Jair Bolsonaro é a sexta personalidade mais buscada no mundo no Google em 2018
Presidente eleito do Brasil fica atrás de nomes como Meghan Markle, Demi Lovato e Sylvestre Stallone
Jair Bolsonaro, presidente eleito do Brasil, foi a sexta personalidade mais buscada no Google no mundo em 2018, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira pelo buscador. Bolsonaro ficou atrás apenas de nomes como Meghan Markle, atriz e esposa do príncipe Harry, a cantora e atriz Demi Lovato, o ator Sylvester Stallone, o youtuber Logan Paul e a socialite Khloe Kardashian. Bolsonaro é o único líder político a entrar na lista de pessoas que maior interesse despertaram entre os internautas —além das celebridades, o outro personagem político do ranking foi Brett Kavanaugh, magistrado norte-americano indicado pelo presidente Donald Trump à Suprema Corte dos EUA, pivô de acusações de abuso sexual. Além de Bolsonaro, outros três temas brasileiros figuram entre os temas mais buscados no Google global: a greve dos caminhoneiros, a novela Segundo Sol (TV Globo) e o meia Philippe Coutinho.
O Google divulga anualmente a relação com as principais buscas desde 2001. As pesquisas do ano servem como um termômetro para medir o interesse mundial sobre temas variados, que vão desde acontecimentos gerais, noticiários e celebridades pesquisadas, passando por perguntas específicas como "o que é" e "como fazer". A lista elaborada pelo buscador mais usado do planeta (calcula-se que cerca de 92% das consultas online sejam feitas pelo Google) faz referência tendências, isto é, os assuntos que mais cresceram durante os últimos doze meses.
No ranking global (há também a relação de buscas segmentada por países), além do presidente eleito Jair Bolsonaro, o outro brasileiro na lista é o jogador de futebol Philippe Coutinho, meia do Barcelona, oitavo atleta mais procurado do ano —Neymar, o craque mais pop do Brasil, não entrou na lista. Outros temas do Brasil mais buscados no Google foram a greve dos caminhoneiros, a nona notícia mais pesquisada no mundo; e a novela Segundo Sol, nono na categoria programas de TV.
Good things are worth searching for. This year, the world searched for “good” more than ever before. Explore more trends at https://t.co/5IKSM44cdV. #YearInSearch pic.twitter.com/XCtI6T6MSt
— Google (@Google) December 12, 2018
Pessoa mais procurada do mundo no Google em 2018, Meghan Markle já vinha despertando interesse mundial desde 2017, quando foi anunciado o noivado da atriz norte-americana com o príncipe da Inglaterra. Em 2018, a Duquesa de Sussex despertou ainda mais curiosidade após o casamento, em maio, e o anúncio da gravidez, em outubro. No ano anterior, uma das perguntas mais buscadas foi "como se conheceram Harry e Meghan?".
Em termos gerais, a principal busca do ano foi a Copa do Mundo na Rússia, que também lidera o ranking na categoria Notícias. Na sequência, destacaram-se duas personalidades que morreram em 2018: o DJ sueco Avicii, que se suicidou em maio, e o rapper Mac Miller, encontrado morto em setembro. Outros nomes que figuraram entre as principais pesquisas no Google também são os de pessoas que faleceram em 2018: o escritor Stan Lee; o chef e apresentador de TV Anthony Bourdain; o físico inglês Stephen Hawking; e a estilista e jornalista de moda Kate Spade.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.