_
_
_
_
_

Funcionário que roubou avião nos EUA: “Não preciso de ajuda, já pratiquei nos videogames”

Aeronave caiu em uma área de mata na Ilha Ketron em Seattle

Composição de imagens feitas do avião roubado.
Composição de imagens feitas do avião roubado.
Mais informações
Os piores acidentes de avião do Brasil
Sequestradores de avião líbio desviado a Malta libertam passageiros e se rendem

Um funcionário da Alaska Airlines roubou um avião de passageiros na sexta-feira no aeroporto de Seattle-Tacoma, no noroeste dos EUA, e caiu uma hora depois em uma área de mata após realizar uma série de acrobacias. A aeronave, que não tinha passageiros, caiu na Ilha Ketron, próxima à cidade de Seattle. As autoridades locais afirmaram que o incidente não tem nenhuma conexão com terrorismo e afirmaram que o autor é um “suicida” que estava sozinho.

Em uma das conversas que o homem manteve com a torre de controle do aeroporto se descreve como um "homem doente, com parafusos soltos", confessa que não tinha intenção de pousar e assegura que não necessita ajuda para controlar o avião porque já tinha jogado um videogame antes.

O protagonista do incidente, ocorrido às 20h, hora local (meia-noite de Brasília), era “um mecânico de uma companhia aérea”, de 29 anos, que agiu sozinho, de acordo com o Departamento do Xerife do condado de Pierce. A empresa, entretanto, afirmou que era “um agente do serviço de terra”. “As acrobacias que fez no ar e a falta de noções de voo ocasionaram o acidente”, disse a polícia. O FBI de Seattle afirmou no Twitter que a informação apurada até o momento “não sugere uma ameaça terrorista”.

“O Controle de tráfego aéreo entrou em contato com essa pessoa durante o breve voo antes de cair na Ilha Ketron, uma hora após decolar do aeroporto”, disse Gary Beck, presidente e executivo chefe da empresa aérea Horizon Air, que afirmou que nenhuma estrutura em terra foi danificada.

Em vários comunicados, a companhia aérea deu numerosas amostras de solidariedade e carinho à família do funcionário envolvido no incidente. O avião era propriedade da Horizon Air, uma subsidiária da Alaska Airlines, de acordo com informações do aeroporto Seattle-Tacoma, poucos quilômetros ao sul da grande metrópole do Estado de Washington. É um turboélice Bombardier Q400, projetado para voos de curta distância e com capacidade para 76 passageiros, como informa a Alaska Air em seu site.

Dois aviões militares F-15 perseguiram o avião, um bimotor de hélices Bombardier Q400, após sua decolagem, mas não estiveram envolvidos no acidente, de acordo com a polícia local. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o avião roubado dando piruetas no ar seguido por um dos F-15.

John Waldron, autor da gravação, contou à CNN que caminhava pela Ilha Ketron quando viu os dois jatos militares escoltando o avião roubado: “Comecei a filmar, porque me pareceu muito estranho”. Depois de pensar que era um voo de treinamento, a testemunha percebeu que os F-15 tentavam controlar a aeronave. “É incrível que tenham conseguido direcionar o avião”, afirmou Waldron, que disse que o avião chegou a ficar “a não mais de 30 metros da superfície da água”, antes de voltar a pegar altura.

De acordo com seu relato, o avião se dirigiu à Ilha Ketron, depois ele foi se proteger e parou de gravar. “Quando me voltei, vi um clarão, depois a fumaça e pensei: ‘Meu Deus, acho que simplesmente caiu”, disse Waldron.

O aeroporto de Seattle-Tacoma voltou à normalidade após o incidente. A empresa Alaska Airlines afirmou que tinha conhecimento de uma decolagem não autorizada de um avião Q400 operado pela companhia aérea subsidiária Horizon Air. Até o momento, a identidade do piloto é desconhecida.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_