_
_
_
_
_

Terremoto de magnitude 7,6 sacode Honduras e o Caribe

Não há informações sobre danos ou feridos pelo sismo, que foi sentido em oito países

Mapa da localização do epicentro do sismo / EMSC.
Mapa da localização do epicentro do sismo / EMSC.
Mais informações
O voluntário amputado que remove os escombros deixados pelo terremoto do México
Terremoto no México dispara o medo em Los Angeles
Frida, a cadela da Marinha mexicana que ajudou no resgate de 56 pessoas

Um forte terremoto de magnitude 7,6 sacudiu Honduras e outras partes do Caribe nesta terça-feira, segundo o Departamento de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Até o momento não há informações sobre vítimas e danos materiais em decorrência do sismo, que foi sentido com diferentes intensidades em oito países. O tremor, com epicentro em alto-mar, a 44 quilômetros da ilha hondurenha de Cisne Grande e foco a 10 quilômetros de profundidade, levou o Centro de Alertas do Tsunami do Pacífico a manter por duas horas um aviso sobre o risco de maremoto na região.

O tremor, que afetou vários países banhados pelo mar do Caribe, especialmente Honduras, ocorreu por volta de 20h50 (0h50 desta quarta pelo horário de Brasília). O presidente eleito de Honduras, Juan Orlando Hernández, informou que um sistema de emergências foi ativado em todo o país e pediu à população que mantenha a calma.

Mapa da localização do epicentro do sismo / EMSC
Mapa da localização do epicentro do sismo / EMSC

O sismo ocorreu no mar, entre a ilha de Cuba e as costas da Honduras e Belize, como mostram os mapas do USGS. De acordo com seus sismógrafos, o epicentro está localizado a 202 quilômetros da localidade hondurenha de Barra Patuca, com 2.758 habitantes, a 245 quilômetros do município de Puerto Lempira (Honduras), onde vivem 4.856 pessoas, e a 303 quilômetros de George Town, nas ilhas Cayman.

Aparentemente, os principais centros urbanos não foram muito afetados. As autoridades de Honduras ainda não forneceram detalhes sobre os danos causados pelo terremoto, que também foi sentido no Estado mexicano de Quintana Roo, na Costa Rica, na Guatemala, no Panamá, em Belize, Cuba e El Salvador.

A intensidade do tremor levou à ativação do alerta de tsunami, posteriormente revogado, nos países centro-americanos e também nas lhas Cayman, San Andrés e Providência (as duas últimas pertencentes à Colômbia), Jamaica e Cuba, entre outros. “O alerta ou advertência de tsunami emitido pelo Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico em relação ao terremoto que ocorreu ao norte de Honduras foi cancelado”, disse esse órgão de monitoramento em seu site.

No entanto, os especialistas recomendaram que a população permaneça “em alerta nas zonas costeiras” de maneira “normal”, acrescentando e “não é necessário adotar nenhum tipo de medida extraordinária” nessas áreas. As autoridades mexicanas avisaram que pode haver um aumento de 30 centímetros a um metro nas ondas, “o que não representa nenhum perigo para a população”.

Diversos usuários compartilharam nas redes sociais imagens e vídeos que captam o momento em que o terremoto foi sentido.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_