_
_
_
_
_

Morre Gordon Banks, o goleiro inglês autor da defesa do século

Uma das imagens mais emblemáticas do futebol foi protagonizada por Banks na Copa de 1970

Jogador participou da Copa do Mundo vencida pela Inglaterra em 1966
Jogador participou da Copa do Mundo vencida pela Inglaterra em 1966ACTION IMAGES (Action Images / Sporting Picture)
Jon Rivas

Gordon Banks, goleiro inglês que participou da conquista da Copa do Mundo de 1966, morreu nesta terça-feira aos 81 anos. "Com muito pesar, anunciamos que Gordon morreu em paz esta noite", informou a família do jogador.

Mais informações
Tragédia no Flamengo motiva pedido de CPI para investigar clubes formadores
Corpo resgatado no mar é de Emiliano Sala
PSG treme pelo pé de Neymar

"Estamos arrasados com a perda, mas temos lembranças muito boas e não poderíamos ter mais orgulho dele", acrescentaram. Banks foi um dos jogadores da seleção inglesa que venceu a Copa do Mundo de 1966, realizada em seu país, o único grande troféu internacional conquistado pelos Três Leões.

Banks ficou famoso mundialmente por protagonizar o que é considerada a defesa do século. É uma das imagens mais emblemáticas do futebol. O goleiro estende-se para baixo na direção de uma das traves, depois de uma poderosa cabeçada de Pelé na Copa do Mundo de 1970, e consegue evitar o gol quando ele já estava comemorando. Apesar de sua intervenção, sua seleção seria eliminada depois de perder aquele jogo por 1 a 0 graças a um gol de Jairzinho, em um passe do próprio Pelé.

Banks participou de 73 jogos da Inglaterra e ao longo de sua carreira defendeu as cores do Chesterfield, do Leicester City e do Stoke City. Em 1972 sofreu um acidente de trânsito que o fez perder a visão no olho direito, o que o levou a encerrar a carreira esportiva.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_