Morre Gordon Banks, o goleiro inglês autor da defesa do século
Uma das imagens mais emblemáticas do futebol foi protagonizada por Banks na Copa de 1970
Gordon Banks, goleiro inglês que participou da conquista da Copa do Mundo de 1966, morreu nesta terça-feira aos 81 anos. "Com muito pesar, anunciamos que Gordon morreu em paz esta noite", informou a família do jogador.
"Estamos arrasados com a perda, mas temos lembranças muito boas e não poderíamos ter mais orgulho dele", acrescentaram. Banks foi um dos jogadores da seleção inglesa que venceu a Copa do Mundo de 1966, realizada em seu país, o único grande troféu internacional conquistado pelos Três Leões.
Banks ficou famoso mundialmente por protagonizar o que é considerada a defesa do século. É uma das imagens mais emblemáticas do futebol. O goleiro estende-se para baixo na direção de uma das traves, depois de uma poderosa cabeçada de Pelé na Copa do Mundo de 1970, e consegue evitar o gol quando ele já estava comemorando. Apesar de sua intervenção, sua seleção seria eliminada depois de perder aquele jogo por 1 a 0 graças a um gol de Jairzinho, em um passe do próprio Pelé.
Banks participou de 73 jogos da Inglaterra e ao longo de sua carreira defendeu as cores do Chesterfield, do Leicester City e do Stoke City. Em 1972 sofreu um acidente de trânsito que o fez perder a visão no olho direito, o que o levou a encerrar a carreira esportiva.
Goalkeeping has changed a lot since Gordon and I played. But if he were playing today, he would still be one of the very best. Rest in peace, my friend. https://t.co/NYDiEzY6VZ pic.twitter.com/EOYmMKbgPH
— Pelé (@Pele) February 12, 2019
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.