GOOGLE

Jair Bolsonaro é a sexta personalidade mais buscada no mundo no Google em 2018

Presidente eleito do Brasil fica atrás de nomes como Meghan Markle, Demi Lovato e Sylvestre Stallone

O presidente eleito Jair Bolsonaro, durante cerimônia de diplomação no TSE no último dia 10, em Brasília.
O presidente eleito Jair Bolsonaro, durante cerimônia de diplomação no TSE no último dia 10, em Brasília.EVARISTO SA / AFP

Mais informações

Jair Bolsonaro, presidente eleito do Brasil, foi a sexta personalidade mais buscada no Google no mundo em 2018, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira pelo buscador. Bolsonaro ficou atrás apenas de nomes como Meghan Markle, atriz e esposa do príncipe Harry, a cantora e atriz Demi Lovato, o ator Sylvester Stallone, o youtuber Logan Paul e a socialite Khloe Kardashian. Bolsonaro é o único líder político a entrar na lista de pessoas que maior interesse despertaram entre os internautas —além das celebridades, o outro personagem político do ranking foi Brett Kavanaugh, magistrado norte-americano indicado pelo presidente Donald Trump à Suprema Corte dos EUA, pivô de  acusações de abuso sexual. Além de Bolsonaro, outros três temas brasileiros figuram entre os temas mais buscados no Google global: a greve dos caminhoneiros, a novela Segundo Sol (TV Globo) e o meia Philippe Coutinho.

O Google divulga anualmente a relação com as principais buscas desde 2001. As pesquisas do ano servem como um termômetro para medir o interesse mundial sobre temas variados, que vão desde acontecimentos gerais, noticiários e celebridades pesquisadas, passando por perguntas específicas como "o que é" e "como fazer". A lista elaborada pelo buscador mais usado do planeta (calcula-se que cerca de 92% das consultas online sejam feitas pelo Google) faz referência tendências, isto é, os assuntos que mais cresceram durante os últimos doze meses.

No ranking global (há também a relação de buscas segmentada por países), além do presidente eleito Jair Bolsonaro, o outro brasileiro na lista é o jogador de futebol Philippe Coutinho, meia do Barcelona, oitavo atleta mais procurado do ano —Neymar, o craque mais pop do Brasil, não entrou na lista. Outros temas do Brasil mais buscados no Google foram a greve dos caminhoneiros, a nona notícia mais pesquisada no mundo; e a novela Segundo Sol, nono na categoria programas de TV.

Pessoa mais procurada do mundo no Google em 2018, Meghan Markle já vinha despertando interesse mundial desde 2017, quando foi anunciado o noivado da atriz norte-americana com o príncipe da Inglaterra. Em 2018, a Duquesa de Sussex despertou ainda mais curiosidade após o casamento, em maio, e o anúncio da gravidez, em outubro. No ano anterior,  uma das perguntas mais buscadas foi "como se conheceram Harry e Meghan?".

Em termos gerais, a principal busca do ano foi a Copa do Mundo na Rússia, que também lidera o ranking na categoria Notícias. Na sequência, destacaram-se duas personalidades que morreram em 2018: o DJ sueco Avicii, que se suicidou em maio, e o rapper Mac Miller, encontrado morto em setembro. Outros nomes que figuraram entre as principais pesquisas no Google também são os de pessoas que faleceram em 2018: o escritor Stan Lee; o chef e apresentador de TV Anthony Bourdain; o físico inglês Stephen Hawking; e a estilista e jornalista de moda Kate Spade.

Debido a las excepcionales circunstancias, EL PAÍS está ofreciendo gratuitamente todos sus contenidos digitales. La información relativa al coronavirus seguirá en abierto mientras persista la gravedad de la crisis.

Decenas de periodistas trabajan sin descanso para llevarte la cobertura más rigurosa y cumplir con su misión de servicio público. Si quieres apoyar nuestro periodismo puedes hacerlo aquí por 1 euro el primer mes (a partir de junio 10 euros). Suscríbete a los hechos.

Suscríbete