_
_
_
_

Warriors atropelam Cavaliers e levam terceiro título da NBA em quatro anos

Stephen Curry lidera a vitória definitiva de seu time e Kevin Durant é eleito o MVP

Robert Álvarez
Stephen Curry levanta o troféu
Stephen Curry levanta o troféuJustin K. Aller (AFP)

O Golden State Warrios mostrou sua condição de supertime no máximo esplendor e ampliou a era de seu domínio na NBA. Foi o terceiro título nos últimos quatro anos. Ganhou o quarto jogo (108-85) numa final em que “varreu” por 4-0 o Cleveland, seu rival nessas últimas quatro finais – uma incrível sucessão de duelos que nunca havia ocorrido.

Mais informações
Kevin Durant deixa LeBron James à beira do nocaute
Warriors contêm a ofensiva de um LeBron James antológico
O melodrama de Isaiah Thomas, o jogador mais baixo da NBA

LeBron James voltou a se curvar, sozinho frente a um rival com um elenco espetacular, começando por Stephen Curry, que de novo deu um show. Mas Kevin Durant, o herói da terceira partida com 43 pontos, foi eleito o Melhor Jogador da Partida (MVP, na sigla em inglês) da final. Uma pequena surpresa dadas as excelentes atuações de Stephen Curry, que continua sem obter o prêmio numa final. Em 2015, o ganhador foi Andre Iguodala e, em 2017, também Kevin Durant.

O quarto jogo foi marcado pelo domínio arrasador dos Warriors. Começaram a toda velocidade, com um Stephen Curry convertendo quatro cestas de três pontos nas primeiras jogadas (34-23) e depois mais sete de um total de 37 pontos, com seis rebotes, quatro assistências e três roubos de bola.

Os Cavaliers reagiram e chegaram a fazer 39-38, coincidindo com seu domínio no rebote, boas jogadas de LeBron e Kevin Love e o mau começo de Klay Thompson, que fez três faltas muito rápido e não anotou nenhum em todo o primeiro tempo. Mas Curry voltou a converter um arremesso de três pontos – e todo o time seguiu sua estrela.

Kevin Durant obteve um triple-double com 20 pontos, 12 rebotes e 10 assistências, além de três tocos. Andre Iguodala somou, além de sua grande defesa contra LeBron, 10 pontos, dois roubos e dois tocos. Até mesmo Klay Thompson recuperou a constância no segundo período e acabou com 10 pontos e seis rebotes. Draymond Green agregou nove pontos e nove assistências.

Os Warriors dominavam por 15 pontos (67-52) no início do terceiro período, por 21 (86-65) no início do quarto e por 25 (95-70) quando faltavam nove minutos. Missão impossível para os Cavaliers.

Foi um golpe duro para LeBron James, que saiu definitivamente para o banco faltando quatro minutos para o fim da partida, com o placar indicando 102-77. Terminou com 23 pontos, sete rebotes e oito assistências. Seu mérito é enorme. Levou sua equipe à final, fez 51 pontos no primeiro jogo e suas médias foram extraordinárias. Mas nada disso adiantou ante um rival como os Warriors. Após o duelo, ele revelou que machucou a mão direita após bater com força num quadro negro do vestiário, por causa da tremenda raiva que sentiu após perder a partida na prorrogação. Disputou as três seguintes com essa importante contusão na mão.

'King' James jogou sua nona final na NBA, a oitava consecutiva, quatro pelo Miami Heat e cinco pelo Cleveland. Mas só pôde ganhar três – duas com o Miami e uma com o Cleveland. Agora, seu contrato termina e existe a possibilidade de que volte a mudar de equipe, como fez em 2010, quando deixou Cleveland e aportou em Miami. Outro que finaliza seu contrato com os Cavaliers é José Manuel Calderón, o terceiro espanhol que disputa uma final da NBA, após Pau Gasol e Serge Ibaka.

Os Warriors fecharam uma temporada na qual não brilharam tanto quanto em outras vezes na fase regular, superados pelo Houston Rockets, que somou sete triunfos: 65 a 58. Mas melhoraram seu rendimento nos playoffs. Suplantaram com autoridade o San Antonio Spurs (4-1) e o New Orleans (4-1). Só sofreram ante o Houston. Os Rockets de James Harden e Chris Paul chegaram a dominar a série por 3-2, mas os Warriors reagiram e carimbaram o passaporte para a final contra o Cleveland após vencerem em Houston, tendo o “fator quadra” contra eles. A última equipe que venceu por 4-0 na final da NBA foi o San Antonio Spurs, também contra o Cleveland, em 2007.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_