_
_
_
_
_

“A moda era dizer que o Estado deveria fazer menos na economia. Agora é o pêndulo oposto”

Barry Eichengreen, professor da Universidade de Berkeley e uma das principais cabeças atuais da economia, alerta para uma recuperação em W, e não em V, se houver mais surtos: “A recuperação pode ser mais bem prevista por um epidemiologista”

Ignacio Fariza
Barry Eichengreen, professor de Economia e Política na Universidade de Berkeley (EUA).
Barry Eichengreen, professor de Economia e Política na Universidade de Berkeley (EUA).

Barry Eichengreen (68 anos) é filho de sobreviventes do Holocausto, professor de Economia e Política da Universidade de Berkeley e uma das melhores cabeças econômicas de nossos dias. Muito crítico em relação à austeridade imposta pela Alemanha na crise anterior —"não aprendemos nada com os anos trinta?", perguntou na época—, seus pontos de vista se tornaram então a coisa mais parecida com um manual do que se deveria fazer e não foi feito (ou foi feito tarde). Hoje, alerta por escrito para o risco de uma saída em falso (ou em W) da crise se os surtos de covid-19 se intensificarem ou, principalmente, se os estímulos forem retirados antes do tempo. E alerta para uma mudança de paradigma na economia depois de várias décadas em que o discurso dominante pedia Estados tão pequenos quanto possível. A pandemia movimentou o pêndulo.

Mais informações
Clientes de un centro comercial en Beijing, China, sometiéndose a un control antes de acceder.
China encara a fatura econômica de vencer o vírus
Brooklyn (United States), 30/04/2020.- People wait in a block-long line to pick up food at the Masbia of Flatbush food pantry in Brooklyn, New York, USA, 30 April 2020. The number unemployed people in the United States is rising, with the estimated total as of today over 30 million, as the national economy is impacted by the coronavirus COVID-19 pandemic. (Estados Unidos, Nueva York) EFE/EPA/JUSTIN LANE
Desemprego nos EUA chega a 14,7%, o mais alto em 70 anos
AME5639. QUITO (ECUADOR), 31/07/2020.- Un habitante de calle duerme sin tapabocas mientras militares y policías ecuatorianos patrullan por las calles para contener la aglomeración de personas y detectar las actividades no autorizadas dada la pandemia COVID-19, este viernes en Quito (Ecuador). Las autoridades de Quito continúan sus esfuerzos en el sur de la ciudad para contener la curva de contagios en la capital ecuatoriana, que ya suma 13.342 positivos. EFE/José Jácome
América Latina viverá a recessão “mais abrupta da história”, alerta Cepal

Pergunta. Sua primeira impressão, ainda durante o confinamento, foi que a recuperação seria em forma de V alongado, como o logotipo da Nike. O senhor a mantém?

Resposta. Aprendemos que a forma da recuperação dependerá do curso do vírus, e isto é algo que um epidemiologista pode prever melhor do que um economista. Se continuar contido na Europa e na Ásia, e nos EUA ficar sob controle, podemos continuar antecipando uma recuperação em forma de V da Nike. Se houver novos surtos no hemisfério norte, será em W. Estamos diante de uma crise muito diferente de qualquer outra.

P. No início temeu-se por um grande choque de oferta, mas no final esses temores foram sendo reduzidos.

R. Algumas atividades que tiveram de fechar recomeçaram depois: na Europa porque o vírus foi contido e nos Estados Unidos porque tanto a Casa Branca como alguns Estados decidiram que podia ser ignorado. Mas outras atividades, nem tanto... Continuo pensando que o dano na oferta será sério e duradouro, principalmente nos setores em que a capacidade se tornou redundante: pensemos nos aviões estacionados, nos edifícios de escritórios vazios ou nos centros comerciais desertos. A produtividade sofrerá.

P. Ao contrário do que aconteceu depois da crise financeira, a resposta fiscal e monetária foi muito mais rápida e contundente. Praticamente desde o minuto zero. Aprendemos a lição?

R. As lições aprendidas em 2008 e 2009, tanto com as medidas bem-sucedidas quanto com os erros cometidos, ajudaram para que a resposta da política fosse construtiva desta vez. Eu acrescentaria, no entanto, duas observações. Primeira, que o risco moral não foi um problema desta vez, ao contrário de então, quando houve resistência a intervir no sistema financeiro com o argumento de que os bancos tinham provocado a crise e que a intervenção pública só recompensaria seu mau comportamento. Considerações desse tipo foram irrelevantes nesta ocasião. Segundo, que ainda há muita margem para se equivocar se a perspectiva de uma retirada antecipada dos apoios fiscais ainda estiver no horizonte.

P. Mas a diferença na resposta dos bancos centrais e dos Governos é notória. Particularmente no caso europeu, onde foi criado um fundo de recuperação inédito que, além disso, pavimenta o caminho para uma verdadeira mutualização da dívida.

R. Muita gente perguntava com razão: se a Europa não pode responder coletivamente a uma crise dessa magnitude e natureza, o que há de bom na União Europeia, afinal? Mas não deveríamos considerar garantida a sorte na forma de uma liderança com visão de futuro: se [Emmanuel] Macron e [Angela] Merkel não tivessem dado um passo à frente, as coisas poderiam muito bem ter sido diferentes. É algo que se repete na história europeia moderna: pensemos, se não, no papel de [François] Mitterrand e [Helmut] Kohl no nascimento da união monetária...

P. Como o senhor avalia o papel do FMI e do Banco Mundial na crise? Muitas vozes apontam para a coordenação internacional como a grande ausente desta vez.

R. Sou particularmente crítico em relação ao papel do FMI. Pediu aos credores privados que reestruturassem as dívidas dos países de renda baixa e média afetados pela pandemia, mas terceirizou o problema da reestruturação da dívida privada para o Instituto de Finanças Internacionais, o lobby da indústria de serviços financeiros. Seus documentos se leem como se tivessem sido escritos pelos próprios fundos de cobertura e pelos bancos de investimento: algo que, é claro, aconteceu.

P. Existe uma assimetria transatlântica enorme na forma de enfrentar a crise: enquanto a maioria dos países europeus optou por conter o golpe sobre os trabalhadores com ERTE, furloughs e outros esquemas de manutenção temporária do emprego, os EUA deixaram de fazer ao mercado.

R. Quando se comparam as taxas de desemprego [pós-confinamento], fica claro que os EUA têm muito a aprender. Mas a abordagem europeia também tem problemas: leva as empresas que vão ter de reduzir seu tamanho e os trabalhadores que vão ter de se formar para trabalhar noutros setores a atrasar esses processos. Nem todos os comissários de bordo voltarão a trabalhar. E alguns deles deveriam estar se capacitando para se dedicar, por exemplo, à atenção médica domiciliar. Este último processo parece avançar mais rápido nos EUA, dada a estrutura dos nossos programas de mercado de trabalho e a ausência desses programas [de manutenção do emprego].

P. Esta crise mudará o paradigma econômico?

R. Vivemos um longo período, desde [Ronald] Reagan e [Margaret] Thatcher, em que estava na moda dizer que o Estado deveria fazer menos no campo econômico. Agora, o pêndulo certamente se movimentará na direção oposta.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_