_
_
_
_
_

FAB: áudio que ofende Lula é real, mas não partiu de operador de voo

"Manda esse lixo janela abaixo" e "leva e não traz nunca mais" foram as frases ouvidas durante voo

Lula chega à sede da PF em Curitiba
Lula chega à sede da PF em CuritibaHEULER ANDREY (AFP)
Mais informações
Lula: “Eu não sou um ser humano, sou uma ideia. E não adianta tentar acabar com as ideias”
Marcos Nobre: “Com o campo progressista fragmentado, a centro-direita leva de lavada durante anos”
'Lula, o humano', por Eliane Brum

"Manda esse lixo janela abaixo" e "leva e não traz nunca mais". Duas frases aparentemente dirigidas pelo rádio ao piloto que transportou o ex-presidente Lula para a prisão no sábado vazaram para a imprensa brasileira, gerando grande polêmica.

Depois que os áudios começaram a circular sem que ficasse claro se eram ou não verídicos, a Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou, em nota na noite de domingo, que são verdadeiros. Um dos advogados de Lula, Cristiano Zanin, publicou no Facebook: "Estive nesse voo e diante da confirmação da autenticidade do áudio é preciso investigar quem planejou esse atentado".

A FAB afirmou que as frequências para comunicações aeronáuticas são abertas e, como foram usadas de modo inadequado por alguns usuários anônimos, não há como saber quem são os responsáveis. “Podemos afirmar que as referências ao ex-presidente não foram emitidas por controladores de voo”, limitou-se a dizer a FAB.

No áudio da torre de Curitiba, ouve-se o piloto dizer: “Vamos tratar só do necessário. Vamos respeitar o nosso trabalho aqui”. E uma voz masculina diz: “Eu respeito, mas manda este lixo janela abaixo”. A instituição confirmou que os dois áudios, em que se ouvem dois homens diferentes dirigirem-se ao piloto, ocorreram nas frequências do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, de onde o ex-presidente decolou em um avião da Polícia Federal, e de Curitiba, onde está preso.

Lula, favorito para as eleições de outubro e figura que divide profundamente o Brasil, começou a cumprir a pena de 12 anos e um mês da prisão por corrupção por ordem do juiz Sergio Moro de Curitiba, a chamada capital da operação Lava Jato. “É inadmissível que um controlador de voo sugira ao piloto que atire Lula do helicóptero. Se algo acontecer ao presidente, a culpa é de Moro e da Polícia Federal!”, escreveu no Twitter o senador Lindbergh Farias, do Partido dos Trabalhadores (PT).

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_