Seleccione Edição

Maria Bonita, a rainha do cangaço

10 fotos

Em biografia de Maria Bonita, Adriana Negreiros conta a história do cangaço do ponto de vista das mulheres do bando de Lampião e resgata imagens históricas do fotógrafo Benjamim Abrahão

  • A casa dos pais de Maria Gomes de Oliveira, na Malhada do Caiçara (BA), um dos coitos de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.
    1A casa dos pais de Maria Gomes de Oliveira, na Malhada do Caiçara (BA), um dos coitos de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.
  • A Rainha do Cangaço em trajes de festa: cabelos ao estilo das melindrosas, dedos tomados por anéis e uma profusão de colares no pescoço.
    2A Rainha do Cangaço em trajes de festa: cabelos ao estilo das melindrosas, dedos tomados por anéis e uma profusão de colares no pescoço.
  • Maria e Lampião com os cães de estimação. Ele mostra para a câmera um exemplar da revista 'A Noite Ilustrada'.
    3Maria e Lampião com os cães de estimação. Ele mostra para a câmera um exemplar da revista 'A Noite Ilustrada'.
  • Maria Bonita penteia o cabelo de Lampião, em raro registro da intimidade do casal.
    4Maria Bonita penteia o cabelo de Lampião, em raro registro da intimidade do casal.
  • O casal de cangaceiros Pancada e Maria Jovina, do bando de Lampião.
    5O casal de cangaceiros Pancada e Maria Jovina, do bando de Lampião.
  • A cangaceira Cristina, considerada de "feiura espamosa" e morta por suspeita de traição. Na imagem, aparece ao lado de Português, seu companheiro, e Atividade.
    6A cangaceira Cristina, considerada de "feiura espamosa" e morta por suspeita de traição. Na imagem, aparece ao lado de Português, seu companheiro, e Atividade.
  • As cangaceiras Nenê, Maria Jovina e Durvinha.
    7As cangaceiras Nenê, Maria Jovina e Durvinha.
  • Bando de Lampião, com Maria Bonita em primeiro plano.
    8Bando de Lampião, com Maria Bonita em primeiro plano.
  • Bando de Corisco, com as cangaceiras Dadá e Maria Jovina.
    9Bando de Corisco, com as cangaceiras Dadá e Maria Jovina.
  • Maria Gomes de Oliveira, que entrou para a história como Maria Bonita.
    10Maria Gomes de Oliveira, que entrou para a história como Maria Bonita.