_
_
_
_
_

Morre Dona Ivone Lara aos 97 anos

Primeira mulher a fazer samba-enredo numa escola, cantora é ícone na história da música brasileira

Dona Ivone Lara se apresenta na Virada Cultural em São Paulo, em 2008.
Dona Ivone Lara se apresenta na Virada Cultural em São Paulo, em 2008.Natalia Bezerra/Wikimedia Commons
Mais informações
Teresa Cristina: “O samba reflete o machismo, mas de um modo menos hipócrita”
Beth Carvalho: “O samba é do povo, que sofre, que sabe o que é a fome”
Samba, o sangue que corre nas veias da Bahia

Dona Ivone Lara, um dos principais nomes do samba no Brasil, morreu na noite desta segunda-feira, dia 16 de abril, aos 97 anos, em decorrência de um quadro de insuficiência cardiorrespiratória. A cantora estava internada em um hospital na zona sul do Rio de Janeiro desde a última sexta-feira, data de seu aniversário.

De acordo com o site de notícias G1, ela já vinha apresentando um quadro de anemia e precisou receber doações de sangue.

Dona Ivone Lara nasceu em 13 de abril de 1921, em Botafogo, no Rio. Perdeu os pais cedo, de quem recebeu as primeiras influências musicais. Foi criada pelos tios, período em que aprendeu a tocar cavaquinho e desenvolveu seu amor pelo samba. Formou-se em Enfermagem e atuou como assistente social até 1977, quando passou a dedicar-se somente à música. Casou-se com Oscar Costa, presidente da escola de samba Prazer da Serrinha, com quem teve dois filhos, Alfredo e Odir, este último morto em 2008.

Considerada a Dama do Samba, Dona Ivone Lara foi a primeira mulher a fazer um samba-enredo numa escola, o Cinco Bailes da História do Rio, em 1965. Suas composições foram gravadas por intérpretes como Clara Nunes, Roberto Ribeiro, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paula Toller, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Mariene de Castro e Roberta Sá e Dorina. Entres suas composições de sucesso estão Sonho Meu, Sorriso Negro e Alguém me avisou.

Dona Ivone Lara, Gilberto Gil e Elza Soares - Temporal (ao vivo, 1996)

Dança das flores em nossos pensamentos sempre. Dona Ivone, que faça uma boa viagem! Muita luz sempre. Obrigada por tanto ❤

Gepostet von Elza Soares am Dienstag, 17. April 2018

A morte de Dona Ivone Lara causou comoção no mundo da música e foi lamentada por diversos artistas, entre elas os cantores e compositores Elza Soares, Marisa Monte, Emicida e Criolo e o ator Lázaro Ramos, entre outros.

O presidente Michel Temer também lamentou a morte da cantora e compositora Rainha do Samba.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_