_
_
_
_

Dose de reforço da vacina contra a covid-19 é ampliada para toda a população adulta

Ministro da Saúde também anunciou a redução de seis para cinco meses do intervalo para o reforço. Brasil ultrapassou os Estados Unidos em taxa de vacinação completa

Uma mulher recebe a vacina contra a covid-19 em São Paulo.
Uma mulher recebe a vacina contra a covid-19 em São Paulo.Sebastiao Moreira (EFE)
Beatriz Jucá

Aviso aos leitores: o EL PAÍS mantém abertas as informações essenciais sobre o coronavírus durante a crise. Se você quer apoiar nosso jornalismo, clique aqui para assinar.

O Ministério da Saúde anunciou que ampliará a dose de reforço da vacina contra a covid-19 para todos os brasileiros com 18 anos ou mais de idade. Também informou que, a partir de agora, o intervalo para a dose de reforço será reduzido de seis para cinco meses após o fim da imunização completa. Antes, a dose de reforço estava autorizada apenas para a população idosa, para imunossuprimidos e para profissionais de saúde. “Temos doses suficientes para garantir que essas vacinas cheguem tempestivamente a todas as 38.000 unidades básicas de saúde do Brasil”, afirmou o ministro Marcelo Queiroga, durante o anúncio.

A decisão acontece no momento em que o Brasil ultrapassa os Estados Unidos em taxa de vacinação completa contra a covid-19. Dados compilados pela plataforma Our World in Data mostram que 59,8% dos brasileiros já estavam com o esquema vacinal completo contra o coronavírus. Já o índice dos Estados Unidos chegou a 57,6%.

O ministro Marcelo Queiroga mencionou o marco durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira e celebrou o atual momento da pandemia. Mesmo assim, técnicos da pasta destacaram que tudo pode mudar e que o momento ainda é de prudência. “Temos que avançar ainda mais para que não aconteça o que está acontecendo em alguns países da Europa”, argumentou Queiroga. A Alemanha, por exemplo, considera implantar novas medidas restritivas para a população não vacinada diante do aumento de casos. Em Amsterdã, autoridades decidiram frear os preparativos para as festas de réveillon diante do recrudescimento da pandemia. Já a França voltou a exigir o uso de máscaras nas escolas.

O Ministério da Saúde também prepara uma campanha de vacinação para estimular que as pessoas aptas a tomar a segunda dose busquem os postos de saúde e, assim, completem o esquema vacinal e fiquem de fato protegidas contra o vírus. Segundo a secretária Extraordinária de Enfrentamento à covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Melo, mais de 21 milhões de pessoas estão aptas no país a receber a segunda dose, ainda sem atraso. E, do público que mais tem apresentado dificuldade de voltar para completar o esquema, estão jovens de 25 a 34 anos. Para ela, os motivos para isso são múltiplos e envolvem desde o medo dos efeitos adversos à questão econômica, com muita gente voltando a trabalhar e sem conseguir ir até o posto. “Temos discutido com Conass e Conasems para tentar diminuir este quantitativo”, afirmou. “Para o indivíduo garantir a sua imunidade, ele precisa tomar o imunizante conforme estabelecido”, acrescentou.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_