_
_
_
_

A íntegra da transcrição da reunião entre Bolsonaro e os ministros, que teve sigilo retirado pelo STF

Em reunião com equipe ministerial, presidente xinga governadores de São Paulo e do Rio, diz que quer o “povo todo armado”, enquanto ministro da Educação defende prisão de “vagabundos do STF”. Leia a íntegra da transcrição da conversa, divulgada pelo Supremo Tribunal Federal

Reprodução da transcrição da reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e sua equipe de Governo.
Reprodução da transcrição da reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e sua equipe de Governo.Reprodução/STF

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a quebra de sigilo da reunião entre o presidente que Jair Bolsonaro e seus ministros, que ocorreu em 22 de abril, e divulgou um arquivo com a transcrição completa dos diálogos, citados pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro como prova de que Bolsonaro tentou interferir na direção da Polícia Federal para proteger sua família. Na reunião, o presidente xinga os governadores de São Paulo e do Rio de Janeiro ―a quem chama de “bosta" e estrume"―, ataca a imprensa e defende o armamento da população. “Eu estou armando o povo porque não quero uma ditadura”, diz. "Quero todo mundo armado. Povo armado jamais será escravizado”, afirma. Em outro momento, Bolsonaro sugere que os seus ministros ignorem os jornalistas: “A questão da imprensa. Eu acho que eu resumi hoje na frente do Palácio [da Alvorada] em vinte segundos: “Eu não vou falar com vocês, porque vocês não deturpam, vocês inventam, e potencializam.”

Estas e outras declarações de Bolsonaro e de seus ministros foram transcritas e divulgadas pelo STF, que divulgou a íntegra da reunião com uma nota explicativa: "Como a presente transcrição é focada em explicitar o conteúdo semântico das falas dos diálogos captados, não foram necessariamente detalhados ou apontados outros eventos acústicos como música de fundo, som proveniente de radiodifusão sonora e ruídos provenientes de manipulação de objetos, conversas paralelas sobre outros assuntos, por não possuírem pertinência com o objetivo da presente pericia.”, explica a Corte, em documento.

São 75 páginas de documento com a transcrição dos diálogos que ocorreram na reunião ministerial de 22 de abril, em Brasília, e informações explicativas do STF sobre as falas transcritas.

Leia a íntegra da transcrição da reunião entre Bolsonaro e os ministros

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_