_
_
_
_
_

Incêndio atinge a catedral de Notre-Dame em Paris: últimas notícias

Fogo começou por volta das 19h e causa a destruição de boa parte igreja que é um dos símbolos da capital francesa e o monumento histórico mais visitado da Europa

Catedral de Notre Dame, em Paris, é atingida por fogo.

Um incêndio atinge a catedral de Notre-Dame, em Paris, desde o final da tarde desta segunda-feira, causando a destruição de grande parte da icônica igreja católica. O fogo estaria relacionado às obras de restauração da catedral de Notre-Dame. Segundo os porta-voz da catedral, as chamas começaram por volta das 18h50 (horário local) e os bombeiros chegaram poucos minutos depois --várias estátuas haviam sido retiradas previamente por conta da reforma. Entretanto, o fogo causou a queda da icônica agulha que fica no topo da igreja, o monumento mais visitado da Europa. A área foi evacuada. Símbolo da França, a catedral de Notre-Dame começou a ser construída em 1163 e 1345, passou por várias reformas ao longo dos séculos e já foi atingida anteriormente por outro incêndio, em 1871. 

Siga as últimas notícias do incêndio na catedral de Notre-Dame:

Encerramos aqui a nossa transmissão em tempo real. Obrigado por nos acompanhar. Boa noite!

Doação milionária para reconstrução da Notre-Dame

François Henri Pinault e seu pai Fraçois, um dos homens mais ricos da França, se comprometeram a doar até 100 milhões de euros (cerca de 437 milhões de reais) para financiar a reconstrução da catedral. “Esta tragédia fere todos os franceses e todos aqueles vinculados a valores espirituais. Diante de tamanho drama, cada um quer trazer a vida de volta a esta joia do nosso patrimônio”, disse.

"Nós vamos reconstruir Notre-Dame", afirma, emocionado, o presidente francês, Emmanuel Macron, às portas da catedral que ardeu na tarde desta segunda-feira.

O secretário de Estado do Ministério do Interior francês, Laurent Nunez, afirmou que "a intensidade do fogo diminuiu, e os bombeiros me disseram ter esperanças de salvar o setor norte da catedral"

A correspondente do EL PAÍS em Paris Silvia Ayuso está a poucos metros da catedral. "O cheiro de fumaça é intenso. Os bombeiros acreditam que a estrutura irá aguentar, e seguem trabalhando"

Torres de Notre-Dame a salvo. "As duas torres estão fora de perigo e a estrutura da catedral pode ser salva", afirmou o comandante dos bombeiros de Paris, general Gallet, à rede de TV  BFMTV.

O ex-presidente Obama lamentou o ocorrido com a catedral de Notre Dame. "É um dos grandes tesouros do mundo (...) é da nossa natureza lamentar, mas também reconstruir".

Bombeiros: "A estrutura da catedral está a salvo e preservada da destruição total". Via agência France-Presse

De acordo com a agência France-Presse, a Coroa de Espinhos e a túnica de São Luis, duas das relíquias da catedral de Notre-Dame, foram salvas.

O presidente Jair Bolsonaro postou mensagem se solidarizando com os franceses após o incêndio em Notre-Dame. "Neste momento sombrio, nossas orações estão com o povo francês" 

Em outra imagem de drone compartilhada pelo jornalista Alexandre Fremont‏ é possível ver quase 3/4 do telhado da catedral em chamas

"Nossos trabalhos têm como objetivo preservar a parte posterior da catedral, onde estão as obras mais valiosas, que já estão sendo retiradas. As obras mais valiosas estão protegidas", afirmou o general Gallet, dos Corpo de Bombeiros de Paris, à agência France-Presse.

Imagem feita por um drone mostra a destruição no telhado e interior da catedral de Notre-Dame

"Serão necessários anos de trabalho" para a reconstrução da catedral de Notre-Dame, afirmou o presidente da Conferência de Bispos da França, Eric de Moulins-Beaufort

Parisienses cantam hinos religiosos próximos à catedral em chamas, informa a correspondente do EL PAÍS em Paris Silvia Ayuso‏

O presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro, Edouard Philippe, observam o incêndio na catedral de Notre-Dame. Foto: Philippe Wojazer/EFE

"O incêndio está em curso. A próxima hora e meia será determinante. Não descartamos a queda da estrutura da catedral", informam porta-vozes dos bombeiros à agência France-Presse. A torre norte pode vir abaixo "caso não se consiga controlar as chamas naquele setor", afirmou.

"Nossa senhora da tristeza" (Notre-Dame de la tristesse) é o título do editorial do jornal francês Le Figaro, que junto com a foto da torre principal desabando pelo fogo, sentencia: "Notre-Dame de Paris: o desastre", segundo o Twitter do diretor-de redação Alexis Brézet.

Centenas de bombeiros estão "fazendo o melhor que podem para extinguir o terrível incêndio em Notre-Dame, que está fora de controle", segundo o Twitter da Direção Geral de Segurança Civil da França.

Anoitece em Paris e a catedral segue em chamas

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_