_
_
_
_
_

Ibope mostra cenário estável no primeiro turno. No segundo, só Ciro bate Bolsonaro

Segunda pesquisa do instituto na semana mostra capitão reformado do Exército com 32% contra 23% de Haddad

Janela em São Paulo com cartaz em apoio a Bolsonaro.
Janela em São Paulo com cartaz em apoio a Bolsonaro. Andre Penner (AP)
Mais informações
O frágil acordo de Alckmin com o Centrão se esfacela pelos cálculos de segundo turno
Mulheres quebram o jejum das ruas no Brasil com manifestações contra Bolsonaro
Uma ilha de mulheres pró-Bolsonaro no coração do sertão pernambucano

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira, 3 de outubro, mostrou um cenário estável na corrida eleitoral após o instituto registrar uma melhora da performance de Jair Bolsonaro na última segunda-feira. O candidato do PSL que tinha 31% no levantamento anterior agora aparece com 32%, oscilando dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais. O mesmo aconteceu com Fernando Haddad, do PT, que oscilou positivamente dois pontos: de 21% para 23%. Ciro Gomes, do PDT, oscilou um ponto para baixo (de 11% para 10%), mas é o único que vence Jair Bolsonaro no segundo turno, por 46% a 39%. Em todas as demais simulações, há empate técnico entre os competidores.

O Ibope entrevistou 3.010 eleitores entre primeiro e 2 de outubro em sua segundo levantamento para a reta final do primeiro turno, que acontece em 7 de outubro. Apesar da estabilidade dentro da margem de erro, Bolsonaro segue com tendência de alta, o que deve manter as campanhas adversárias em estado de alerta. Há semanas o campanha do PSL estimula, até mesmo com pesquisas falsas, a ideia de que o deputado federal pudesse levar a eleição já no primeiro turno. Antes tido como descartado, o cenário começou a ser considerado como possível, ainda que improvável, com os números do Ibope de segunda e do Datafolha da terça-feira. O mercado financeiro viveu dois dias de euforia com a possibilidade de a extrema direita liquidar a disputa já no próximo domingo. "A frequência das pesquisas Datafolha e Ibope revela uma volatilidade grande. Então todo resultado novo precisa ser interpretado com cautela", diz Andrei Roman, da consultoria Atlas Político. "Os resultados dessa pesquisa vão diminuir a especulação em relação a uma possível vitória do Bolsonaro no primeiro turno", avalia Roman.

Outra cifra acompanhada com lupa nesta reta final é a rejeição aos candidatos –quando o eleitor diz que não votaria de jeito nenhum no nome apresentado pelo entrevistador– porque pode ser decisiva no segundo turno. Neste quesito, Bolsonaro segue liderando, mas o rechaço ao capitão oscilou para baixo dois pontos de 44% para 42%. Os petistas, que se mostraram alarmados com a alta rápida da rejeição de Haddad no levantamento anterior também ganharam um alento: o rechaço ao ex-prefeito de São Paulo de 38% para 31%.

A reta final da campanha terá pesquisas praticamente diárias. Nesta quinta-feira, data do último debate dos presidenciáveis na TV Globo, é a vez de o Datafolha divulgar novos números. Bolsonaro disse que não vai ao debate e citou que o veto é uma recomendação média. O líder das pesquisas se recupera em sua casa, no Rio de Janeiro, de um atentado a faca sofrido em 6 de setembro.

OS PRINCIPAIS NÚMEROS DA PESQUISA

INTENÇÃO DE VOTO

(Entre parênteses o índice de cada candidato na pesquisa anterior, divulgada no dia 2 de outubro).

Jair Bolsonaro (PSL): 32% (31%)

Fernando Haddad (PT): 23% (21%)

Ciro Gomes (PDT): 10%(11%)

Geraldo Alckmin (PSDB): 7% (8%)

Marina Silva (Rede): 4%(4%)

João Amoêdo (Novo): 2%(3%)

Alvaro Dias (Podemos): 1%(2%)

Henrique Meirelles (MDB): 2% (2%)

Guilherme Boulos (PSOL): 0%(1%)

Cabo Daciolo (Patriota): 1%(0%)

Branco/nulos: 11% (12%)

Não sabe/não respondeu: 6% (5%)

REJEIÇÃO AOS CANDIDATOS

Jair Bolsonaro (PSL): 42% (44%)

Fernando Haddad (PT): 37% (38%)

Marina Silva (Rede): 23% (25%)

Geraldo Alckmin (PSDB): 17% (19%)

Ciro Gomes (PDT): 16% (18%)

Poderia votar em todos: 3% (2%)

Não sabe/não respondeu: 7% (6%)

SEGUNDO TURNO

Ciro Gomes (46%) X Bolsonaro (39%) - Branco/nulo (13%)/Não sabe (3%)

Geraldo Alckmin (41%) X Bolsonaro (40%) - Branco/nulo (16%)/Não sabe (3%)

Haddad (43%) X Bolsonaro (41%) - Branco/nulo (12%)/Não sabe (3%)

Bolsonaro (43%) X Marina Silva (39%) - Branco/nulo (16%)/Não sabe (2%)

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_