Montserrat Domínguez: “Equilibrar nossos medos com a necessidade de contar a pandemia foi um desafio”

Jornalista do EL PAÍS relata como os repórteres e cinegrafistas desempenham seu ofício durante o coronavírus

Montserrat Domínguez.

“Nada tinha nos preparado para um desafio sanitário, econômico, social, humano e científico de primeira magnitude como o que vivemos e estamos vivendo nos últimos meses, porque, além disso, era um desafio absolutamente global”, relata Montserrat Domínguez, responsável pelo projeto de áudio do EL PAÍS.

Enquanto o coronavírus se espalhava por todo o mundo e os governos pediam aos seus cidadãos que se fechassem o máximo possível, os jornalistas precisaram continuar saindo à rua e enfrentando seus próprios medos para informar o público. “Havia um componente de risco também para nossos colegas”, recorda, citando um repórter que, quando voltava do hospital, tomava banho e jogava a roupa fora por medo de contagiar a sua família. “Equilibrar isso, nossos medos, com a necessidade que tínhamos de contar o que estava acontecendo, de ir até o final, até o último leito hospitalar, encontrar as pessoas que estavam lutando na linha de frente foi um desafio de primeira magnitude”, reconhece Domínguez.

Mais informações
Carla Jiménez, directora de EL PAÍS Brasil.
Carla Jiménez: “Vivemos um momento em que é preciso coragem para se posicionar”

Através dos podcasts que coordena, a jornalista não só tentou transmitir informação como também aproximar o processo que os repórteres faziam: “Você liga para uma fonte, ela conta uma coisa, mas você intui que aquilo é cascata, precisa checar todo esse processo; é bom que nossos leitores saibam, e é muito mais habitual que surja de uma maneira espontânea e orgânica nos podcasts”. Domínguez se mostra grata com a resposta “tão maciça e generosa” dos assinantes: “É como se eles estivessem lançando uma mensagem nítida de seguir em frente: ‘Vocês estão mandando bem. Vocês conseguem’”.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS