mensagem.”

Nem todos os que investiram nesse punhado de ações estão dispostos a se imolarem por uma causa. Ganhar dinheiro continua sendo a principal motivação para boa parte dos pequenos investidores, embora se alegrem com o golpe imposto de passagem aos fundos abutres. O usuário DeepFuckingValue foi o protótipo do herói popular entre os usuários do fórum, compartilhando a cada certo tempo os extratos de contas que não paravam de crescer, até superar os 30 milhões de dólares, puxadas pelas compras dos pequenos investidores e também dos fundos de hedge que, ao verem seu dinheiro virar fumaça, se apressaram em adquirir as ações para fechar suas posições, provocando um efeito bola de neve – o chamado short squeeze – que levou os papéis da GameStop a subirem mais de 1.600%.

Como tudo começou? “São apenas milhões de pessoas falando da mesma coisa. Uma espécie de histeria coletiva, por assim dizer”, afirma Henry. A existência de um inimigo comum (os grandes fundos oportunistas) e de um propósito único (destruí-los) estreitou os vínculos de uma comunidade, a do WallStreetBets, na qual agora todos querem entrar. Em poucos dias, passaram de menos de dois milhões de usuários para quase oito milhões, acrescentando dinheiro fresco com potencial para continuar essas investidas acionárias que já custaram bilhões de dólares aos fundos de hedge. Não se trata apenas de ideologia e cobiça. Entre seus membros há quem afirme estar se arriscando por razões pessoais mais urgentes. “Agora posso assinar um cheque para a minha mãe e pagar o tratamento da doença de Lymes da minha irmã. Este foi um ano muito duro, mas estou muito grato a cada um de vocês”, diz uma das mensagens mais comentadas, acompanhada de um gráfico com uma curva vertical e uma cifra: 64.153,37 dólares, um pouco mais de 350.000 reais.

Henry, cujo pseudônimo no fórum é Ozymandias, um tributo ao soneto do poeta romântico inglês Percy Bysshe Shelley “sobre como o poder absoluto corrompe”, se diz disposto a tudo. “Trata-se de enviar uma mensagem. Estou preparado para perder o que investi. Neste ponto é quase uma guerra de classes.” Seu ressentimento contra Wall Street tem uma data gravada a fogo: a do começo da crise das hipotecas subprime. “Meus pais perderam nossa casa em 2008 porque Wall Street brincou com a economia. Eles se deram bem, foram resgatados, e estamos aqui contra-atacando.”

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Para alguns, os usuários do Reddit são ludópatas mergulhados numa guerra que não podem ganhar. As ações tendem a recuperar seu valor real. E novos fundos especuladores podem ver nesse preço desmesurado das ações, inflado artificialmente a ponto de gerar bolhas à vista de todos, uma oportunidade simples de ganhar muito dinheiro apostando na sua queda. O risco reside na imprevisibilidade do rival. Ninguém sabe quanto os pequenos investidores aguentaram nessa queda de braço, e entrar no mercado na hora errada pode custar caro.

Quando em 2011 o movimento Occupy Wall Street encheu as ruas de jovens irritados com os excessos das elites financeiras, cheios de cartazes e slogans, os senhores do universo, como o escritor Tom Wolfe se refere a eles em A Fogueira das Vaidades, mal se alteraram, e o protesto acabou se diluindo sem que os traders levantassem a vista dos seus gráficos. Em janeiro de 2021, a autoproclamada dissidência de Wall Street está desembestada, sem líderes, com integrantes que se descrevem como degenerados, autistas e retardados. E com um lema que revela a temerária atitude com que empenham suas economias: YOLO – sigla em inglês da frase “you only live once”, só se vive uma vez. Nos escritórios, já não dá mais para fechar a janela e abafar os gritos. Eles estão nos seus gráficos, especulando contra os especuladores.

“Todos vocês, autistas americanos, precisam abandonar Robinhood [a ferramenta para executar ordens de compra] e comprar na segunda-feira. Mantivemos as linhas durante dois dias para vocês na Europa, mas este é um esforço coletivo. É uma guerra! Aproveite o fim de semana para mudar de corretora. Precisamos de mais pressão das compras. Não deixaremos que eles ganhem! Envie esta mensagem acima. Nossos camaradas americanos precisam ver isto!”, brada Henry no fórum.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_