_
_
_
_
_

Incêndio criminoso em estúdio de ‘anime’ mata mais de 30 pessoas no Japão

Um homem atirou líquido inflamável na sede da produtora de animação Kyoto Animation em Kyoto. Outras 40 pessoas ficaram feridas

Os bombeiros trabalham no incêndio no edifício da Kyoto Animation.
Os bombeiros trabalham no incêndio no edifício da Kyoto Animation.AP

Pelo menos 33 pessoas morreram e 40 ficaram feridas nesta quinta-feira por causa de um incêndio criminoso no Kyoto Animation, um dos mais conhecidos estúdios de animação do Japão, segundo bombeiros da cidade. Um porta-voz dos bombeiros disse à agência France Presse que “12 pessoas com parada cardíaca foram encontradas no térreo e primeiro andar” do edifício de três andares. “Há 10 pessoas inconscientes e sem sinais vitais”, acrescentaram os bombeiros, quem continuam resgatando corpos do edifício onde 70 pessoas trabalhavam no momento do incêndio.

Mais informações
Japão sai à caça de 227 baleias depois de 30 anos de moratória
Homem armado com faca no Japão mata um adulto e uma menina
Máfia japonesa promete moderação na Olimpíada Tóquio 2020

Pelo menos 35 caminhões de bombeiros trabalharam no local do incêndio, que já foi controlado. No entanto o número de vítimas ainda pode aumentar. “É preciso retirar os escombros caídos, e pode ser que encontremos mais [gente]”, afirmou um bombeiro.

O incêndio começou às 10h30 desta quinta-feira (22h30 de quarta em Brasília) quando um indivíduo de 41 anos e identidade não revelada entrou nos estúdios da Kyoto Animation e espalhou um líquido inflamável, por uma razão ainda desconhecida. Segundo um depoimento exibido pela TV pública NHK, o suposto responsável disse “vocês vão morrer”. Outras testemunhas declararam, entretanto, que escutaram duas explosões fortes, segundo a AFP. Veículos de comunicação locais, citados pela rede britânica BBC, noticiaram que a polícia encontrou várias facas no local. O primeiro-ministro Shinzo Abe enviou suas condolências às vítimas através de sua conta do Twitter.

O responsável é um homem de 41 anos, que também ficou ferido e está sob custódia policial em um hospital, à espera de ser interrogado pelas forças de segurança da cidade, de 1,4 milhão de habitantes. Ele confessou às autoridades ser o autor do crime. De acordo com testemunhas, ele foi visto comprando 40 litros de gasolina em um posto a poucos quarteirões do estúdio.

A Kyoto Animation, com 160 funcionários, foi criada em 1981 e produz filmes de cinema e séries de anime para a televisão, baseados nos quadrinhos mangás. Entre suas produções se encontra a série K-ON!! e A Melancolia de Haruhi Suzumiya. Segundo a BBC, já teve início uma campanha de crowdfunding para as vítimas e para o próprio estúdio, chamada Help KyoAni Heal (“ajude a curar a KyoAni”) que arrecadou 50.000 dólares (188.200 reais) em apenas uma hora.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_