Parte de viaduto no Eixão Sul desaba no centro de Brasília
Autoridades dizem que não há vítimas no desabamento no viaduto da Galeria dos Estados
Um trecho do viaduto do Eixão Sul, conhecido como viaduto da Galeria dos Estados, na região central de Brasília, desabou por volta das 11h30 desta terça-feira próximo à rodoviária do Plano Piloto, uma das áreas mais movimentadas da capital federal. Duas das três faixas do sentido sul ruíram. Informações preliminares das autoridades ninguém ficou ferido. Imagens aéreas mostram diversos carros presos sob a pista. Uma churrascaria localizada sob a via também teria sido atingida - uma parede do estabelecimento foi danificada e algumas mesas estão sob os escombros. Várias viaturas do corpo de bombeiros já estão no local, que teve o tráfego interditado nos dois sentidos. O Eixão é uma das principais vias para quem se dirige ao Setor Bancário Sul e ao Setor Comercial Sul da capital federal.
Desabou viaduto no Centro de Brasília na Galeria dos Estados. pic.twitter.com/aH0BonBLv8
— André (@eilif_myrhe) February 6, 2018
De acordo com fontes dos bombeiros, "outras partes do viaduto agora estão com a estrutura comprometida". Cães farejadores serão usados para tentar localizar possíveis pessoas soterradas.
Parte do Eixão sul desabou agora em Brasília. Bem no centro, sentido norte. Que tristeza! Espero que não tenha vítimas. pic.twitter.com/fQvOR0kDH9
— Mari Ella (@_Mari_Ella_) February 6, 2018
O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg (PSB), está no local e afirmou que uma série de viadutos da capital estavam passando por obras de manutenção e vistoria, mas que o Eixão ainda não havia sido analisado pelos técnicos. "São viadutos antigos, fizemos manutenção em oito no ano passado, inclusive com reforço de estrutura, mas infelizmente este não recebeu", afirmou. O Governo de Brasília afirmou em nota que "as forças de segurança já estão no local para averiguar as causas do desabamento". Um estudo de 2011 realizado pelo Sindicato de Engenharia e Arquitetura (Sinaenco) apontou problemas no viaduto, como rachaduras e possíveis infiltrações.
Parte do viaduto do eixão sul desabou, perto da Galeria dos Estados. Bombeiros procuram vítimas. pic.twitter.com/IKPXpRKP7e
— Basilia Rodrigues (@Basiliarodri) February 6, 2018
Para a presidenta do Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia do Distrito Federal, Maria de Fátima Ribeiro Có, faltam verbas para "este tipo de serviço [manutenção de grandes obras]". "Mas não podemos criar caos e alarde, vamos analisar com calma a situação do viaduto agora", disse.
CARALHO caiu um pedaço da pista da galeria dos estados. que loucura. Brasília tá desmontando. pic.twitter.com/wQjeo7IPzW
— licas (@lucshit) February 6, 2018
O Metrô de Brasília informou que a estação Galeria, próxima do local do desabamento, opera normalmente.
Acabou de cair uma parte do viaduto da Galeria dos estados em Brasília-DF, neste exato momento... pic.twitter.com/b58NtJiPXX
— Jean Clark (@jeanclarkm) February 6, 2018
É o segundo desabamento que ocorre em Brasília este ano: dias atrás uma laje desabou sob carros estacionados na Super Quadra Norte, sem deixar vítimas.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.