Merkel volta a sofrer tremores durante um ato oficial em Berlim
Chanceler alemã mantém sua agenda e embarca nesta quinta para a cúpula do G-20 no Japão
A chanceler alemã, Angela Merkel, voltou a sofrer tremores durante um ato oficial nesta quinta-feira em Berlim, segundo a agência de notícias alemã DPA e a agência Reuters. O corpo de Merkel começou a tremer nesta manhã durante a despedida da ministra da Justiça e a recepção à sua sucessora, no palácio presidencial da capital.
Nas imagens divulgadas pelas edições digitais de jornais alemães, pode-se ver Merkel tremendo, enquanto o presidente alemão, Frank Walter Steinmeier, discursa. Vê-se que ela recusa um copo d’água que lhe é oferecido. Consultado pela agência de notícias alemã, o porta-voz do Governo, Steffen Seibert, afirmou que não haverá mudanças na agenda da mandatária, incluindo a viagem desta quinta-feira ao Japão para participar da cúpula do G20. "A chanceler está bem. Tudo continua conforme o previsto", disse Seibert. Nas imagens no Parlamento depois do episódio, mas ainda durante a manhã, a chanceler aparecia sorridente e relaxada.
Há apenas nove dias, Merkel, que completa 65 anos no próximo dia 17, sofreu o mesmo problema durante a visita do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, à chancelaria. Naquela ocasião, Merkel afirmou que se recuperou após beber três copos d’água. A líder alemã atribuiu assim as convulsões a um suposto problema de desidratação. Berlim se encontra, como outras cidades europeias, sob os efeitos de uma intensa onda de calor. O ato desta quinta-feira, entretanto, ocorreu no interior do palácio presidencial, enquanto que o de Zelenski teve lugar no pátio da chancelaria. Os tremores da líder alemã já haviam sido visíveis em 2017, durante um encontro com o então presidente mexicano, Enrique Peña Nieto.
Merkel, sobre quem não se conhece nenhuma doença grave, chegou ao poder em 2005 e foi reeleita para um quarto mandato depois das eleições gerais de 2017. A chanceler anunciou em outubro passado que este será seu último mandato.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.