_
_
_
_
_

Foi pintado por Leonardo da Vinci ou por um ajudante? ‘Salvator Mundi’ coloca em xeque o rigor do Louvre

Especialistas do museu francês ainda não informaram a atribuição que darão ao questionado quadro na grande exposição desse ano

'Salvator Mundi', atribuído a Leonardo da Vinci.
'Salvator Mundi', atribuído a Leonardo da Vinci.AP

A história da arte avança a golpes de intuições e retrocede baseada em arbitrariedades. Em um novo capítulo de uma ciência que trabalha mais com hipóteses do que com provas, o Museu do Louvre lida com a incorporação da obra Salvator Mundi na nova exposição que a instituição francesa prepara sobre Leonardo da Vinci para o final do ano: será uma homenagem ao quinto centenário da morte do pintor no castelo do rei Francisco I, em Amboise, no Loire. “É uma oportunidade única para que o Louvre reúna a maior quantidade possível das 17 pinturas hoje atribuídas a Leonardo”, segundo especialistas, para unirem-se às cinco grandes obras do museu de Paris”, anuncia a instituição. A atribuição que será dada a Salvator Mundi —incluído na mostra— será decisiva para o futuro do quadro mais caro da história do mercado da arte (450 milhões de dólares —1,6 bilhão de reais) e do museu com mais prestígio na pesquisa do mestre renascentista.

Mais informações
‘Salvator Mundi’, de Leonardo da Vinci, a obra mais cara da história
Que parte da Mona nua é de Da Vinci?
Aposentado guardava em casa desenho de Leonardo Da Vinci

Se derem como certa a atribuição que levou os preços às alturas em novembro de 2017, as finanças do príncipe saudita Badr ben Abdallah —que o adquiriu para que fosse o principal símbolo da sede do Louvre em Abu Dhabi —não serão abaladas. Se confirmarem que é obra de ateliê, a comunidade científica dormirá tranquila. Em 2011 a National Gallery atribuiu a Leonardo o quadro quando o incorporou à uma exposição temporária sobre o pintor. O interesse do Louvre em Abu Dhabi coloca em xeque o rigor científico do museu francês, porque os especialistas ainda não informaram a atribuição que darão à polêmica obra e anunciaram que não publicarão sua decisão antes de outubro. De fato, o próprio Louvre de Abu Dhabi cancelou a apresentação do quadro em setembro e ainda não o pendurou em suas paredes.

Desde sua venda em novembro de 2017, no Christie’s Nova York, essa pintura sem história começou a se transformar em uma pintura sem partidários. A última voz crítica a se juntar contra a autoria que disparou a venda é a de Jacques Franck, assessor do Louvre em projetos de restauração da obra de Leonardo, que afirmou ao jornal The Telegraph que no Louvre “sabem que a obra não é um Leonardo”. O especialista diz ter escrito a Emmanuel Macron, o presidente francês, para alertá-lo a não inaugurar a mostra com o Salvator Mundi assinalado como obra de Leonardo. “Seria um escândalo”, diz Franck, que afirma ao jornal que a França não pode se permitir a “humilhação” do Louvre ao exibir uma obra pintada por um de seus ajudantes no ateliê.

Obra cara sem pedigree

Entre os negacionista do Salvator Mundi está o historiador Frank Zöllner, o perito responsável pelo catálogo de Leonardo, que estima em sua última revisão um total de 31 pinturas, com obras de ateliê incluídas, como a Mona Lisa do Museu do Prado. Para Zöllner o quadro mais caro da história “é um produto de alta qualidade do ateliê de Leonardo” e até mesmo de um seguidor posterior. Matthew Landrus, historiador da Universidade de Oxford e especialista no gênio renascentista, afirma que a pintura é obra de Bernardino Luini, auxiliar de Leonardo em seu ateliê. O pesquisador italiano Alessandro Vezzosi – diretor do Museu Ideale da Vinci – publicará em breve um estudo sobre todas as obras detalhadas e no qual afirma que o Salvator Mundi foi muito restaurado para atribuí-lo completamente ao mestre: “Tem o rosto plano, de aspecto manchado e um olhar inexpressivo”.

Desde sua venda em novembro de 2017, no Christie's Nova York, essa pintura sem história começou a se transformar em uma pintura sem partidários

O ateliê de Leonardo é um mistério em todas as suas dimensões. Especialmente em seus últimos 20 anos de produção. A primeira geração de ajudantes tinha personalidade muito forte e a seguinte teve vínculos estéticos mais fortes com o mestre, como é o caso de Sarai e Melzi. É muito difícil distinguir a personalidade plástica de cada um e não se sabe nada de sua produção. Isso complica ainda mais as atribuições de ajudantes e mestre.

Todas as críticas indicam que estamos diante de uma pintura sem pedigree, mas muito cara. Não o era até vir à luz quando foi investigada com mais profundidade. Antes se pensava que havia sido feita para o rei Luís XII da França e sua consorte, que a encomendou (em 1500) pouco depois da conquista francesa de Milão. Posteriormente, o quadro aparece na Inglaterra, no século XVII, em poder de Carlos I e sua esposa Mary Henrietta, que o manteve até a execução do rei, em 1649. Uma pesquisa recente de Jeremy Wood, entretanto, indica que a pintura de Leonardo esteve na residência do primeiro duque de Hamilton, em Chelsea, entre 1638 e 1641, tal como diz seu inventário. O que é impossível determinar é se o Salvator Mundi de Hamilton —identificado como “obra de Leonardo”— é o de Abu Dhabi... porque existem pelo menos 20 cópias do Salvator circulando pelo mundo. De fato, alguns especialistas dizem que a pintura hoje atribuída a Giampietrino no Museu Pushkin de Moscou poderia ser a que está no inventário de Carlos I e Hamilton, não a de Abu Dhabi.

Mágico Leonardo

Leonardo é um dos personagens da história da arte com menos provas que limitem seu passado e, portanto, um dos que oferecem mais possibilidades à hipótese. Por esses dias assistimos a um intenso debate na Biblioteca Nacional sobre as elucubrações que transformaram Leonardo na maior reconstituição literária e histórica do último século e meio. Os historiadores da arte não costumam possuir muitas provas, mas a seu favor têm destacadas habilidades literárias para tornar crível sua certeza no momento de atribuir, montar e desmontar os acontecimentos sobre um quadro.

Um assessor do Louvre declara que "seria um escândalo” e uma "humilhação" para o Louvre incluir a pintura como obra de Leonardo

O próprio Vincent Delieuvin, conservador-chefe da pintura do século XVI do Louvre, declarou anos atrás a esse jornalista que a diferença entre a La Gioconda do Louvre e a Mona Lisa do Prado era “o pincel mágico de Leonardo”. E esclareceu que para distinguir entre o autor da tela do museu de Madri —quem quer que seja ele— e a tela do museu francês é preciso recorrer à lírica: “Os dois usam os mesmo materiais, mas a obra de Leonardo é poesia”. O conservador francês comprovou que em todas as cópias contemporâneas feitas das obras de Leonardo, “os rostos são muito pesados, enquanto os seus são verdadeiramente divinos”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_