_
_
_
_
_

Encontrado na Grécia o trecho mais antigo que se conhece da ‘Odisseia’

Placa de argila com o texto foi descoberta em Olímpia, berço dos Jogos Olímpicos da Antiguidade

Versos da 'Odisseia' de Homero em placa de argila.
Versos da 'Odisseia' de Homero em placa de argila.Ministerio de Cultura de Grecia

Uma equipe de pesquisadores descobriu na Grécia o que se acredita ser o fragmento mais antigo do poema épico de Homero, Odisseia. Os especialistas (de nacionalidades grega e alemã) encontraram o texto gravado em uma placa de barro no sítio arqueológico de Olímpia, berço dos Jogos Olímpicos, situado na península do Peloponeso, segundo informa o Ministério da Cultura da Grécia.

Mais informações
O mecanismo de Anticítera, o misterioso tesouro da Grécia antiga
“Os clássicos nos ensinaram a fazer perguntas”

No trecho, com 13 versos, o herói Odisseu dirige-se ao amigo Eumeu. Estimativas preliminares indicam que a peça pode datar do período romano, provavelmente antes do século III d.C. “Trata-se uma descoberta arqueológica, epigráfica, literária e histórica”, declarou o ministério grego. O texto homérico mais antigo que se conhece é a versão de Aristarco da Samotrácia (século II a.C.).

A Odisseia conta a história de Odisseu (ou Ulisses), rei de Ítaca, que viaja durante dez anos tentando voltar para casa após a queda de Troia. Primeiro transmitido oralmente, a epopeia atribuída a Homero, que compôs a Ilíada e esta obra por volta do final do século VIII a.C., foi transcrita antes da era cristã em pergaminhos dos quais restam apenas fragmentos encontrados no Egito.

A descoberta foi feita no âmbito da pesquisa geoarqueológica O sítio multidimensional de Olímpia, que há três anos reúne especialistas gregos e alemães no estudo desse sítio arqueológico.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_