Kim Jong-un suspende testes com mísseis nucleares

O líder da Coreia do Norte anunciou o fechamento de instalações de energia atômica

Kim Jong-un discursa durante a Conferência de Presidentes dos Comitês do partido.
Kim Jong-un discursa durante a Conferência de Presidentes dos Comitês do partido.KCNA (EFE)
Mais informações

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, anunciou a suspensão dos testes nucleares e de mísseis de seu país, bem como o fechamento de instalações de testes atômicos, indicou neste sábado a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

"A partir de 21 de abril, a Coreia do Norte interromperá os testes nucleares e os lançamentos de mísseis balísticos intercontinentales", informou Yonhap citando a agência de notícias norte-coreana KCNA. "O Norte fechará instalações de testes nucleares no norte do país para demonstrar sua promessa de suspender os testes nucleares", acrescentou a mesma fonte. O líder norte-coreano disse em comunicado que seu país não precisa mais realizar testes nucleares ou de mísseis balísticos intercontinentais, porque concluiu o processo de obtenção de armas nucleares.

No próximo 27 de abril está agendada uma reunião entre o presidente sul-coreano, Moon Jae In, e Kim Jong-un, com o principal objetivo de definir um local adequado para discutir a desnuclearização da Península Coreana, algo com que Kim se prometeu em março durante sua reunião em Pequim com o presidente chinês Xi Jinping.

A Casa Branca disse no final de março que a situação na Coreia do Norte "está se movendo na direção certa" após o encontro entre Kim e Xi. O líder norte-coreano e o presidente dos EUA, Donald Trump, devem se reunir no final de maio ou início de junho, embora não haja data para a cúpula neste momento. Trump confirmou na quarta-feira que o diretor da CIA, Mike Pompeo, se reuniu na semana passada em Pyongyang com o líder da Coreia do Norte. "A reunião foi muito boa e um bom relacionamento foi formado", disse ele.

Trump celebra notícia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou hoje "muito boa notícia" a decisão da Coreia do Norte de suspender seus testes nucleares e de mísseis, e disse esperar ansiosamente pelo encontro do líder norte-coreano, Kim Jong-un, agendada para maio ou junho.

Trump também disse que houve "grandes progressos" no diálogo com Pyongyang e demonstrou sua alegria pela suspensão dos testes nucleares e de mísseis, bem como pelo fechamento do centro de testes nucleares que a Coraia do Norte tem no nordeste do seu território.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
Logo elpais

Você não pode ler mais textos gratuitos este mês.

Assine para continuar lendo

Aproveite o acesso ilimitado com a sua assinatura

ASSINAR

Já sou assinante

Se quiser acompanhar todas as notícias sem limite, assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$
Assine agora
Siga-nos em: