_
_
_
_
_

H&M retira de site foto de menino negro com casaco em que se lê “macaco mais legal da selva”

Depois de receber críticas, a empresa pediu desculpas aos clientes que tenham se sentido ofendidos

Pablo Cantó
Mais informações
No futebol, a face mais explícita do racismo que “faz parte do jogo”
Racismo não dá descanso e impacta a saúde e o trabalho dos negros no Brasil

O casaco com capuz e estampa pode ser comprado no site da H&M com duas opções de dizeres: “Especialista em sobrevivência” e “Macaco mais legal da selva”. O modelo que aparece vestindo o primeiro é um menino branco, o que aparecia vestindo o segundo era – até 8 de janeiro – um menino negro. A rede de confecção sueca H&M, muito popular no Reino Unido, retirou a fotografia depois de numerosos protestos nas redes sociais de clientes que apontaram racismo na campanha. Uma das primeiras queixas foi da blogueira britânica Stephanie Yeboa, cuja denúncia teve mais de 15.000 retuítes em menos de um dia.

“De quem foi a ideia na H&M de fazer esse doce menino negro usar um suéter com a frase ‘Macaco mais legal da selva’?”, denunciava Yeboa em seu Twitter. Também se somou aos protestos o colunista do The New York Times Charles M. Blow, que mostrava menos delicadeza que Yeboa: “H&M, vocês perderam a maldita cabeça?”, escrevia.

A H&M confirmou ao EL PAÍS que retirou a fotografia de todos seus canais e pede desculpas aos clientes que tenham se sentido ofendidos. Atualmente, a peça continua à venda, mas, diferentemente dos outros produtos, a imagem que o acompanha é unicamente do suéter, sem modelo. Apesar de a maioria das críticas ter sido dirigida à loja online no Reino Unido, a imagem também aparecia no site espanhol. A foto ainda pode ser vista no cache da página:

Imagem da criança negra com a sudadera na loja on-line de H&M Espanha, tomada do cache de Google do dia 2 de janeiro
Imagem da criança negra com a sudadera na loja on-line de H&M Espanha, tomada do cache de Google do dia 2 de janeiro

As capturas de tela e as reclamações começaram a circular na Espanha na manhã de segunda-feira, quando a imagem já tinha sido retirada de todos os canais da H&M.

Depois de publicar a mensagem, Stephanie Yeboa contou que muitos homens brancos lhe escreveram para dizer que não havia nada errado na fotografia da H&M. O mesmo aconteceu com algumas mensagens em espanhol que criticavam a imagem da marca de roupa. Yeboa – e outras tuiteiras negras – fizeram algo que deveria ser desnecessário: explicar por que isso é racista.

Como alguém que foi chamada muitas vezes de “macaca” por pessoas brancas (tanto na minha cara como online), isso é absolutamente inaceitável. Além do mais, se você é branco, não está na posição de dizer aos negros o que devemos ou não devemos considerar racista. Só porque VOCÊS não experimentam o racismo, não significa que ele não exista. Não me importo se as pessoas acharem que estou sendo “sensível demais” com relação a isso. O triste é a quantidade de racistas neste thread / menções dizendo as coisas mais desagradáveis, sem entender por que a foto é problemática. É muito decepcionante. Boa noite.

A palavra “macaco” foi utilizada durante décadas para referir-se de forma depreciativa às pessoas negras. Alguns dos casos de maior repercussão estão no futebol, como o de Daniel Alves, que era alvo de bananas jogadas da arquibancada, e os gritos “Marcelo é um macaco” dos torcedores do Atlético ao jogador do Real Madrid.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_