_
_
_
_
_

Merkel sofre o terceiro episódio de tremores em menos de um mês

Chanceler alemã teve convulsões visíveis durante a visita do primeiro-ministro finlandês

Imagem da gravação em que a chanceler começa a sofrer o tremor.
Imagem da gravação em que a chanceler começa a sofrer o tremor.REUTERS
Mais informações
Merkel perde o controle da Europa
Vídeo Merkel volta a sofrer tremores durante um ato oficial em Berlim
Partidos alemães se unem e derrotam extrema direita que estava à frente em eleição local

A chanceler alemã Angela Merkel voltou a sofrer em público um ataque de tremores enquanto ouvia o hino nacional alemão durante a recepção com honras militares ao primeiro-ministro finlandês Antti Rinne, na sede do Governo alemão. As imagens captadas pelas câmeras de televisão mostraram a chanceler sofrendo convulsões durante mais de um minuto.

Um porta-voz disse minutos após o episódio que Merkel está bem e que as conversas com o primeiro-ministro finlandês continuaram como estava previsto. Ela disse na conferência de imprensa: “As pessoas não precisam se preocupar comigo”, apontou, “tenho certeza de que estou em forma para o trabalho”. Momento em que atribuiu os tremores a um processo de recuperação que começou depois do primeiro ataque.

É a terceira vez em menos de um mês que Merkel tem convulsões visíveis, o que levantou novamente questionamentos sobre seu estado de saúde. Depois do último episódio, em 27 de junho, a chanceler continuou com sua agenda, incluindo uma viagem ao Japão para participar da cúpula do G20. O primeiro ataque aconteceu no dia 18 do mesmo mês de junho, durante a visita do presidente ucraniano, Volodímir Zelenski, à Alemanha. Na ocasião, Merkel também prosseguiu com os atos oficiais marcados para aquele dia.

“Quando Angela Merkel treme, toda a União treme”, escreveu o jornalista Stephan-Andreas Casdorff no jornal Tagesspiegel sobre aquela que foi um pilar da política europeia na última década. A chanceler, da qual não se conhece nenhuma doença grave e que é praticante de caminhadas, completará 65 anos no dia 17 de julho. Chegou ao poder em 2005 e foi reeleita para um quarto mandato nas eleições gerais de 2017. Merkel anunciou em outubro que este será seu último mandato –termina oficialmente em 2021.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_