_
_
_
_
_

Frida Kahlo ganha a forma de Barbie em coleção de heroínas da Mattel

Objetivo das bonecas, lançadas pelo Dia Internacional da Mulher, é inspirar as meninas com imagens de mulheres célebres

A aviadora Amelia Earhart (à esq.), a pintora Frida Kahlo e a cientista Katherine Johnson (à dir) são algumas das mulheres que inspiraram as novas Babies.
A aviadora Amelia Earhart (à esq.), a pintora Frida Kahlo e a cientista Katherine Johnson (à dir) são algumas das mulheres que inspiraram as novas Babies.AP

A imagem da pintora mexicana Frida Kahlo, que já é amplamente difundida em bolsas, roupas e lembrancinhas turísticas, ganha a partir desta terça-feira também a forma de uma boneca Barbie, que estará disponível nas lojas de departamentos brasileiras neste mês, em data ainda não definida, por 249,99 reais.

Cortesia Mattel

A novidade é parte de uma coleção da fabricante Mattel chamada Sheroes (um trocadilho em inglês com as palavras she [ela] e heroes [heróis]), que busca inspirar as meninas com bonecas de mulheres destacadas do presente e do passado. A marca de brinquedos lançou 17 novos modelos como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher de 2018.

Além de Kahlo há outra mexicana nessa seleção: a golfista Lorena Ochoa, ganhadora de 27 torneios da Associação de Golfe Profissional Feminino e presidenta da sua própria fundação educacional de apoio a crianças carentes. Foi também a primeira latino-americana a ingressar no Hall da Fama do golfe.

Cortesia Mattel

“Fico muito contente em ser reconhecida pela Barbie como fonte de inspiração para muitas meninas", comentou Ochoa em nota divulgada pela Mattel. “Este reconhecimento é um motivo a mais para que eu continue demonstrando que com perseverança e amor ao que fazemos é possível chegar a ser o que você quer. Obrigada, Barbie”, acrescentou.

A golfista, já aposentada do esporte, também compartilhou em sua conta do Twitter o vídeo promocional da Barbie, embora ela não participe desse clipe. Quem aparece mostrando suas respectivas bonecas são algumas das mulheres norte-americanas homenageadas pela marca: a bailarina negra Misty Copeland, a esgrimista Ibtihaj Muhammad, primeira muçulmana na equipe norte-americana desse esporte, a ginasta Gabby Douglas e a modelo plus size e ativista Ashley Graham.

"Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher estamos comprometidos em ressaltar o empoderamento de papéis femininos do presente e do passado, em um esforço para inspirar mais meninas", diz o tuíte da marca. No vídeo, a Mattel diz que as meninas necessitam, hoje mais do que nunca, de modelos femininos para seguir.

Outras norte-americanas representadas são Katherine Johnson, física, cientista e matemática que calculou a trajetória das naves para o Projeto Mercury e o voo da Apollo 11 à Lua em 1969, e Amelia Earhart, aviadora célebre por seus feitos aéreos, inclusive o de ser a primeira mulher a cruzar o oceano Atlântico.

A diversidade racial e nacional também é parte importante da iniciativa dos fabricantes da Barbie. [Clique ou toque na imagem para ampliá-la.]

Cortesia Mattel

De esquerda para a direita aparecem Vicky Martín Berrocal (Espanha), estilista de moda e apresentadora de televisão; Xiaotong Guan (China), atriz e filantropa; Bindi Irwin (Austrália), ambientalista; Sara Gama (Itália), jogadora de futebol; Chloe Kim (EUA), campeã de snowboard; Martyna Wojciecowska (Polônia), jornalista; Nicola Adams (Reino Unido), pugilista condecorada com a Ordem do Império Britânico; Yuan Yuan Tan (China), bailarina; Patty Jenkins (EUA), cineasta; Hélène Darroze (França), chef de cozinha; Hui Ruoqi (China), campeã de vôlei; e Leyla Piedayesh (Alemanha), estilista e empresária.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_