Incêndio atinge a catedral de Notre-Dame em Paris: últimas notícias

Fogo começou por volta das 19h e causa a destruição de boa parte igreja que é um dos símbolos da capital francesa e o monumento histórico mais visitado da Europa

Catedral de Notre Dame, em Paris, é atingida por fogo.

Um incêndio atinge a catedral de Notre-Dame, em Paris, desde o final da tarde desta segunda-feira, causando a destruição de grande parte da icônica igreja católica. O fogo estaria relacionado às obras de restauração da catedral de Notre-Dame. Segundo os porta-voz da catedral, as chamas começaram por volta das 18h50 (horário local) e os bombeiros chegaram poucos minutos depois --várias estátuas haviam sido retiradas previamente por conta da reforma. Entretanto, o fogo causou a queda da icônica agulha que fica no topo da igreja, o monumento mais visitado da Europa. A área foi evacuada. Símbolo da França, a catedral de Notre-Dame começou a ser construída em 1163 e 1345, passou por várias reformas ao longo dos séculos e já foi atingida anteriormente por outro incêndio, em 1871. 

Siga as últimas notícias do incêndio na catedral de Notre-Dame:

Heloísa Mendonça

Encerramos aqui a nossa transmissão em tempo real. Obrigado por nos acompanhar. Boa noite!

Heloísa Mendonça
Heloísa Mendonça

Doação milionária para reconstrução da Notre-Dame

François Henri Pinault e seu pai Fraçois, um dos homens mais ricos da França, se comprometeram a doar até 100 milhões de euros (cerca de 437 milhões de reais) para financiar a reconstrução da catedral. “Esta tragédia fere todos os franceses e todos aqueles vinculados a valores espirituais. Diante de tamanho drama, cada um quer trazer a vida de volta a esta joia do nosso patrimônio”, disse.

Heloísa Mendonça
Joana Oliveira

"Nós vamos reconstruir Notre-Dame", afirma, emocionado, o presidente francês, Emmanuel Macron, às portas da catedral que ardeu na tarde desta segunda-feira.

Joana Oliveira
Gil Alessi

O secretário de Estado do Ministério do Interior francês, Laurent Nunez, afirmou que "a intensidade do fogo diminuiu, e os bombeiros me disseram ter esperanças de salvar o setor norte da catedral"

Gil Alessi
Gil Alessi

A correspondente do EL PAÍS em Paris Silvia Ayuso está a poucos metros da catedral. "O cheiro de fumaça é intenso. Os bombeiros acreditam que a estrutura irá aguentar, e seguem trabalhando"

Gil Alessi
Gil Alessi

Torres de Notre-Dame a salvo. "As duas torres estão fora de perigo e a estrutura da catedral pode ser salva", afirmou o comandante dos bombeiros de Paris, general Gallet, à rede de TV  BFMTV.

Gil Alessi
Gil Alessi

O ex-presidente Obama lamentou o ocorrido com a catedral de Notre Dame. "É um dos grandes tesouros do mundo (...) é da nossa natureza lamentar, mas também reconstruir".

Gil Alessi
Gil Alessi

Bombeiros: "A estrutura da catedral está a salvo e preservada da destruição total". Via agência France-Presse

Gil Alessi
Gil Alessi

De acordo com a agência France-Presse, a Coroa de Espinhos e a túnica de São Luis, duas das relíquias da catedral de Notre-Dame, foram salvas.

Gil Alessi
Gil Alessi

O presidente Jair Bolsonaro postou mensagem se solidarizando com os franceses após o incêndio em Notre-Dame. "Neste momento sombrio, nossas orações estão com o povo francês" 

Gil Alessi
Gil Alessi

Em outra imagem de drone compartilhada pelo jornalista Alexandre Fremont‏ é possível ver quase 3/4 do telhado da catedral em chamas

Gil Alessi
Gil Alessi

"Nossos trabalhos têm como objetivo preservar a parte posterior da catedral, onde estão as obras mais valiosas, que já estão sendo retiradas. As obras mais valiosas estão protegidas", afirmou o general Gallet, dos Corpo de Bombeiros de Paris, à agência France-Presse.

Gil Alessi
Gil Alessi

Imagem feita por um drone mostra a destruição no telhado e interior da catedral de Notre-Dame

Gil Alessi
Gil Alessi

"Serão necessários anos de trabalho" para a reconstrução da catedral de Notre-Dame, afirmou o presidente da Conferência de Bispos da França, Eric de Moulins-Beaufort

Gil Alessi
Gil Alessi

Parisienses cantam hinos religiosos próximos à catedral em chamas, informa a correspondente do EL PAÍS em Paris Silvia Ayuso‏

Gil Alessi
Gil Alessi

O presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro, Edouard Philippe, observam o incêndio na catedral de Notre-Dame. Foto: Philippe Wojazer/EFE

Gil Alessi
Gil Alessi

"O incêndio está em curso. A próxima hora e meia será determinante. Não descartamos a queda da estrutura da catedral", informam porta-vozes dos bombeiros à agência France-Presse. A torre norte pode vir abaixo "caso não se consiga controlar as chamas naquele setor", afirmou.

Gil Alessi
EL PAÍS BRASIL

"Nossa senhora da tristeza" (Notre-Dame de la tristesse) é o título do editorial do jornal francês Le Figaro, que junto com a foto da torre principal desabando pelo fogo, sentencia: "Notre-Dame de Paris: o desastre", segundo o Twitter do diretor-de redação Alexis Brézet.

EL PAÍS BRASIL
EL PAÍS BRASIL

Centenas de bombeiros estão "fazendo o melhor que podem para extinguir o terrível incêndio em Notre-Dame, que está fora de controle", segundo o Twitter da Direção Geral de Segurança Civil da França.

EL PAÍS BRASIL
EL PAÍS BRASIL

Anoitece em Paris e a catedral segue em chamas

EL PAÍS BRASIL
Regras

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
Logo elpais

Você não pode ler mais textos gratuitos este mês.

Assine para continuar lendo

Aproveite o acesso ilimitado com a sua assinatura

ASSINAR

Já sou assinante

Se quiser acompanhar todas as notícias sem limite, assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$
Assine agora
Siga-nos em: