_
_
_
_
_

Ruas carregam Marielle como símbolo e cobram avanços na investigação

Atos em aniversário de mortes se tornam mais pressão em investigação. “Ver pessoas que abandonaram rotinas para estar aqui é ter noção de que a coisa é muito maior”, diz filha

Bandeiras em homenagem a Marielle Franco em manifestação no centro do Rio.
Bandeiras em homenagem a Marielle Franco em manifestação no centro do Rio.RICARDO MORAES (REUTERS)
Mais informações
Quem mandou matar Marielle? E por quê?
Caso Marielle, uma investigação radioativa para os Bolsonaro

“Ver pessoas que abandonaram suas rotinas para estar aqui nessa homenagem é ter noção de que a coisa é muito maior”, dizia Luyara Franco, filha da vereadora Marielle Franco (PSOL), executada há exatamente um ano com o motorista Anderson Gomes. Luyara estava ao lado de sua tia, Anielle Franco, e de vários amigos, ativistas, artistas e coletivos num palco montado na Cinelândia, centro do Rio. Tirava fotos, recebia abraços e sorrisos. “Esse carinho acalenta um pouco, sim. É saber o que minha mãe representa como mulher negra, mãe solteira, homossexual, periférica e defensora dos direitos humanos”. Momentos antes, sua tia discursava do palco iluminado em frente ao Teatro Municipal e a Câmara de Vereadores: “Estamos aqui de coração partido, com muita dor. Mas sei que Marielle é isso aqui, está presente. Ao invés de ficar espalhando ódio e coisas fictícias, temos que espalhar amor. Marielle era afeto. E Marielle tem uma família, e a gente precisa respeitar a dor dessa família”.

Faz um ano que mais de 50.000 pessoas estiveram espontaneamente na Cinelândia para se despedir de Marielle e Anderson e literalmente gritar por Justiça. Nesta quinta-feira, uma multidão menor que aquela, mas ainda assim grande, compareceu no mesmo lugar para celebrar a vida da vereadora e clamar por mais uma vez justiça. Porque foi necessário quase um ano para que a Polícia Civil apontasse os dois primeiros suspeitos, os PMs Ronnie Lessa e Elcio de Queiroz, presos na terça-feira. Não basta. Mas agora teme-se que a investigação seja encerrada sem que se apontem os possíveis mandantes. Familiares e amigos pedem para saber quem mandou matar Marielle e por quê.

O ato da Cinelândia foi o último de vários que ocorreram ao longo desta quinta no Rio. Diversos pontos da cidade amanheceram enfeitados com faixas, flores e cartazes com homenagens a Marielle e Anderson. Foi assim no Largo do Machado e na Lapa, mas também na rua, no local exato, onde os dois foram executados, no Estácio (região central do Rio). Houve também atos em São Paulo, na avenida Paulista, e no bairro do Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo, e em um punhado de cidades pelo Brasil e no mundo. Em Buenos Aires, as Mães da Praça de Maio, as históricas ativistas da luta contra a repressão da ditadura argentina, se juntaram à homenagem. Nos EUA, uma série de conferências também lembrou a vereadora. No centro de estudos brasileiros na prestigiosa Universidade Princeton, Angela Davis, ícone do movimento negro mundial, fez o discurso principal.

Missa na Candelária

O dia de homenagens começou cedo. No Rio, por volta de 8h da manhã, uma enorme faixa, escrito Marielle Gigante, foi estendida no Palácio Pedro Ernesto, sede Câmara de Veradores do Rio, na Cinelândia. Girassóis também foram espalhados pela escadaria junto com várias mensagens, como"Justiça por Anderson e Marielle", "Marielle vive, Marielle presente", "A democracia não será interrompida" ou ainda "Quem mandou matar Marielle?". Por volta de 9h, um ato silencioso que contou com a presença de parlamentares do PSOL tomou também as escadarias do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ). 365 girassóis foram espalhados, representando os 365 dias sem a vereadora e o motorista. Marielle recebeu um girassol quando começou sua jornada rumo à Câmara dos Veradores, em 2016, e a flor se tornou um símbolo de sua campanha eleitoral. Organizadores do ato também explicaram que o girassol "é uma flor que não morre, vira semente".

Mas a principal cerimônia da parte da manhã foi uma missa na emblemática Igreja da Candelária, no centro do Rio, também lotada de familiares, amigos e pessoas que tiveram alguma ligação com Marielle e Anderson. O deputado federal Marcelo Freixo, mentor político de Marielle, deixou seu recado: “A gente não vai sair da rua enquanto a gente não souber quem mandou matar Marielle. Essa é a pergunta decisiva”.

A mensagem seria repetida por muitos ao longo do dia. "Queremos saber quem mandou matar Marielle, para que a justiça seja realmente feita. Aliás, o mundo inteiro quer saber, porque as bandeiras que ela levantava se tornaram universais", disse, na av. Paulista, a pedagoga Cristina Terribas,  de 57 anos. Ao lado dela, a relações públicas Andreia Batista, 47, lembra a escritora Carolina de Jesus, que nasceu há 105 anos, no mesmo dia da morte de Marielle Franco, para ressaltar a importância de sua memória para as mulheres negras. "A Marielle deixou um legado que pouca gente conheceu enquanto viva, infelizmente, mas que se expandiu para o mundo depois que ela morreu. Estamos juntas, com a força de Marielle e Carolina de Jesus, para não deixar que suas lutas sejam esquecidas."

Veja como contamos em tempo real os atos por um ano da morte de Marielle:

A relações públicas Andreia Batista, 47 (à dir.), lembra a escritora Carolina de Jesus, que nasceu há 105 anos, no mesmo dia da morte de Marielle Franco, para ressaltar a importância de sua memória para as mulheres negras. "A Marielle deixou um legado que pouca gente conheceu enquanto viva, infelizmente, mas que se expandiu para o mundo depois que ela morreu. Estamos juntas, com a força de Marielle e Carolina de Jesus, para não deixar que suas lutas sejam esquecidas." Já a pedagoga Cristina Terribas, 57, reivindica que as investigações do assassinato da vereadora não se encerrem com as prisões realizadas esta semana. "Queremos saber quem mandou matar Marielle, para que a justiça seja realmente feita. Aliás, o mundo inteiro quer saber, porque as bandeiras que ela levantava se tornaram universais."
Mais cedo, Anielle Franco, irmã de Marielle, discursou do palco ao lado de sua sobrinha. "Estamos aqui de coração partido, com muita dor. Mas sei que Marielle isso aqui, está presente. Ao invés de ficar espalhando ódio e coisas fictícias, temos que espalhar amor. Marielle era afeto. E Marielle tem uma família, e a gente precisa respeitar a dor dessa família".

Angela Davis discursa em evento sobre Marielle em Pricenton e  fala sobre o papel de Rosa Parks

Luyara é a filha de Marielle Franco. Ao lado de sua tia Anielle e de vários coletivos, ativistas e amigos, participa do ato em homenagem a sua mãe, ao lado do palco com shows de música, dança e poesia, na Cinelândia. "Ver pessoas que abandonaram suas rotinas para estar aqui nessa homenagem é ter noção que a coisa é muito maior. Esse carinho acalenta um pouco. É saber o que minha mãe representa como mulher negra, mãe solteira, homossexual, periférica e defensora dos direitos humanos", explica. Ela também comentou os primeiros resultados das investigações, que resultaram na prisão de dois suspeitos nesta semana. "A gente fica com esperança de saber quem foi e por que fez isso".
Letícia Moraes, 28, estudante de Direito: "Venho como uma mulher negra que ainda acredita na mudança da sociedade e não quer mais que vozes importantes como a da Marielle sejam caladas. Eu estou emocionada, de verdade", diz, com a voz embargada.
Grupo de arte e cultura negra Ilú Obá puxa a marcha na Avenida Paulista. Muitas faixas e bandeiras com o rosto de Marielle são exibidas por mulheres presentes.

NYU Institute for Public Knowledge faz homenagem a Marielle Franco com painel e palestra de Márcia Tiburi e Adjoa Jones de Almeida

Na imagem, a ativista Ângela Davis encontra-se com Monica Benício, viúva de Marielle, e Fernanda Chaves, assessora que estava no carro com a vereadora.

Lucas Barbosa, de 18 anos, conta ter ficado muito abalado quando Marielle e Anderson morreram no ano passado. Não conseguiu nem sair de casa para participar dos atos em homenagem a eles. "Eu estava vivenciando vários episódios de racismo e o crime veio para reforçar aquela situação. Não é comum uma morte política, então me senti mais vulnerável ainda", conta ele, que teve que "trabalhar" todas essas questões psicologicamente para estar na Cinelândia hoje. "Vim aqui pedir mais respostas. Não basta prender duas pessoas. Também acredito que seja um momento para a gente refletir sobre por que esses crimes continuam acontecendo".

Nesta quinta-feira, a prestigiada Universidade de Princeton, nos EUA, também realizou um evento em homenagem a Marielle Franco.

A estudante de História Amanda Gabriela, de 30 anos, diz que "o momento assustador" é o que leva ela para a rua homenagear Marielle. "Se ficarmos em casa, sem trazer as pautas para a rua, vamos morrer", diz. Marielle representa para ela "a força da mulher dona de seu mundo, de sua verdade e de seu caminho". Achou importante a prisão de dois suspeitos nesta semana, ainda que insuficiente. "Mas me preocupa muito o delegado ser afastado logo agora", diz.
No palco do "Festival por justiça para Marielle e Anderson" ocorre o Slam das Minas, um coletivo de mulheres poetas. São várias mulheres se revezando nos versos. "A justiça não é cega, é daltônica", disse uma delas.
A estudante de Direito Teiza Mello, de 18 anos (à esquerda), conta que "não poderia ficar em casa sabendo que faz 1 ano que uma mulher que defendia os direitos humanos foi morta". Marielle para ela a luta representa a luta de mulheres lésbicas e negras. "Não queremos saber só quem matou, mas principalmente quem mandou matar", diz. Já a psicóloga Luana Moreira, de 28 anos (à direita), explica que veio em "apoio ao movimento negro é feminista" na mobilização em homenagem a Marielle e Anderson. "Ela foi mais uma mulher negra a ser morta, mas por ser uma figura pública gerou toda essa mobilização. Nós do movimento já somos mobilizados, mas a morte dela deu muita visibilidade e força para as pautas dela".
"Mulheres contra Bolsonaro". Além de reverenciar Marielle, manifestantes protestam contra o presidente e a reforma da Previdência. "Nós, mulheres, vamos resistir a esse governo", afirma uma das lideranças feministas que participam do ato. Mesmo debaixo de chuva, artistas se apresentam em um carro de som e se preparam para a marcha pela Avenida Paulista.
Na Cinelândia, placas da "rua Marielle Franco" são vendidas a 10 reais. Já camisetas com a estampa "Quem mandou matar Marielle?" podem ser adquiridas a 20 reais.
A Cinelândia está lotada. As pessoas estão na escadaria da Câmara dos Vereadores e espalhadas pela praça, homenageando a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes. De um palco no meio da praça, em frente ao teatro municipal, familiares, ativistas e lideranças políticas fazem discursos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_