_
_
_
_
_

Jair Bolsonaro é a sexta personalidade mais buscada no mundo no Google em 2018

Presidente eleito do Brasil fica atrás de nomes como Meghan Markle, Demi Lovato e Sylvestre Stallone

O presidente eleito Jair Bolsonaro, durante cerimônia de diplomação no TSE no último dia 10, em Brasília.
O presidente eleito Jair Bolsonaro, durante cerimônia de diplomação no TSE no último dia 10, em Brasília.EVARISTO SA (AFP)
Mais informações
‘O que é fascismo?’: a maior dúvida dos brasileiros em 2018
Os feriados do Brasil em 2019: veja em quais dias há chances de esticar as folgas
“Os privilegiados são analisados por pessoas; as massas, por máquinas”

Jair Bolsonaro, presidente eleito do Brasil, foi a sexta personalidade mais buscada no Google no mundo em 2018, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira pelo buscador. Bolsonaro ficou atrás apenas de nomes como Meghan Markle, atriz e esposa do príncipe Harry, a cantora e atriz Demi Lovato, o ator Sylvester Stallone, o youtuber Logan Paul e a socialite Khloe Kardashian. Bolsonaro é o único líder político a entrar na lista de pessoas que maior interesse despertaram entre os internautas —além das celebridades, o outro personagem político do ranking foi Brett Kavanaugh, magistrado norte-americano indicado pelo presidente Donald Trump à Suprema Corte dos EUA, pivô de  acusações de abuso sexual. Além de Bolsonaro, outros três temas brasileiros figuram entre os temas mais buscados no Google global: a greve dos caminhoneiros, a novela Segundo Sol (TV Globo) e o meia Philippe Coutinho.

O Google divulga anualmente a relação com as principais buscas desde 2001. As pesquisas do ano servem como um termômetro para medir o interesse mundial sobre temas variados, que vão desde acontecimentos gerais, noticiários e celebridades pesquisadas, passando por perguntas específicas como "o que é" e "como fazer". A lista elaborada pelo buscador mais usado do planeta (calcula-se que cerca de 92% das consultas online sejam feitas pelo Google) faz referência tendências, isto é, os assuntos que mais cresceram durante os últimos doze meses.

No ranking global (há também a relação de buscas segmentada por países), além do presidente eleito Jair Bolsonaro, o outro brasileiro na lista é o jogador de futebol Philippe Coutinho, meia do Barcelona, oitavo atleta mais procurado do ano —Neymar, o craque mais pop do Brasil, não entrou na lista. Outros temas do Brasil mais buscados no Google foram a greve dos caminhoneiros, a nona notícia mais pesquisada no mundo; e a novela Segundo Sol, nono na categoria programas de TV.

Pessoa mais procurada do mundo no Google em 2018, Meghan Markle já vinha despertando interesse mundial desde 2017, quando foi anunciado o noivado da atriz norte-americana com o príncipe da Inglaterra. Em 2018, a Duquesa de Sussex despertou ainda mais curiosidade após o casamento, em maio, e o anúncio da gravidez, em outubro. No ano anterior,  uma das perguntas mais buscadas foi "como se conheceram Harry e Meghan?".

Em termos gerais, a principal busca do ano foi a Copa do Mundo na Rússia, que também lidera o ranking na categoria Notícias. Na sequência, destacaram-se duas personalidades que morreram em 2018: o DJ sueco Avicii, que se suicidou em maio, e o rapper Mac Miller, encontrado morto em setembro. Outros nomes que figuraram entre as principais pesquisas no Google também são os de pessoas que faleceram em 2018: o escritor Stan Lee; o chef e apresentador de TV Anthony Bourdain; o físico inglês Stephen Hawking; e a estilista e jornalista de moda Kate Spade.

O príncipe Harry e Meghan Markle, no dia em que casaram.
O príncipe Harry e Meghan Markle, no dia em que casaram.Paul Ellis (AP)

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_