_
_
_
_
_

Atentado durante missa em igreja metodista deixa pelo menos 5 mortos no Paquistão

Trinta pessoas ficaram feridas no ataque efetuado com bombas e tiros em Quetta

A igreja logo após o atentado
A igreja logo após o atentadoBANARAS KHAN (AFP)

Pelo menos cinco pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas neste domingo em um atentado suicida durante a missa dominical em uma igreja metodista de Quetta, sudoeste do Paquistão, perpetrado por duas pessoas a uma semana do Natal, segundo informou Abdul Razaq Sheema, alto funcionário da polícia local.

Mais informações
Pior atentado na história do Egito deixa ao menos 305 mortos em mesquita
França busca retomar normalidade dois anos depois do atentado do Bataclan
Autor do atentado em Nova York seguiu ao pé da letra instruções do EI

Sheema afirmou que dois suspeitos invadiram a igreja metodista Bethel Memorial, na praça Imdad, de Quetta, durante o serviço religioso dominical. Sarfraz Bugti, secretário do Interior do Governo da província de Baluquistão, da qual Quetta é a capital, declarou ao canal de TV paquistanês Geo que pelo menos “dois suicidas atacaram a igreja”. “Um deles detonou os explosivos que trazia consigo logo na entrada da igreja e o outro foi abatido do lado de dentro”, detalhou Bugti.

“Foram transportados para o hospital 5 corpos e 30 feridos, dentre os quais existem mulheres e crianças”, afirmou à agência EFE o superintendente do Hospital Civil de Quetta, Hidayat Ullah.

O secretário afirmou que cerca de 250 pessoas costumam comparecer à igreja aos domingos, mas que desta vez o público era maior por causa da proximidade do Natal. A província de Baluquistão, que faz fronteira com o Irã e o Afeganistão, é a região mais instável do Paquistão, devastada pelo ativismo islamista, a violência sectária e uma insurgência separatista.

Interior da igreja atacada.
Interior da igreja atacada.Arshad Butt (AP)

O Governo do Baluquistão decretou estado de emergência nos hospitais de Quetta e convocou todo o pessoal médico a estar disponível, bem como as instalações preparadas, para receber possíveis feridos, segundo um comunicado.

Os ataques contra minorias religiosas no Baluquistão são frequentes. O mais recente ocorreu em 25 de outubro, registrando pelo menos 18 pessoas mortas e 25 feridas em um atentado suicida com bomba a um templo sufi. O Paquistão é um país de maioria muçulmana sunita, onde os cristãos somam menos de 4 milhões de pessoas em uma população de quase 200 milhões de habitantes.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_