Kim Jong-un suspende testes com mísseis nucleares
O líder da Coreia do Norte anunciou o fechamento de instalações de energia atômica
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, anunciou a suspensão dos testes nucleares e de mísseis de seu país, bem como o fechamento de instalações de testes atômicos, indicou neste sábado a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
"A partir de 21 de abril, a Coreia do Norte interromperá os testes nucleares e os lançamentos de mísseis balísticos intercontinentales", informou Yonhap citando a agência de notícias norte-coreana KCNA. "O Norte fechará instalações de testes nucleares no norte do país para demonstrar sua promessa de suspender os testes nucleares", acrescentou a mesma fonte. O líder norte-coreano disse em comunicado que seu país não precisa mais realizar testes nucleares ou de mísseis balísticos intercontinentais, porque concluiu o processo de obtenção de armas nucleares.
No próximo 27 de abril está agendada uma reunião entre o presidente sul-coreano, Moon Jae In, e Kim Jong-un, com o principal objetivo de definir um local adequado para discutir a desnuclearização da Península Coreana, algo com que Kim se prometeu em março durante sua reunião em Pequim com o presidente chinês Xi Jinping.
North Korea has agreed to suspend all Nuclear Tests and close up a major test site. This is very good news for North Korea and the World - big progress! Look forward to our Summit.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 20, 2018
A Casa Branca disse no final de março que a situação na Coreia do Norte "está se movendo na direção certa" após o encontro entre Kim e Xi. O líder norte-coreano e o presidente dos EUA, Donald Trump, devem se reunir no final de maio ou início de junho, embora não haja data para a cúpula neste momento. Trump confirmou na quarta-feira que o diretor da CIA, Mike Pompeo, se reuniu na semana passada em Pyongyang com o líder da Coreia do Norte. "A reunião foi muito boa e um bom relacionamento foi formado", disse ele.
Trump celebra notícia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou hoje "muito boa notícia" a decisão da Coreia do Norte de suspender seus testes nucleares e de mísseis, e disse esperar ansiosamente pelo encontro do líder norte-coreano, Kim Jong-un, agendada para maio ou junho.
Trump também disse que houve "grandes progressos" no diálogo com Pyongyang e demonstrou sua alegria pela suspensão dos testes nucleares e de mísseis, bem como pelo fechamento do centro de testes nucleares que a Coraia do Norte tem no nordeste do seu território.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.