_
_
_
_
_

Que parte da Mona nua é de Da Vinci?

Museu do Louvre estuda se um rascunho tem traços da mão esquerda do grande mestre florentino

À esquerda, ‘Mona Lisa’. À direita, o rascunho que o Louvre está estudando, intitulado 'Monna Vanna'.
À esquerda, ‘Mona Lisa’. À direita, o rascunho que o Louvre está estudando, intitulado 'Monna Vanna'.Christophel Fine Art/UIG via Getty Images
Mais informações
‘Diário de um incesto’, o testemunho de uma filha que viveu 18 anos no inferno
A onda ‘QueerMuseu’ tentou cercear outras obras. Mas encontrou resistência
Clarice Lispector em 2017: o segredo mais popular da literatura brasileira

O desenho de um nu que guarda muita semelhança com a Mona Lisa pode ter sido feito por Leonardo da Vinci, afirmaram especialistas para a agência de notícias AFP nesta quinta-feira, 28 de setembro. Um grupo de cientistas do museu do Louvre de Paris, onde se exibe a obra-prima, examinaram um desenho a carvão conhecido como a Monna Vanna, atribuído ao estúdio do artista florentino.

O desenho permaneceu desde 1862 na ampla coleção de arte renascentista do Museu Condé, no palácio de Chantilly, ao norte da capital francesa. Os curadores do museu acreditam, depois de meses de exames no Louvre, que “o desenho é pelo menos em parte” obra de Da Vinci. “O desenho tem uma qualidade, pela forma como foram feitos o rosto e as mãos, que é verdadeiramente notável. Não é uma cópia sem graça”, explicou o curador Mathieu Deldicque. “Estamos vendo algo que foi realizado em paralelo à Mona Lisa, no fim da vida de Leonardo”, acrescentou.

“É quase certo que se trata de um trabalho preparatório para pintura a óleo”, acrescentou, deduzindo que estaria intimamente relacionado com a Mona Lisa. Segundo Deldicque, as mãos e o corpo são quase idênticos à obra-prima de Leonardo de Vinci. O desenho é quase do mesmo tamanho que a Mona Lisa, enquanto os pequenos orifícios que há em volta do corpo indicariam que pode ter sido usado para transferir essa silhueta para a tela, argumentou.

O especialista em restauração do Louvre, Bruno Mottin, confirmou que desenho data da época em que Leonardo de Vinci, no início do século XV, viveu e que era de uma “qualidade muito alta”. Os exames comprovaram que não se tratava de uma cópia de um original perdido, declarou o especialista ao diário Le Parisien. No entanto, advertiu que “é preciso ser prudente” sobre a autoria. “O traço da parte de cima do desenho, perto da cabeça, foi realizado por uma pessoa destra”, enquanto que o artista, que morreu em França em 1519, era canhoto. “É um trabalho que levará tempo”, acrescentou. “Trata-se de um desenho sobre o qual é muito difícil trabalhar, porque é especialmente frágil.”

No entanto, Mottin afirmou que esperavam esclarecer a identidade do artista em um prazo de dois anos, em tempo para uma exposição em Chantilly comemorativa dos 500º aniversário da morte de Leonardo da Vinci.

Mais de 10 especialistas estudaram cuidadosamente o desenho nas últimas semanas, recorrendo a vários scanners e outros métodos científicos. Suas pesquisas se concentraram em averiguar se o desenho foi feito antes ou depois da Mona Lisa, concluída depois de 1503.

O desenho de Chantilly tinha sido atribuído, em princípio, ao mestre toscano quando foi comprado pelo Henrique D'Orleães (Duc d’Aumale) em 1862 por 7.000 francos, valor importante naquele época. Mas, anos depois, os especialistas duvidaram de sua autenticidade e deduziram que o desenho pode ter estado executado por algum integrante do estúdio do artista.

Há cerca de 20 pinturas e desenhos da Mona Lisa nua em coleções de todo o mundo, mas a maior parte delas até hoje foram muito difíceis de datar.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_