Corpo resgatado no mar é de Emiliano Sala
Polícia confirma a morte do atacante argentino, de 28 anos, que tinha desaparecido após acidente aéreo no Canal da Mancha
A polícia do condado inglês de Dorset confirmou nesta quinta-feira que o corpo encontrado durante as operações de resgate de um avião desaparecido no Canal da Mancha é do atacante argentino Emiliano Sala. O jogador desapareceu em 21 de janeiro, a bordo de um jatinho privado, junto com o piloto David Ibbotson, que ainda não foi localizado. Ele viajava para Cardiff, no País de Gales, depois de assinar contrato com a equipe local, vindo do Nantes numa transação de 17 milhões de euros (71,6 milhões de reais). Desde então teve início uma grande operação de busca, pública e privada, que localizou os restos do avião no fundo do mar, seguidos por um corpo, agora oficialmente reconhecido como sendo o de Emiliano Sala.
O cadáver localizado no domingo dentro dos restos do avião afundado foi recuperado na quarta-feira por uma equipe de exploração submarina, com a ajuda de um robô, e levado de navio para o Instituto Forense de Portland (sul da Inglaterra). Lá, a polícia britânica determinou a realização de uma autopsia para identificar o corpo, cujo resultado foi anunciado na noite desta quinta. É o desenlace de uma tragédia que comoveu o mundo do futebol. Sala, de 28 anos, estava prestes a realizar o sonho profissional de jogar na Premier League inglesa. Mas nunca chegou ao destino desejado. Durante a viagem, antes da queda, havia alertado sobre as más condições do voo. “Isto parece que está caindo aos pedaços”, queixou-se numa mensagem telefônica aos seus familiares.
A operação de resgate não conseguiu localizar o corpo do piloto, de 59 anos. Os investigadores britânicos dizem que uma tentativa de içar o avião do fundo do Canal da Mancha fracassou na quarta-feira e que não há outra tentativa prevista tão cedo. “O prognóstico do tempo é ruim para nos próximos dias, e, portanto, tomou-se a difícil decisão de encerrar a operação geral”, informou em nota o Departamento de Investigação de Incidentes Aéreos (AAIB, na sigla em inglês). Entretanto, as imagens de vídeo capturadas por um robô submarino poderiam proporcionar “pistas valiosas” para a investigação e permitir que sejam esclarecidas as circunstâncias do acidente.
Quem paga a transferência?
Enquanto isso, o Nantes, clube anterior de Sala, exige que o Cardiff pague seis milhões de euros pela transferência do argentino. É o que diz Mehmet Dalman, presidente do clube galês, em entrevista ao jornal L'Équipe, na qual afirma ter recebido em seu escritório uma fatura com o carimbo do Nantes. O clube francês lhe pede que desbloqueie o primeiro dos três pagamentos da transação, que ronda os 17 milhões de euros, e estuda levar o caso aos tribunais, inclusive perante a FIFA.
Emiliano Sala assinou contrato com o Cardiff em 19 de janeiro para três temporadas e meia. Além disso, o Bordeaux poderia perceber metade do valor da transferência dele do Nantes para o Cardiff City, ou seja, 8,5 milhões de euros, por ser o clube que revelou o atacante como profissional, entre 2012 e 2015. O Nantes e o Cardiff haviam concordado em dividir a transação em duas parcelas de seis milhões de euros e uma terceira de cinco milhões.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.