_
_
_
_
_

Presidente da Audi é preso na Alemanha pelo caso ‘dieselgate’

Ministério Público acusa Rupert Stadler de suposta fraude e propaganda enganosa pelo escândalo das emissões de veículos a diesel

Rupert Stadler, conselheiro delegado de Audi.
Rupert Stadler, conselheiro delegado de Audi.AFP

O presidente da Audi, Rupert Stadler, foi preso nesta segunda-feira, 18 de junho, por seu suposto envolvimento no caso das emissões de veículos a diesel do grupo Volkswagen, conhecido como dieselelgate. Segundo um porta-voz da montadora alemã, as autoridades do país devem determinar agora se o diretor permanecerá detido.

Mais informações
EUA processam ex-chefe da Volkswagen pelo ‘dieselgate’
Promotoria alemã investiga presidente do Conselho da Volkswagen
Volkswagen perde 7,2 bilhões de reais pelo caso das emissões

O Ministério Público de Munique anunciou na semana passada que havia iniciado uma investigação contra Stadler e outro membro do conselho executivo, que acusa de ter cometido os crimes de fraude e falsificação de documentos. O Ministério Público ordenou buscas nas casas particulares de Stadtler e do outro membro do conselho executivo, não identificado, para reunir documentação sobre a manipulação que a Audi poderia ter feito em seus veículos com motores a diesel.

O Ministério Público alemão incluiu o presidente da empresa dos quatro anéis entre os suspeitos acusados de fraude e propaganda enganosa pelo escândalo das emissões de veículos a diesel do grupo Volkswagen. Além disso, na semana passada fez buscas no apartamento de Stadler e disse que está investigando 20 suspeitos, entre os quais figura outro integrante da diretoria da empresa.

Fraude e publicidade enganosa

Os promotores disseram que todos os suspeitos estão sendo investigados por suposta fraude e propaganda enganosa e pelo seu papel para ajudar a comercializar veículos com software ilegal no mercado europeu.

Depois da divulgação, na semana passada, de que a Audi estava sendo investigada pelo Ministério Público, a marca de carros de luxo disse que a empresa estava cooperando com a justiça alemã, mas evitou fazer comentários sobre as buscas e as acusações a Stadler.

Há algumas semanas, o Escritório Federal de Veículos Automotores (KBA) da Alemanha havia obrigado a Audi a revisar os modelos A6 e A7 com motor diesel de três litros e a paralisar a venda de novos veículos desse modelo por usarem um dispositivo ilegal para manipular as emissões de gases poluentes.

A marca mais lucrativa da Volkswagen

O KBA anunciou no início de maio que havia aberto uma investigação a esse respeito e a Audi reconheceu “incidentes” que haviam levado à suspensão temporária da entrega de veículos fabricados às concessionárias. Como informou o semanário Der Spiegel, é um novo software, diferente do que já havia sido descoberto em vários modelos a diesel do grupo Volkswagen no escândalo de manipulação de emissões descoberto em 2015, uma certeza que havia convencido o Ministério Público de Munique a efetuar buscas em vários imóveis de ex-executivos.

A Audi, marca que mais contribui para os lucros da Volkswagen, já havia admitido em novembro de 2015 que seus motores V6 a diesel de 3.0 litros estavam equipados com um dispositivo considerado ilegal nos Estados Unidos que permitia que os carros ultrapassassem os limites de emissões.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_