_
_
_
_
_

Mar Cáspio, maior lago do mundo, está a caminho de secar

Mar Cáspio perderá até um terço de sua área por causa da evaporação causada pela mudança climática

Imagem espacial mostra o Cáspio parcialmente coberto por nuvens. À direita, o que resta do Aral, fragmentado em duas partes.
Imagem espacial mostra o Cáspio parcialmente coberto por nuvens. À direita, o que resta do Aral, fragmentado em duas partes.NASA
Mais informações
António Guterres
António Guterres: “Estamos em guerra com a natureza e é preciso fazer as pazes”
In this photo provided by the New York Stock Exchange, Robert Charmak, foreground, works with fellow traders on the floor, Friday Dec. 4, 2020. U.S. stocks are ticking higher and heading back toward record highs on Friday, despite discouraging data detailing how much damage the deepening pandemic is doing to the job market. (Courtney Crow/New York Stock Exchange via AP)
O que significa a água começar a ser cotizada no mercado de futuros de Wall Street?
Árvores mortas no Rio Xingu.
Eliane Brum | Como pode uma empresa controlar a vida e a morte?

Uma das maiores catástrofes ambientais do século XX foi o quase total desaparecimento do mar de Aral. A do século XXI pode ser a dessecação do maior lago do planeta. Um grupo de cientistas alerta que o mar Cáspio poderia perder até um terço de sua superfície até 2100. No primeiro caso, a origem do desastre foi a política agrária da antiga União Soviética e das repúblicas sucessoras. No segundo, é a mudança climática que está evaporando mais água do que chega dos rios.

O Cáspio, uma das fronteiras naturais entre a Ásia e a Europa, vem perdendo água desde a década de 1970. O ritmo da redução, entretanto, era de um ou dois centímetros por ano. Parecia uma perda aceitável em um enorme lago de 371.000 km², uma área ligeiramente superior à do Mato Grosso do Sul. Mas um grupo de pesquisadores holandeses e alemães comprovou que o ritmo de dessecação se acelerou para seis ou sete centímetros por ano e aumentará ainda mais nas próximas décadas.

“Nosso modelo prediz uma redução de nove metros no nível do mar Cáspio em um cenário de emissões [do CO2] intermediário, e de 18 metros em um cenário de altas emissões até o final do século”, diz Matthias Prange, pesquisador da Universidade de Bremen (Alemanha) e coautor deste estudo sobre a evolução desse lago salgado. Medindo pela área que ficou seca, no primeiro caso o Cáspio perderia 23% de sua superfície, diz o estudo. No segundo, o mais provável se não se cumprirem os Acordos de Paris sobre a mudança climática, 34% deste mar desapareceria.

As zonas mais afetas estão no norte e leste (em vermelho), onde o mar Cáspio tem pouca profundidade.
As zonas mais afetas estão no norte e leste (em vermelho), onde o mar Cáspio tem pouca profundidade.Universidad de Utrecht

A água do Cáspio depende de três fatores principais: o rio Volga responde por 90% do seu volume hídrico. Outra contribuição significativa é a das precipitações de inverno. Do outro lado da equação estão as perdas por evaporação quando o termômetro sobe. Dos três, o que está mudando é a temperatura, mostra o estudo, publicado na revista científica Communications Earth and Environment.

“No caso do mar Cáspio, o efeito da evaporação é, de longe, o mais importante”, afirma Prange. De fato, tudo indica que as precipitações invernais na parte norte da bacia do Volga deverão crescer. “Portanto, o caudal do rio e seu despejo no mar Cáspio podem aumentar ligeiramente no futuro. Entretanto, o maior efeito da evaporação do lago levará à diminuição projetada do nível do mar”, completa.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Ocorre aqui um fenômeno aparentemente paradoxal: enquanto o aquecimento provoca um aumento do nível nos oceanos, devido ao degelo dos polos, ele reduzirá o volume de mares interiores e grandes lagos pelo próprio efeito do aumento de temperaturas.

Os autores não acreditam que as situações do Aral e do Cáspio sejam comparáveis. O primeiro, do qual restam menos de 10%, fragmentado em dois pequenos mares inviáveis, está condenado. Ao segundo ainda restaria, no pior dos casos, 66% de sua área, e com profundidades de até 1.000 metros. Mas a perda de apenas um terço pode transformá-lo em um mar morto do ponto de vista biológico.

“Inicialmente não afetará muito as zonas mais profundas, mas, no final, a queda do nível do mar provocará três efeitos que poderiam desencadear anoxia [ausência de oxigênio] também nas profundidades”, adverte o geólogo Frank Wesselingh, da Universidade de Utrecht (Países Baixos), coautor do estudo. A menor quantidade de gelo disponível e o oxigênio nele contido, a concentração excessiva de nutrientes trazidos pelos rios e o aumento das temperaturas “criam condições perfeitas para privar as áreas mais profundas do Cáspio dos seus níveis de oxigênio (já naturalmente baixos) e poderiam acabar com toda a vida”, conclui.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_