_
_
_
_
_

Tendência radical de alguns ‘coletes amarelos’ mancha protesto na França

Gestos antissemitas, agressões à polícia e teorias da conspiração prejudicam a imagem do movimento

Policial tenta dispersar manifestantes na avenida Champs Elysées, em Paris
Policial tenta dispersar manifestantes na avenida Champs Elysées, em ParisClement Lanot (AP)

É impossível englobar numa ideologia coerente um movimento tão amplo e diverso quanto o dos 'coletes amarelos'. Mas nos últimos dias, à medida que eles perdiam poder de mobilização nas ruas, ficaram visíveis seus aspectos mais inquietantes.

Mais informações
“A classe média não se vê representada pela oferta política. São vilipendiadas”
Macron anuncia aumento de 100 euros no salário mínimo e abono de final de ano
Os ‘coletes amarelos’, efeito da globalização

A última manifestação em Paris, neste sábado, 22, contou com cerca de 2.000 pessoas. E ficou manchada por gestos considerados antissemitas e por uma tentativa de agressão à polícia. Nem a violência nem os discursos radicais são novos. A diferença é que agora adquirem mais ressonância.

É como se nos escombros da revolta – e quando as concessões do Governo francês, a proximidade do Natal e o cansaço dos ativistas acalmam um pouco os ânimos – só um núcleo duro continuasse de pé. Os que clamam pela insurreição. Os que divulgaram teorias conspiratórias sobre o atentado jihadista em Estrasburgo de 11 de dezembro. E os que decapitam um boneco de Emmanuel Macron, como aconteceu na noite de sexta-feira em Angoulême, no oeste do país. As autoridades do departamento de Charente denunciaram os incidentes ao Ministério Público por serem um “ataque grave tanto à pessoa como à função do presidente da República”.

O risco para os 'coletes amarelos' é entrar numa fase de autodestruição que acabe tirando o apoio da opinião pública. A estratégia do Governo francês é se mostrar intransigente e reprimir os mais radicais, enquanto exibe vontade de diálogo e humildade em relação aos demais integrantes.

Desde 17 de novembro, os 'coletes amarelos' – que têm por emblema a veste fluorescente que todos os condutores devem levar no carro para casos de emergência – se manifestaram durante seis sábados consecutivos. O movimento começou se opondo ao novo imposto sobre os combustíveis. Mas logo se transformou num protesto que exigia o aumento do poder aquisitivo para as classes médias-baixas da França das províncias.

“Aplicaremos as respostas mais severas, incluindo as judiciais”, prometeu Macron do Chade, onde visitava as tropas francesas destacadas nesse país. “Agora devem reinar a calma e a concórdia.”

O amplo apoio dos franceses aos 'coletes amarelos' e as cenas de destruição e caos no 1 de dezembro em Paris obrigaram Macron a corrigir sua política e fazer concessões. O mandatário anulou o novo imposto aos combustíveis e concedeu um aumento de 100 euros ao salário mínimo. Também anunciou a abertura de um diálogo nacional, que começará em janeiro, para escutar as queixas e os pedidos dos cidadãos. Entre as principais reivindicações do movimento, estão ausentes temas tradicionais da extrema-direita, como a imigração. O programa é sobretudo econômico: busca reduzir os impostos para a classe média e melhorar os salários e os serviços sociais.

Os partidos que mostraram mais afinidade com os 'coletes amarelos' são a França Insubmissa (esquerda populista) e a Reagrupação Nacional (herdeiro da Frente Nacional, de extrema-direita). Essa mistura ideológica gera tensões. François Ruffin, deputado da França Insubmissa muito envolvido com os 'coletes amarelos', recebeu críticas de seus companheiros de partido por elogiar o professor Étienne Chouard, promotor dos referendos de iniciativa popular – outro pedido fundamental dos 'coletes amarelos' – e associado, em algumas etapas de sua carreira, a intelectuais da extrema-direita. “Eu não teria tomado Étienne Chouard como modelo. Mas, sem dúvida, sou sensível demais às tendências vermelho-marrons [do francês rouge-brun, que designa pessoas propensas a defender uma mistura de valores da extrema-direita (marrom) e da extrema-esquerda (vermelho)]”, escreveu no Twitter a deputada Clémentine Autain.

No sábado, poucos manifestantes protestaram em Paris. Dispersaram-se por vários pontos da cidade. Dois vídeos difundidos nas redes sociais chamaram a atenção. O primeiro mostrava um grupo ao pé da Basílica de Sacré Coeur, na colina de Montmartre, cantando a melodia da Canção dos Partisans, hino da resistência ao nazismo, mas com a letra de uma música do humorista antissemita Dieudonné M'bala M'bala. A letra menciona a chamada quenelle, um gesto ofensivo que tem sido interpretado como uma variação da saudação nazista.

O segundo vídeo mostrava a tentativa de agressão contra vários agentes motorizados da polícia na Champs Elysées. Um dos policiais chegou a apontar a arma a para dispersá-los.

A polícia investiga outro incidente antissemita no metrô de Paris presenciado pelo jornalista Thibaut Chevillard, do jornal 20 Minutos. Nesse mesmo dia, foi preso um dos fundadores do movimento, o caminhoneiro Éric Drouet. Ele portava um objeto parecido com um cassetete. Figura conhecida dos 'coletes amarelos', Drouet incentivou os manifestantes a entrarem no Palácio do Eliseu, a sede presidencial, semanas atrás.

Neste fim de semana, subiu para 10 o número de mortos em acidentes relacionados com os protestos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_