_
_
_
_
_

Johnson & Johnson interrompe testes da sua vacina contra covid-19 após um participante adoecer

Provas clínicas em 60.000 pacientes foram paralisadas devido a uma “enfermidade inexplicável” em um voluntário. A empresa já havia sido autorizada a começar a fase 3 do estudo no Brasil

Oriol Güell
A fachada da sede da Johnson & Johnson em Irvine, na Califórnia.
A fachada da sede da Johnson & Johnson em Irvine, na Califórnia.MARK RALSTON (AFP)

A norte-americana Johnson & Johnson deteve temporariamente os testes clínicos da sua vacina contra a covid-19 porque um dos participantes do estudo adoeceu, conforme confirmado pela empresa. Os estudos da vacina foram iniciados pela subsidiária Jansen-Cilag no final de julho nos Estados Unidos e na Bélgica, e a fase 2 de testes já havia avançado para outros países, como a Espanha. A empresa anunciou no final de setembro que iniciaria a fase 3 de sua candidata, chamada de Ad26.COV2.S, também no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, África do Sul e Estados Unidos.

Desde junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já autorizou ensaios clínicos das vacina da AstraZeneca-Oxford (Reino Unido); Sinovac Biotech (China), em parceria com o Instituto Butantan; BioNTech (Alemanha) e Wyeth / Pfizer (Estados Unidos). No Brasil, o estudo da Johnson & Johnson tem previsão de recrutar 7.000 voluntários em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Norte.

Mais informações
Coronavírus
Doria amplia rede de testes da vacina chinesa, mas pode ter que lidar com gargalo de voluntários
A worker works inside a lab at the SinoVac vaccine factory in Beijing on Thursday, Sept. 24, 2020. SinoVac, one of China's pharmaceutical companies behind a leading COVID-19 vaccine candidate says its vaccine will be ready by early 2021 for distribution worldwide, including the U.S. (AP Photo/Ng Han Guan)
Por dentro do Sinovac, laboratório chinês parceiro do Butantan que está no centro da corrida pela vacina
El médico británico Jeremy Farrar, director del Wellcome Trust.
“Se vacinarmos 20% ou 30% da população de cada país poderemos voltar à normalidade”

“Detivemos temporariamente a administração de novas doses em todos os nossos ensaios clínicos da vacina contra a covid-19, incluindo o ensaio de fase 3, devido a uma enfermidade inexplicável em um participante do estudo”, disse a companhia em nota, acrescentando que “os efeitos adversos, também os graves, são parte de qualquer estudo clínico, especialmente dos maciços” ― algo que já se viu recentemente na corrida da sua concorrente, a vacina candidata da Universidade de Oxford e do laboratório AstraZeneca.

A pausa implica o fechamento do sistema de inscrição on-line para o teste clínico de 60.000 pacientes, enquanto é convocado o comitê independente de segurança do paciente. “Devemos respeitar a privacidade do participante. Também estamos aprendendo mais com a doença do voluntário, e é importante ter todos os fatos antes de compartilharmos informações adicionais”, informou a Johnson & Johnson em seu comunicado.

A companhia norte-americana lançou em setembro o ensaio em fase 3 do seu protótipo, que se baseia em um adenovírus do resfriado, modificado com informação genética do novo coronavírus. Segundo o laboratório, essa formulação exige a administração de apenas uma dose, frente às duas injeções necessárias nas imunizações preparadas por seus competidores nesta corrida por obter o antídoto contra o coronavírus SARS-Cov-2.

Depois de serem testadas em animais, todas as vacinas experimentais precisam superar três fases de ensaios em humanos. Na primeira, são descartados efeitos graves. Na segunda, trata-se de confirmar a segurança da imunização, estudar a reação imunológica e ajustar as doses. E é na terceira quando cabe demonstrar a eficácia e segurança em testes com dezenas de milhares de participantes. A Johnson & Johnson freou também esta última etapa.

A Comissão Europeia mantém um acordo preliminar de compra de 200 milhões de doses da Johnson & Johnson, 300 milhões da candidata da Oxford/AstraZeneca; 300 milhões da francesa Sanofi e da britânica GSK; 225 milhões da alemã Curevac; 200 milhões da BioNTech e Pfizer; e 80 milhões da Moderna.

Políticos de todo o mundo prometeram ter uma vacina antes do final do ano, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi mais cautelosa. De fato, se ela for lançada em 2021 já seria, com muita diferença, a vacina mais rápida jamais desenvolvida. A OMS calcula que em meados de 2021 a vacina começará a estar disponível para grupos de risco, mas só em 2022 será possível iniciar a vacinação maciça.

Aviso aos leitores: o EL PAÍS mantém abertas as informações essenciais sobre o coronavírus durante a crise. Se você quer apoiar nosso jornalismo, clique aqui para assinar.

Siga a cobertura em tempo real da crise da covid-19 e acompanhe a evolução da pandemia no Brasil. Assine nossa newsletter diária para receber as últimas notícias e análises no e-mail.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_