_
_
_
_
_

Morre Stephen Hillenburg, criador de ‘Bob Esponja’, aos 57 anos

Autor de um dos desenhos mais famosos do mundo revelou no ano passado que sofria de ELA

Stephen Hillenburg, criador de 'Bob Esponja'.
Stephen Hillenburg, criador de 'Bob Esponja'.Charles Sykes (Charles Sykes/Invision/AP)
Mais informações
Dois vírus da infância estão relacionados com o Alzheimer
Uma caçada em busca dos primeiros sinais do mal de Alzheimer

Stephen Hillenburg, criador do desenho animado Bob Esponja, morreu na segunda-feira, 26 de novembro, aos 57 anos. Em março de 2017, o produtor norte-americano tornou pública sua luta contra a ELA (Esclerose lateral amiotrófica), uma doença neurodegenerativa que não tem cura. "Quero que saibam por mim que fui diagnosticado com ELA. Qualquer um que me conhece sabe que seguirei trabalhando em Bob Esponja e em minhas outras paixões o tempo que for possível", declarou, na ocasião.

"Estamos incrivelmente tristes com a notícia de que Steve Hillenburgh morreu após uma batalha contra a ELA", disse um representante do canal de TV Nickelodeon, que produz o desenho animado, em um comunicado divulgado nesta terça-feira.

Hillenburgh se formou em exploração de recursos naturais pela Universidade de Humbold State, na Califórnia, e se especializou em recursos marinhos. Em 1987, começou sua carreira com animação participando da elaboração de vários curtas-metragens. Em 1992 assinou o filme Wormholes, através do qual conheceu Joe Murray, criador da A Vida Moderna de Rocko, outro desenho animado de sucesso da Nickelodeon, na qual acabou se tornando um dos roteiristas e diretor criativo. Nela, conheceria Tom Kenny, que posteriormente deu voz ao Bob Esponja da versão original.

Em 1998, Hillenburgh aproveitou alguns desenhos feitos por ele quando trabalhara no Instituto Oceânico e criou o piloto do que acabaria sendo sua obra mais famosa, o SpongeBoy (Garoto Esponja), que acabou alterado para o SpongeBob (Bob Esponja).

Bob Esponja estreou em Nickelodeon em maio de 1999 e foi reproduzido por cerca de 40 canais de todo mundo, entre eles no Brasil. O sucesso dos desenhos foi tal que em 2004 chegou às telas de cinema com seu primeiro longa. Naquele mesmo ano, o criador do personagem de calças quadradas deixou a produção executiva da série para mergulhar em outros projetos. Mas depois do segundo filme, em 2015, retomou seu cargo de produtor do filme e da série. O terceiro longa da série deve estrear em 2020.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_