Incêndio atinge a catedral de Notre-Dame em Paris: últimas notícias
Fogo começou por volta das 19h e causa a destruição de boa parte igreja que é um dos símbolos da capital francesa e o monumento histórico mais visitado da Europa
Um incêndio atinge a catedral de Notre-Dame, em Paris, desde o final da tarde desta segunda-feira, causando a destruição de grande parte da icônica igreja católica. O fogo estaria relacionado às obras de restauração da catedral de Notre-Dame. Segundo os porta-voz da catedral, as chamas começaram por volta das 18h50 (horário local) e os bombeiros chegaram poucos minutos depois --várias estátuas haviam sido retiradas previamente por conta da reforma. Entretanto, o fogo causou a queda da icônica agulha que fica no topo da igreja, o monumento mais visitado da Europa. A área foi evacuada. Símbolo da França, a catedral de Notre-Dame começou a ser construída em 1163 e 1345, passou por várias reformas ao longo dos séculos e já foi atingida anteriormente por outro incêndio, em 1871.
Siga as últimas notícias do incêndio na catedral de Notre-Dame:

Encerramos aqui a nossa transmissão em tempo real. Obrigado por nos acompanhar. Boa noite!

Doação milionária para reconstrução da Notre-Dame
François Henri Pinault e seu pai Fraçois, um dos homens mais ricos da França, se comprometeram a doar até 100 milhões de euros (cerca de 437 milhões de reais) para financiar a reconstrução da catedral. “Esta tragédia fere todos os franceses e todos aqueles vinculados a valores espirituais. Diante de tamanho drama, cada um quer trazer a vida de volta a esta joia do nosso patrimônio”, disse.

"Nós vamos reconstruir Notre-Dame", afirma, emocionado, o presidente francês, Emmanuel Macron, às portas da catedral que ardeu na tarde desta segunda-feira.



Torres de Notre-Dame a salvo. "As duas torres estão fora de perigo e a estrutura da catedral pode ser salva", afirmou o comandante dos bombeiros de Paris, general Gallet, à rede de TV BFMTV.



De acordo com a agência France-Presse, a Coroa de Espinhos e a túnica de São Luis, duas das relíquias da catedral de Notre-Dame, foram salvas.








O presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro, Edouard Philippe, observam o incêndio na catedral de Notre-Dame. Foto: Philippe Wojazer/EFE

"O incêndio está em curso. A próxima hora e meia será determinante. Não descartamos a queda da estrutura da catedral", informam porta-vozes dos bombeiros à agência France-Presse. A torre norte pode vir abaixo "caso não se consiga controlar as chamas naquele setor", afirmou.



Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
¿Tienes una suscripción de empresa? Accede aquí para contratar más cuentas.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.